resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] O Limiar de Áurea [livro #1]


Olá, leitores!


Páginas: 228 | Autor: Alysson Steimacher | Independente | Ano: 2021 | Gênero: Fantasia, Mistério, Policial | Classificação indicativa: +12


O Limiar de Áurea é um livro com fantasia sutil e um mistério bem evidente. O livro inicia de maneira abrupta, com uma tragédia envolvendo um professor na pequena cidade de Aldrabice. O curioso é que tudo na cidade parece envolver algum mistério e merece ser investigado. O livro tem um conto que dá início aos acontecimentos deste livro, e se chama O Despertar de Áurea. Ele narra uma breve ocorrência de três anos atrás, com a apresentação de alguns personagens que aparecem bastante por aqui.


A história contém poucas páginas, mas tem várias perspectivas, distribuindo bem a visão de cada personagem. Júlia Áurea é uma das personagens principais, pois tem uma contribuição imensa para o enredo. Ela estuda física na universidade de Aldrabice e, depois da tragédia inicial na história, começa a estudar geometria sagrada com o novo professor de física na universidade.


Talvez magia e poesia estejam no mesmo grupo de coisas assim como magia e música.

O livro traz personagens diferentes, com personalidades fáceis de se envolver, assim como características cativantes. Apesar de Júlia ser importante, é com a ajuda, mesmo que indiretamente, de outros personagens que conseguimos entender melhor todo o quebra-cabeça que envolve a história. Com uma mistura entre ocultismo, física, e geometria sagrada, reside um mistério sobre desvendar o que realmente aconteceu na tragédia ocorrida no início da história.


Embora resolver isso seja um objetivo urgente, várias outras revelações são feitas ao longo da história. Acabei ficando tão envolvida que não sei dizer em que gênero exatamente o livro se encaixa. É uma daquelas histórias onde há a junção com várias características de outros gêneros, e fica ótimo assim.



O livro me fez querer pesquisar sobre geometria sagrada, que é um dos assuntos principais na trama. Também é um assunto curioso, antigo, que desperta a curiosidade de quem está lendo. Sobre as demais perspectivas na leitura, há alguns investigadores envolvidos, que passam boa parte do tempo em um beco sem saída, mas contribuem para o leitor juntar as peças aos poucos.

A narração mais curiosa e divertida para mim, foi sobre a SOAP, uma organização que surpreende o leitor, deixando implícito seus objetivos sem nunca dizer exatamente quem são. Essa visão é como acompanhar a história através dos bastidores, com uma boa dose de risadas.


O livro tem cenas mais sérias que se misturam entre as mais leves. Essa é uma história bem introdutória, que cumpre bem o papel de instigar o leitor a querer saber mais. Os acontecimentos mais urgentes ficam para o final, que é quando o leitor tem finalmente a certeza de algumas revelações, bem como algumas perguntas que espero serem respondidas no próximo volume.


A obra ainda conta com boas referências citadas pelos personagens. O grupo de amigos principais se intitulam Gangue dos Cinco, em referência ao filme Clube dos Cinco. Assim como essa menção, filmes, séries e principalmente músicas são citadas em vários momentos. Inclusive, há uma lista das músicas citadas pelo autor no final do livro, que servem como uma playlist perfeita para ouvir enquanto realiza a leitura.


A edição do livro merece muitos elogios. É uma edição confortável, com uma bela diagramação de capa e inícios de capítulos. Essa é uma obra independente, com um capricho único. A escrita do autor é rápida, tendo humor ácido, e me lembrou um pouco Neil Gaiman pela forma do humor ser despretensioso. Foi uma leitura divertida que finaliza de uma ótima maneira para deixar o leitor atento pela continuação.


LEIA A RESENHA DE O DESPERTAR DE ÁUREA AQUI.

ADQUIRA OS EBBOKS DO AUTOR NA AMAZON:
(Também disponíveis no kindleunlimited)

11 comentários:

  1. Oi Leyanne,
    Nossa, acho que NUNCA pensei em ler algo assim. Não sei nem se conseguiria, porque meu foco realmente são os romances, mas fiquei bem intrigada! Não conhecia a obra!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne. Tudo bem? Parece ser muito bom este livro. Que bom que você tenha gostado da obra. Muito boa a resenha. As fotos ficaram ótimas também. Abraço!


    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne, tudo bem?

    A narrativa possui um plano de fundo no mínimo intrigante. Não conhecia o livro e nem a autora, mas gosto muito quando uma história me desperta essa curiosidade de pesquisar mais sobre os elementos que a compõem. Vou colocar na minha lista.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leyanne.
    Fui até pesquisar sobre geometria sagrada porque nunca tinha ouvido falar hehe. E quando vi acho que não leria o livro porque esse assunto não me interessa tanto. Mas que bom que gostou e espero que o próximo volume traga as respostas que ficaram em aberto nesse.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu não conhecia a obra e nunca tinha ouvido falar de geometria sagrada, parece ser um tema interessante, mas no momento não é algo que eu leria. Que bom ter sido uma leitura divertida. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Livros com playlists são ótimos, adoro ver as musicas mencionadas no fim.
    Nunca li algo com pontos parecidos. Parece bacana o ponto de fantasia e mistério.
    Certamente eu iria me sentir super burra nos momentos da geometria e física. hahaha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leyanne! Tudo bom?
    Eu não conhecia a história, mas acho que é a primeira vez que ouço falar sobre esse termo da geometria sagrada. Fiquei bastante curiosa!
    Adoro quando a narrativa consegue misturar fantasia com mistério e prende a gente assim.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Leyanne, tudo bem?
    Achei a premissa bem única, nunca tinha visto outro livro falando sobre esses temas. Que bom que você curtiu!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Gosto de histórias assim, que não tem muitaaaasss páginas, porque mesmo que a história é boa, as vezes me cansa hehehe. Então adorei esse, principalmente por ser fantasia :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Leyanne,

    Muito bacana o tema do livro, (confesso que tive que pesquisar rs) Mas não leria agora.
    Que bom que gostou da leitura.


    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha!
    É bem o tipo de livro que eu gosto!
    Já vai pra minha listinha!!

    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]