resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] A Ascensão da Rainha [livro #1]


Olá. leitores!

Páginas: 378 | Autora: Rebecca Ross | Editora: Galera | Ano: 2021 | Gênero: Fantasia, Young Adult | Tradução: Regiane Winarski | Classificação indicativa: +14

Brienna ainda era criança quando seu avô a deixou em uma instituição para protegê-la. Ali, ela estudou para dominar uma das Paixões, que é um título para alguns estudos proporcionados. Brienna infelizmente não sabe muito de seu passado e seu avô sempre foi muito reservado para contar-lhe. Tendo perdido a mãe bastante nova e não sabendo quem seria seu pai, a personagem se sente curiosa sobre ele.

Na instituição Casa Magnália, Brienna, agora prestes a se formar, espera ser escolhida por um patrono quando o dia chegar. Ela estuda a Paixão do conhecimento, que envolve vários assuntos, dentre eles está algumas casas importantes na história. O reino em que a história se passa possui algumas descrições sutis pelos olhos da protagonista, mas há também histórias sangrentas de guerras e intrigas políticas.

Brienna tem cidadania dupla, sendo Maevana e Valeniana. Na história, a personagem está em Valenia e ao que tudo indica, sua dupla cidadania pode guardar alguns mistérios sobre a história principal. Ainda tentando conquistar sua Paixão, nem tudo acontece como Brienna esperava. Seus anos de preparação não foram tantos, e algo curioso a destacar é sua relação com seu mestre, em que ambos parecem ter interesses um pelo outro.

O leitor acaba percebendo que há um certo sentimento ali através de olhares, momentos cuidadosos, etc. O mestre de Brienna, Cartier, é atencioso mas reservado, portanto não há interações com segundas intenções entre eles nesse início. O preparo de Brienna ocupa várias páginas, que podem ser lentas, mas a narrativa é simples. Os verdadeiros acontecimentos não são tão rápidos e partem de Brienna, que se vê envolvida em uma trama política que pode gerar uma guerra.

No reino de seu pai, não há magia e a verdadeira rainha está perdida, enquanto o trono está ocupado por um tirano. Para encontrar um equilíbrio e restaurar tudo onde deveria estar, os personagens precisam de perspicácia e cuidado. Brienna possui uma certa vantagem que pode ajudar e foi aí que imaginei que a trama iria ficar mais interessante. De fato ficou mais atrativa, mas com um enredo mais morno.


Como é comum em livros de fantasia, eu estava esperando um livro com aventuras, jogos políticos, revelações grandiosas ou uma reviravolta impactante. O leitor pode encontrar boa parte do que citei na história, mas não com a intensidade que desejei. A narrativa tem certos pontos cativantes, deixando quem estiver lendo curioso, mas a história tem acontecimentos lineares e certos que não condizem com o comum em histórias de fantasia.

Os planos dos personagens são engenhosos, e devo dizer que até mesmo a execução deles pode ter uma ideia boa, mas é como se a história seguisse estritamente o roteiro com quase nada saindo do esperado. Eu nunca tinha visto um livro de fantasia com planos de personagens dando certo e estranhei bastante o que aconteceu aqui. Há uma certa emoção de acompanhar personagens enfrentando perigos e com a vida pelo fio, mas apesar de ter perigo na vida dos personagens nessa história, não senti a emoção que buscava e não houve improvisos.

Para mim, esta história foi bem morna, com acontecimentos previsíveis. Não é um livro ruim, eu gostei do que li, mas fiquei incomodada com a falta de emoção em alguns momentos. A narrativa é mais delicada e o romance é bem lento. Como disse, aconteceram alguns momentos decisivos aqui e ali, mas não me deu empolgação.

A Ascensão da Rainha é apenas um primeiro volume, mas termina de forma tão fechada que não imagino sobre o que será a sequência. Não sei se vou insistir na leitura, mas penso que poderia ficar só com este volume mesmo, já que teve uma história satisfatória e um final agradável para mim. Acho que a leitura seria mais indicada para quem gosta de livros mais tranquilos, fantasias leves, com acontecimentos mais tranquilos e romance sutil. 


ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

5 comentários:

  1. Não é um estilo de leitura que eu goste e que pena que nãoa chou tão bom assim.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne. Como vai? Me parece ser bom este livro, embora previsível. Ótima resenha. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne, eu também tinha bastante expectativas com esse livro. Mas agora com sua resenha, acho que vou deixar passar. Eu nunca li também um livro de fantasia que todos os planos deram certo o tempo todo, a não ser que seja mais infantil, haha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu gosto bastante de fantasia e quero conferir esta obra em breve, mas tenho visto poucos comentários sobre a mesma e espero não me decepcionar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu já tinha visto essa capa, mas nem sabia sobre o que essa história falava, bom para conhecer, pena que achou a história um pouco morna, mas pelo menos não foi ruim;

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]