resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Royal City: Segredos em Família vol. 1


Olá, leitores!

Páginas: 160 | Autor: Jeff Lemire | Editora: Intrínseca | Ano: 2020 | Gênero: Ficção, drama | Tradução: Fernando Scheibe | Classificação indicativa: +14

A intrigante Royal City, de mesmo nome da HQ, se torna o centro desta narrativa, mas de início ela aparenta ser apenas uma cidade que vem sofrendo alguns abalos devido a mudança constante do mundo. A fábrica que gera a maior parte dos empregos da cidade está sendo comprometida e, assim, outras questões ficam mais evidentes nas páginas.

No centro de todas as questões envolvendo Royal City, está a família Pike. Eles estão presentes em vários setores e esta é uma família que merece um pouco mais de atenção. Ao crescerem no mesmo lugar, nem todos ficaram por ali, mas a cidade deixou sua marca em cada um. Eles parecem ter problemas entre si, conflitos que explodem assim que uns vêem os outros.

No início, um acontecimento particularmente trágico deixa todos à flor da pele: o pai foi acometido por um derrame e está em coma. É quando todos ficam mais próximos e a tensão continua. Mas essa não é apenas uma história com dramas familiares, é bem mais profunda do que se imagina, com segredos antigos que os põe em conflito com intrigas antigas.


Há um tempo o irmão dos personagens foi morto. A tragédia foi um estopim para a tensão entre eles ser um grande empecilho, mas outro ponto é o mais preocupante. A princípio demorei um tempo para descobrir qual era a real razão para que houvesse uma instabilidade crescente na família, mas como o autor exibe diferentes pontos de vista, fica claro para o leitor que cada integrante da família vê o garoto morto.

O complicado é saber se a visão é fruto da mente de cada um ou um intrigante fantasma. Tommy, o garoto morto, é visto de diferentes formas por cada personagem: um padre, uma criança, adolescente, etc. Mas um detalhe é claro, todos veem ele há bastante tempo.

A história é intrigante de uma forma crescente. O drama familiar não teria me deixado tão alerta sem o fator mais sobrenatural envolvendo a família. Há uma teia tão intrincada ao redor da tensão desse acontecimento que não é claro como Tommy morreu, ou porque cada personagem é de algum modo preso a ele, ou visse e versa.

A cidade de Royal City tem uma aparência simples e pacata, mas sabemos o quanto cidades calmas podem esconder mistérios. Diferente de outras obras do autor, Jeff Lemire aposta em uma trama familiar envolvente e enredada de mistérios. Outras histórias que li do autor foram de ficção científica, mas essa não é nada parecida.

Focando principalmente no mistério, e ainda com um ar melancólico, só me resta torcer para saber mais da história. O primeiro volume instiga o suficiente para deixar o leitor curioso. O autor dá um panorama grande nesse primeiro momento, com ângulos que nos fazem entender e cogitar resultados diferentes para os protagonistas. A trama é boa e tenho grandes expectativas para o segundo volume.

Leia a resenha de outras obras do autor:


ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

2 comentários:

  1. Oi, Leyanne! Como vai? As ilustrações estão de arrasar. Parece ser muito bom este livro. Fiquei curioso. Que bom que gostou. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leyanne.
    Eu fiquei interessada na HQ por causa do mistérios todos envolvido. Mas não sou de ler HQs e já tem bastante volumes publicados que até desanima hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]