resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Os Garotos do Cemitério


Olá, leitores!

Páginas: 349 | Autor: Aiden Thomas | Editora: Galera | Ano: 2021 | Gênero: Fantasia, Young Adult | Tradução: Arthur Ramos | Classificação indicativa: +14

Os Garotos do Cemitério faz parte daquele tipo de leitura que não via a hora de fazer e quando realmente o li, devorei em um dia. Minha animação para ler a obra estava nas alturas por vários motivos. O livro é uma fantasia mais juvenil e é protagonizado por Yadriel, um personagem trans e gay. Ele vem de uma família de bruxos e precisa se provar digno de também ser iniciado. Aos dezesseis anos, foi impedido de seguir sua herança mágica pela sua comunidade sob o pretexto de sua orientação sexual e identidade de gênero.

Yadriel então pretende fazer sua própria iniciação e provar a todos que merece ser bruxo como qualquer um da comunidade. Ele e sua prima seguem seus planos para fazer a iniciação acontecer quando algo trágico abala a  todos. Um membro da comunidade, também primo do protagonista, aparentemente foi morto e como são ligados pela magia, todos também sentiram.

O acontecimento abala Yadriel, por esse motivo ele tenta invocar o fantasma de seu primo para perguntar o que realmente aconteceu. Mas ao invés do fantasma invocado ser de seu primo, ele acidentalmente invoca Julian, um adolescente que parece ter morrido há pouco tempo, de formas suspeitas.

Não se sabe se essas mortes estão ligadas, mas surge o mistério do que realmente aconteceu com o primo de Yadriel e com Julian, que passa a conviver com o protagonista. O livro tem um clima juvenil, com intensas referências à cultura latina. De diversas formas, a cultura é apreciada. É maravilhoso reviver a magia e ainda aprender mais sobre costumes.


A comunidade da qual Yadriel faz parte é composta por bruxes que são bastante companheiros. A sensação de amizade sempre perdura, principalmente em relação a Yadriel e sua prima Maritza. Ela por sua vez, se mostra uma excelente amiga, com atos de bravura e uma personagem feminina formidável.

O livro passa boa parte da história focado em Yadriel e seu mais novo amigo Julian. É doloroso saber que Julian não está mais vivo e se torna ainda pior quando os acontecimentos estreitam a relação dos personagens, nos fazendo torcer para que fiquem juntos. O detalhe crucial? Julian está morto. A leitura é rápida, com surpresas boas e momentos tanto alegres quanto tristes.

O Dia de la Muertos está chegando e com ele há uma antecipação do que esse dia trará. A fantasia é leve, não é tão carregada de elementos novos, mas tem bruxos e magia. É como se fosse uma fantasia urbana, mais focada no mistério, lutas do protagonista e aventura. A leitura traz pontos relevantes, mas sem forçar algo mais denso para o leitor assimilar.

A linguagem usada na leitura também é diferente. Apesar de não ser formal, o autor usa linguagem neutra na obra, e assim a editora escolheu fazer o mesmo. Esse foi o primeiro livro que li com protagonismo trans, e aprendi tanto quanto amei a obra. O livro tem passagens tensas, que retratam a homofobia e transfobia, que são temáticas importantes a serem debatidas.

Por fim, a obra foi como eu esperava, e acabei lendo mais rápido do que imaginei. É uma leitura importante, uma fantasia única, com boas doses de mistério. Fazer essa leitura nos faz ficar mais perto de Yadriel e torcer para que as coisas deem certo, quem sabe até mesmo sentir mais esperança.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

13 comentários:

  1. Oi, Leyanne! Tudo bom?
    Que saudade dessa história! Foi um livro tão querido, criativo e importante, eu me apaixonei demais por tudo que o autor criou.
    Esse é um livro que eu vou indicar pra sempre <3

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha e as suas fotos.
    Tenho ouvido falar bastante desse livro, só não sou muito de fantasias hahaha

    Beijos, Nanda Doria.
    http://www.nandadoria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leyanne.
    Eu estou querendo ler esse livro desde que vi a Denise falando sobre ele no blog. O enredo é um que me atrai muito e ter um personagem trans é um bônus muito bem vindo. Eu já li dois livros com personagens trans e gostei muito de ambos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ley.
    Que história diferente, e já fiquei triste por saber que o amor dois é meio que impossível e curiosa pra saber se os assassinatos estão ligados.
    Beijos
    Blog|Te Conto Poeisa


    ResponderExcluir
  5. Oi Leyanne, tudo bem?
    Adorei a premissa e o fato de ter representatividade trans. O fato de ter um personagem morto me lembrou A Mediadora.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu já vi esse capa por ai, que bom que gostou dessa leitura e a premissa é interessante ainda mais por envolver bruxos e um suspense sobre os crimes, vi pela sua resenha que se empolgou muito com a leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Leyanne,
    Eu vi esse lançamento, mas estava esperando resenhas para ver se a obra ia ser boa!
    Pelo visto tem tudo aquilo que faz a gente devorar o livro num dia mesmo, fiquei surpresa com a rapidez com que você leu! Vou ficar de olho nas promoções por aqui!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Looks like a great read, and this is perfect for Halloween! Will add this to my list!

    Marie
    https://theflowerduet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei o enredo! Não conhecia, mas fiquei super interessada nessa história!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eu gostei bastante da premissa, cheia de elementos sombrios - morte e bruxas - que adoro.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leyanne. Como vai? Me parece um livro incrível. Fiquei curioso com a história. Que bom que gostou. Abraço!



    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi! Desde que vi a Denise falando deste livro no blog dela, fiquei com vontade de ler. A história tem aspectos que não costumo encontrar muito em outras obras e quero ver se funcionam comigo. Dica anotada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Nossa, mas que livro legal! Eu gostei dele logo de cara, pela capa muito linda e, mais ainda, pelo tema que trata. E eu gosto bastante de livros que falam sobre o Dia de Los Muertos, por ser o dia do meu aniversário, então meio que tenho atração por esse tema. Já quero ler esse livro! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]