resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] O Clube do Crime das Quintas-Feiras [livro #1]


Olá, leitores!

Páginas: 400 | Autor: Richard Osman | Editora: Intrínseca | Ano: 2021 | Gênero: Ficção policial, Mistério | Tradução: Jaime Biaggio | Classificação indicativa: +14

Os livros podem nos conquistar de diversas maneiras, e em O Clube do Crime das Quintas-Feiras, os personagens são um dos pontos que mais me conquistou. A narrativa é formada por idosos, que moram em um retiro tranquilo, e se reúnem uma vez por semana para tentar resolver crimes que podem ter passado despercebidos para outras pessoas.

Esse grupo é composto por cinco integrantes, que se tornaram um pouco nebulosos no início, mas cada um tem uma personalidade única e marcante. O livro tem início com a narrativa de Joyce, relatado em primeira pessoa como em forma de diário. Ela é uma senhorinha quietinha que, em suas próprias palavras, passa despercebida em qualquer lugar por ninguém reparar direito nela. Joyce foi enfermeira por um tempo, então possui algumas qualificações que podem ser úteis no clube.

Assim, neste capítulo inicial, Joyce é convidada por Elizabeth, uma senhora boa em liderança, a fazer parte do clube do crime das quintas-feiras. Os personagens não fazem nenhum alarde, nem resolvem nenhum crime se intrometendo em assuntos oficiais, mas buscam sair da monotonia por meio desse novo passatempo.

É exatamente por esse motivo que, quando o empreiteiro do retiro em que moram aparece assassinado, o clube começa a investigar o crime mais recente. A sensação, para os personagens, é de algo finalmente acontecendo. É como se um evento importante tivesse dado início, de modo que todos ficam animados para tentar achar o culpado.

O trajeto é bastante agradável. Faz sol, o céu está azul e o clima é de assassinato.

Embora o livro se estreite na perspectiva em primeira pessoa de Joyce, não é somente aí que ele se limita. A leitura tem várias outras narrações, já em terceira pessoa, uma delas da policial Donna de Freitas, que sonha em fazer algo emocionante em seu trabalho. Tudo é tão pacífico que não há necessidade de Donna investigar casos maiores.


Quando o terrível assassinato chega nas mãos da polícia, mesmo assim não há muito o que Donna possa fazer. Entretanto, para o clube do crime das quintas-feiras, poucas coisas são inalcançáveis. A ajuda de Donna faz diferença para o clube e visse e versa, e o modo como cada um trabalha é o diferencial na leitura. Os idosos são como pessoas com total passe livre, sendo às vezes inocentados e se livrando de peripécias impossíveis, com uma desculpa simples.

A leitura é tão leve e descontraída que as vezes eu tinha que lembrar que estava lendo sobre um assassinato. Em meio a esse assunto mais sério, acabei dando boas risadas. A perspectiva pelos olhos dos personagens da terceira idade mostram como nunca é tarde para se reinventar e ser quem é.

A vida não se limita apenas a um certo período, e a leitura nos permite aventurar em meio a um retiro de aposentados que querem fazer algo para sair da mesmice do dia a dia. O clima da leitura é tão fluido, que ela tem uma rapidez impressionante. A resolução de cada parte da história também traz boas surpresas.

O mistério inicial se torna maior e nem é apenas isso com que vamos nos preocupar. O próprio passado dos personagens esconde mistério que nem sempre são respondidos. Gosto como mesmo entregando respostas, o autor ainda os deixou envoltos em perguntas, principalmente Elizabeth, uma senhora com bons contatos, e mesmo finalizando a leitura continuou me intrigando.

Uma boa lição aprendida neste livro, é que não devemos subestimar quem quer que seja. O livro é uma riqueza só, com mistério, diversão e boas resoluções. É uma leitura tão gostosa que surge uma vontade imensa de entrar no livro e conhecer esses personagens maravilhosos.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

12 comentários:

  1. sou mega fã desse tipo de leitura fiquei curiosa
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Como disse em um outro post, eu fiquei muito curioso em ler esse livro. Achei o título bem interessante. Também considero o tema pertinente, uma vez que a velhice muitas vezes é invisibilizada e colocada à margem da sociedade. Suas reflexões também reforçaram minha vontade de fazer essa leitura!

    Abraços
    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, parece ser uma narrativa completa. Gostei da indicação!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu estava com muita vontade de ler esse livro, especialmente quando soube da premissa dele. Mas li alguns comentários negativos e desanimei um pouco. Agora, com sua resenha, acho que vou dar uma chance a ele. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. INTERESSADISSIMO, eu fiquei, calma ai que vou comprar.


    https://clebereldridge91.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leyanne.
    Eu li esse livro assim que chegou aqui em casa pelo Clube Intrínseco. E acho que por ter ido com muita sede ao pote e com as expectativas lá em cima acabei me decepcionando com a história. Esperava muito mais e encontrei algo mediano. mas comprei o segundo porque acredito que as respostas que faltaram no primeiro vão estar nesse hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Eu vi esse livro no insta, mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele. A sinopse já tinha me atraído, mas agora tô ainda mais ansiosa pra ler! Já vai entrar na minha lista!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  8. Nossa, você fazendo uma mega resenha linda do "Clube do Crime" e eu fiquei meia hora babando nos livros ao fundo nas fotos: "Ciclo das Trevas"....rsrsrrs.
    Sou muito sem noção. Tem resenha do "Ciclo das Trevas" aqui no blog?

    ResponderExcluir
  9. Desde que li a primeira resenha esse livro fiquei com bastante curiosidade sobre ele. Agora vendo a sua lembrei disso. Tomara que logo tenha a oportunidade de lê-lo porque parece ser muito bom e do tipo que gostaria.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leyanne. Como vai? Parece ser excelente este livro, não é mesmo? Fiquei tentadk a lê-lo. Adorei as fotos e a resenha. Que bom que gostou. Abraço!




    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar, mas ainda não tinha visto nada sobre. Adorei saber mais, já fiquei bem interessado!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leyanne!
    Já tinha ouvido falar no livro, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. Achei a premissa muito interessante e com certeza vai pra minha TB por ser uma leitura leve mesmo com a trama de assassinato no meio haha.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]