resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] A Vida Invisível de Addie LaRue


Olá, leitores!

Páginas: 504 | Autora: V. E. Schwab | Editora: Galera Record | Ano: 2021 | Gênero: Fantasia | Classificação indicativa: +16 | Tradução: Flavia de Lavor

Nunca faça preces aos deuses que atendem depois do anoitecer.

Addie era apenas uma jovem quando aprendeu que ela teria que seguir caminhos que não condizem com seus sonhos. Ela vivia no século XVIII, e suas oportunidades eram baixíssimas. Addie aprendeu com uma senhora sobre deuses, mas também apreendeu que não deveria fazer preces à eles depois do anoitecer. Com as circunstâncias ainda piores para Addie, ela sela um pacto com um ser sombrio em troca de ser livre.

Entendendo pouco do pacto que fez, Addie percebe tarde demais que as consequências do ato são severas e seus dias são batalhas para sobreviver. Ela agora é um ser imortal, tem sua "liberdade", mas para qualquer um que a vê, assim que ela sai de seu alcance, a esquece imediatamente. Repetidas vezes. O único que lembra de Addie é o ser com quem firmou seu pacto.

Viver uma vida de esquecimento pode ser cruel só de imaginar, e acompanhar Addie me deixou abalada. A vida da personagem não era boa, e doeu ler enquanto ela tentava correr atrás de sua liberdade em uma época difícil para a mulher. Mesmo sua atual liberdade não é o que ela sonhou, mas ela ainda sim luta com determinação.

Pensa que ser esquecida é um pouco como enlouquecer. Você começaa se perguntar o que é real, se você é real. Afinal, como algo que não é  lembrado pode existir?

Diferentemente dos outros livros que li da autora, esse tem aspecto mais melancólico e real. Ele relata o passado de Addie de maneira gradual, desde sua infância, até sua vivência após os acontecimentos que selaram seu acordo. Enquanto isso, outra perspectiva é contada também pelos olhos de Addie, só que no ano de 2014.

Se conectar com Addie se torna fácil depois de conhecê-la melhor. Ela é uma personagem admirável e determinada. Entender como foi sua adaptação é doloroso, mas necessário. Addie tem uma construção incrível, com uma história cativante, descrita em detalhes emocionantes. Não foi nada parecido com algo que eu já tenha lido. O livro agrega momentos de tristeza, sendo principalmente melancólico.


Uma boa quantidade de páginas é destinada a entendermos melhor a protagonista, mas a narrativa não se torna chata. Após essa introdução, outro personagem ganha perspectiva: Henry Strauss. Ele é uma peça importante na história, e foi um personagem que me encantei de primeira por diversos motivos. Apesar de dar indícios de que ele pode entrar na vida de Addie de alguma forma, não é possível saber sua verdadeira importância por boa parte do livro.

Addie tem poucas relações na história, porque apesar de ter vivido bastante tempo e ter conhecido várias pessoas, ela não é capaz de ser lembrada por elas. O único personagem que se mantém em sua vida é Luc, com quem fez o acordo que deu e tirou sua liberdade. Ele é tão enigmático que demora bastante para entendermos melhor quem ele é, mas até suas raízes não são claras. Sabemos mais dele por ser importante na história e ter uma relação complicada com Addie.

Histórias são um modo de se preservar. De ser lembrada. E de esquecer.

A obra não possui as costumeiras cenas de ação dos livros de Schwab. Essa foi uma obra diferente, mas adulta e mais triste de diversas maneiras. Pode não ser uma leitura para todos, mas para mim foi excelente. Gosto de histórias mais sombrias e solitárias. Addie é exatamente isso. A leitura tem partes mais esperançosas, e outras que trazem referências a arte, música, e livros.

De várias formas a leitura me cativou e me trouxe ensinamentos. Foi como se eu lesse no momento em que precisava. Apesar de não ter tantos acontecimentos urgentes, a história tem plots surpreendentes. A Vida Invisível de Addie LaRue se tornou uma das minhas leituras favoritas, me emocionando e também se tornando inesquecível. Ao criar Addie, a autora acabou conquistando leitores que também se identificam com a protagonista e compartilham dos mesmos sentimentos que ela.

O desfecho da narrativa não foi como eu esperava, e essa surpresa não foi ruim. Além disso, me deu questionamentos que irão me acompanhar por um tempo. Schwab já havia me conquistado com outras de suas obras e dessa vez entregou outra leitura inesquecível.

Leia também resenhas de outros títulos da autora:



ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

7 comentários:

  1. Oi, Leyanne! Tudo bom?
    Eu vivo e respiro por esse livro e essa personagem. Foi uma das histórias mais lindas e tristes que já li, e guardei no meu coração porque ô narrativa BONITA. Ô jornada emocionante. É irônico que, na história, todo mundo esqueça da Addie, quando aqui a gente jamais vai conseguir esquecer <3

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii Leyanne, esse livro é um dos livros que gostaria de ler esse ano ainda.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne,
    Ao contrário de você, estou com dificuldades de gostar da Schwab, então vou dar mais uma chance a autora com esse livro. Espero amar como a maioria dos leitores!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ley! Eu sou muito apaixonada pela escrita desta autora e estou ansiosa para conferir esta obra. Eu gosto dos universos e personagens diferentes que ela cria. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oie Ley!
    Ainda não li nada da autora, mas tenho vontade de ler esse e a sua resenha me deu empolgação! Vou ficar de olho em promoção!!!!!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leyanne.
    Eu amo a escrita da autora e logo que lança livros dela eu já quero ler. Esse estava na minha lista desde que lançou e consegui um bom desconto agora na Black Friday. Chegou por aqui ontem e vou ver quando consigo ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leyanne! Como vai? Parece ótimo este livro. Gosto bastante da autora. Adorei a resenha. Abraço!

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]