resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] O Caderninho de Desafios de Dash e Lily


Olá, leitores!

Páginas: 256 | Autores: David Levithan & Rachel Cohn | Editora: Galera Record | Ano: 2015 | Gênero: Comédia, Romance, Young Adult | Tradução: Regiane Winarski | Classificação indicativa: +12

Dash e Lily se conhecem por meio de um inusitado caderninho. Ao visitar sua livraria favorita, Dash encontra um caderninho vermelho em meio aos livros do seu autor favorito e descobre que há alguns desafios a serem cumpridos antes que o autor dos desafios seja revelado e apresentado à ele. O caderninho foi colocado ali por Lily, uma garota que adora natais, mas como seu natal não está sendo como o esperado, tenta fazer algo diferente e a ideia de conhecer alguém assim surge através de seu irmão.

Enquanto Lily adora natais, Dash sente exatamente o contrário. Para ele, a data não é especial e prefere a solidão de sua própria companhia, que é como está sendo a data no momento. O primeiro contato dos personagens através do caderninho vermelho é feito faltando quatro dias para o natal.

Precisa confiar nas palavras. Elas não criam nada mais do que elas mesmas.

Eles são adolescentes, estão nas férias de inverno e, ao contrário do esperado, que era se comunicarem normalmente depois dos desafios propostos por Lily no caderno, Dash também propõe mais desafios e assim eles continuam comunicando-se através das palavras colocadas no caderninho. Em seguida, eles deixam o objeto em lugares estratégicos para ser encontrado por cada um.

De início, gostei imediatamente de Dash. Consegui me identificar mais facilmente com ele por ser solitário, não gostar tanto de natal, entre outros motivos. Já Lily, é mais impetuosa e dinâmica, com ótimas ideias, mas algumas atitudes um tanto falhas. Na verdade, ambos os personagens tomam decisões que contrariam bastante o real destino do caderninho, mas isso não perdura por muito tempo.


Dash prefere que a conversa continue pelo caderninho para apreciar os desafios e os quase encontros a longo prazo, deixando a data natalina ainda mais divertida. Os personagens são bastante diferentes, e achei que isso atrairia muitos conflitos, mas acontece que a proximidade deles ficou mais interessante a cada página.

O livro não trás nada denso para lermos. É uma leitura extremamente leve, que mesmo tendo jovens como protagonistas e dilemas mais simples, pode ser apreciada por qualquer idade. É um livro delicioso, que fala, sobretudo, sobre o poder das palavras em unir pessoas, assim como a magia natalina.

Estava tentando escrever a história da minha vida. Não era muito questão de enredo. Era mais sobre os personagens.

O enredo destaca outros pontos que gostei de serem mencionados. Como Dash e Lily têm apenas o caderninho como objeto de comunicação, outros personagens conhecem os dois nesse vai e vem, mas como os protagonistas não se encontram de imediato, a leitura deixa presente uma certa dose de expectativa para que o encontro aconteça. E como as expectativas não são apenas por parte de quem está lendo, os personagens também criam uma certa esperança do que aguardar quando finalmente se conhecerem.

Expectativas podem ajudar e destruir certas ilusões que fazemos das pessoas que gostamos, e os autores abordam bastante isso no livro. Os protagonistas são diferentes entre si, com personalidades que a princípio eu jurava que não iria dar certo. Contudo, depois de todos os acontecimentos e expectativas criadas, a obra ensina algumas lições sobre o assunto.

A história é perfeita para ler no natal, ou em qualquer época do ano caso queira optar por algo mais leve. Além do mistério acerca dos personagens, a leitura proporciona boas risadas e pode ser lida em pouquíssimo tempo. A obra foi adaptada para uma série original Netflix, que pode ser uma ótima escolha para ver depois que finalizar o livro.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

13 comentários:

  1. Eu amei a série e fiquei com muita vontade de ler o livro. Adoro histórias que se passam no Natal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu amo histórias natalinas, principalmente romances.
    E já estou super de olho nessa edição... amei a capa e tb curti a série.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leyanne.
    Eu li na outra edição, mas achei essa capa linda hehe. Eu gostei bastante da história, li em suma sentada na verdade. Já adaptação achei que mudaram muita coisa e não gostei tanto assim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne! esta nova edição ficou linda, a minha é a antiga. Eu amo este livro e ainda pretendo conferir a série, vi o primeiro episódio e curti. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha e as fotos lindas.
    Esse livro está na minha lista desde que eu assisti e adorei a adaptação na Netflix.
    Seu post me deixou ainda mais instigada pela leitura!
    Beijos,
    www.nandadoria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Leyanne!

    Desde o lançamento desse livro eu fiquei com vontade conferir, mas ainda não consegui. Capa é linda e gosto de histórias leves!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Que edição mais linda essa. Conheço o livro da primeira edição, que tinha a neve na capa. Confesso que nunca li a história, mas assisti a série e achei legal :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Completamente apaixonada pela capa desse livro, que coisa mais linda! <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Leyanne o/

    Eu assisti a série no natal e foi tão gostoso. Foi muito bom ter essa série para deixar as coisas mais leves.
    Talvez eu reveja a série ou leia o livro no final do ano.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos (blog) | Skoob | Twitter
    Karen Gabrieli

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leyanne! Tudo bom?
    Tá aí uma história que eu nunca me interessei em conhecer? Não sei se falta alguma coisa ou é só de mim, mas não tive interesse em ver a adaptação e nem em ler o original. Real não funcionou pra mim.
    Mas essa edição é muito lindinha!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leyanne. Como vai? Psrece bom este livro. Que bom que você gostou do que leu. Adorei a resenha. Abraço!

    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Leyanne,
    Eu li a edição antiga e confesso que não foi uma leitura muito proveitosa para mim.
    Eu gostei mais da série, para você ter uma noção! rs
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. É a primeira vez que vejo algo sobre esse livro, e já tem até adaptação da Netflix? Como assim produção?! hehe
    Eu gostei da premissa deles, foi uma proposta interessante e foi bom ver como eles vão lidando com certos assuntos.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]