resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] As Crônicas Lunares: Winter [livro #4]


Olá, leitores!

Páginas: 687 | Autora: Marissa Meyer | Editora: Rocco | Ano: 2016 | Gênero: Ficção científica, Young Adult | Tradução: Regiane Winarski | Classificação indicativa: +12

Esta resenha pode conter spoilers dos volumes anteriores.
Leia as resenhas anteriores:

O quarto e último livro da série As Crônicas Lunares é bem mais extenso, o que me confortou por me deixar ficar mais tempo lendo a história. A escrita é sempre tão agradável que sabia que iria passar rápido. Tendo um foco maior em Winter e Jacin, a história se divide em outras perspectivas, e finalmente consegui mais interações entre Kai e Cinder.

A tensão aqui está bem grande, e algumas coisas precisam ser urgentemente feitas. A situação de Scarlet é preocupante e Lobo já esperou tempo demais para tê-la de volta. Todos estão seguindo para resgatá-la e finalmente colocar o plano definitivo em ação. Para Cinder, que tem pouca idade, se vê de repente tendo que arcar com uma responsabilidade absurda por conta de suas ascendência.

Me conectei com Cinder logo que a conheci e talvez ela seja minha personagem favorita da série. Tenho um carinho especial por todos, mas Cinder, por talvez ter sido a primeira personagem que conheci, me conquistou mais. Assim, sua luta é difícil de assistir, como também incrível por quanta responsabilidade ela carrega.


A maneira como cada personagem é descrito faz com que seja fácil gostar deles, então não é surpresa alguma ter me sentindo como em uma despedida. Com tudo sendo mais urgente, um novo cenário toma forma: Luna. A lua sempre foi descrita com poucas palavras e minha imaginação correu solta ao tentar construir uma Luna na minha cabeça.

Neste livro, boa parte da história é descrita diretamente do lugar, finalmente me dando um vislumbre do que esperar. Saber de maneira mais próxima a realidade do povo de Luna é doloroso. Vários personagens estão diretamente ligados pelo lugar, por conta de suas raízes, o que deixa uma certa visão mais estreita deles.

Winter, de quem temos mais uma narração, também mora em Luna, e ela expõe sua visão dentro do palácio e sua realidade sendo enteada da rainha. A narrativa de Winter é mais desconexa em alguns momentos. Ela é acometida pela doença lunar por não usar seus poderes há anos. Assim, ela tem algumas alucinações, deixando sua visão colapsada pela situação.

Apesar do clima urgente, o livro ainda transborda uma certa expectativa pelo casal deste volume. Jacin e Winter se conhecem há tempos e ambos nutrem sentimentos um pelo outro. Há algumas semelhanças entre eles e a história da Branca de Neve, a quem é dedicada essa releitura. Apesar dessas relações, a autora sempre insere informações correspondentes ao enredo principal.

A história me deixou focada e passou rápido como eu esperava. Depois de gostar tanto dos outros livros, eu sabia que a história iria acabar e estava me preparando para o desfecho, que teve momentos surpreendentes. Toda essa cadeia de acontecimentos me deu um toque de nostalgia de outras leituras que fiz há um tempo atrás e gostei do sentimento.


A conexão é magnífica, os personagens foram bem construídos e cativantes, e o enredo seguiu um rumo esperado, mas não de forma ruim. Foram quatro histórias que adicionaram mais personagens com o tempo e não se tornaram cansativas. A adição apenas encaixou algumas informações nos seus devidos lugares.

O gênero, apesar de ser difícil de ler em alguns momentos, é super fácil aqui. O sistema tem um quê de distópico, trazendo uma perspectiva de ações previsíveis da humanidade. Os livros tem uma história linear e fechada, mas há outras leituras complementares que podem ser agradáveis para começar, como Stars Above e Levana. Acredito que não sejam leituras obrigatórias, mas podem dar uma visão mais ampla de tudo que acontece aqui por trazerem informações do passado.

Por fim, foi uma experiência incrível acompanhar os livros. Recomento fortemente para serem leituras rápidas e pela série ser fácil de se envolver. Os personagens, assim como a histórias deixaram uma marca permanente pelas boas lembranças.

ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON:

9 comentários:

  1. Oi Ley,
    Sua resenha me deu ainda mais vontade de ler essa série. Eu tenho o primeiro livro na minha biblioteca virtual, mas fico protelando a leitura, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu tenho o primeiro no kindle, algum dia vou ler, só leio resenha positiva desses livros, o enredo chama muito a atenção, que bom que gostou dessa leitura, uma pena que foi o último.
    Acho lindo as capas dessa série de livros.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muito desses livros. Tenho que ler. Tenho alguns amigos que não conseguem se envolver em uma leitura se o personagem e os lugares não estiverem muito bem descritos. E também tenho amigos que preferem nem saber dos detalhes...rsrsrrs. Vou recomendar esses livros para eles, para ver o que me dizem.

    www.nsmoraes.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leyanne.
    Eu li essa série em menos de uma semana quando operei da vesícula. Ela é tão boa que não conseguia parar de ler hehe. E gostei muito desse também, mas meu preferido ainda é o primeiro da série.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Sou uma pessoa extremamente influenciada por capas e as capas dessa série são simplesmente incríveis! Já me apaixonei <3

    Beijos,
    https://www.papeladaweb.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que o último volume tenha rendido um desfecho digno para essa série, que tanto te conquistou. Sabendo disso, acho que ainda esse ano dou uma chance a ela também. As capas deles são lindas também, né? Um luxo.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Gente, a capa está linda!! Já dá vontade de ler só por ela, adorei a dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro releituras de contos de fadas e fico bem satisfeita de que você adorou cada livro. Espero também ter a oportunidade de ler essa série que além de parecer ter uma ótima história, tem capas lindas.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ley,

    Ahh sou suspeita para falar, pois eu amo demais esses livros. Preciso ler Stars Above que já está um tempo na estante aguardando.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]