resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Descender vol. 1: Estrelas de Lata


Olá, leitores!

Páginas: 144 | Autores: Jeff Lemire e Dustin Nguyn | Editora: Intrínseca | Ano: 2019 | Gênero: Sci-fi, HQs, Graphic Novel | Tradução: Fernando Scheibe | Classificação indicativa: +14


Quando falamos de robôs que possuem sentimentos, algumas obras já conhecidas na cultura-pop vêm à nossa mente, afinal, esse já não é mais um tema tão novo assim, mas gosto muito da forma como o autor Jeff Lemire trabalha os sentimentos mesmo em cenários tão diversos. 


Logo de início, vemos o planeta Nyrata, um local de grande tecnologia que repentinamente é atacado por robôs enormes que pareciam ter como objetivo simplesmente acabar com a raça humana. Esse ataque resultou em uma destruição enorme com poucos sobreviventes e um ódio gigante por todas as máquinas que começam a ser caçadas e massacradas. 


Paralelamente a isso, um pequeno robô, com a forma de uma criança chamado de TIM-21 desperta em algum lugar da galáxia após passar anos desligado. Apesar de ser considerado um modelo não perigoso já que foi criado para ser acompanhante de crianças, uma caçada ao "garoto" se inicia quando ele começa a baixar suas memórias para entender o que está acontecendo. 



É nesse momento que a CGU (Conselho Galáctico Unido) também entra na busca por TIM-21, já que algo em seu código é similar ao dos antigos robôs que atacaram os humanos anos atrás. Agora o robozinho é valioso e está sendo buscado por todos, resta saber se quem vai alcançar ele primeiro são os enviados do CGU ou os sucateiros. 


Me apaixonei demais pela história. O TIM-21 é um doce, realmente como uma criança que apenas está em busca da mãe e principalmente do seu irmãozinho. O autor conseguiu misturar obras como "I. A. - Inteligência Artificial" e "Star Wars", ouso dizer até que com uma pitada de Asimov, criando uma história sobre guerra galáctica que ao mesmo tempo tem uma trama delicada. TIM-21 sente demais, é sensível e em muitos momentos a gente se pergunta se ele não é mesmo uma criança de verdade. 


É fácil se perder um pouco no começo já que muita informação nos é mostrada, porém isso é rapidamente superado. Esse primeiro volume é mais introdutório mas ao menos para mim, ele foi o suficiente para me cativar e me deixar ansiando por mais. A arte de Dustin é linda, fiquei completamente apaixonada pela forma como ele montou as cenas, os flashbacks de TIM-21 em tons monocromáticos, a montagem de várias cenas em apenas um quadro ficou impecável. 


Sinto que esse volume foi um ponto de partida com o pé direito para a história e espero que continue sendo trabalhada com a mesma qualidade nos próximos volumes. Estou doida para continuar lendo a história de TIM-21 e dos outros personagens.




ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

10 comentários:

  1. Olha quem veio te fazer uma visita! haha
    Estava com saudades do universo da blogosfera.
    Eu ainda não li, estou com ele aqui na estante me esperando. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa ♥

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oi querida,
    adoro livros do gênero e esse chamou a minha atenção. Além da capa o livro tem uma história lenda, pelo que pude ver pela sua resenha o personagem é um doce. Anotei a dica e espero gostar tanto quanto você.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leyanne e Larissa.
    No meu caso o assunto é novo porque é um que não tenho o hábito de ler hehe. E não sei se leria esse. Ficção-científica é um gênero que só leio de vez em quando hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, Larissa! Tudo bom?
    Eu tinha visto essa GN em promoção na amazon, mas não cheguei a procurar sobre o que era. Fiquei muito interessada agora! Scifi é sempre bem-vindo na minha estante, ainda mais histórias criativas como essa.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?
    Ainda não conhecia, mas gostei da dica, parece ser bem interessante
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia, mas amei a capa!
    Fiquei muito interessada na história, vou ler com certeza!

    www.garotadebotas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Se te lembrou AI então já me deixou interessada em ler. Esse filme me emociona até hoje.
    Fora que amei a edição - apesar de não ler muito do estilo.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Oi Leyanne, tudo bem?
    No momento estou lendo Dormir em um mar de estrelas, então pretendo dar um tempo de sci-fi. Mas achei lindíssimo o traço dessa hq!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhuma Graphic Novel, deve ser incrível e imersivo por conta das ilustrações. Eu morri nessa capa, LINDÍSSIMA!


    Beijos
    www.nandadoria.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Larissa. Como vai? Me parece um livro incrível. Fiquei tentado a lê-lo. Que bom que gostou. Ótima resenha. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]