resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Mamãe Está Com Câncer


Olá, leitores!

Páginas: 128 | Autor: Brian Fies | Editora: DarksideBooks | Ano: 2020 | Gênero: Biografia, HQ, Drama | Tradução: Laura Zúñiga | Classificação indicativa: +12

Histórias que falam sobre doenças geralmente me sensibilizam bastante, e foi o que aconteceu durante minha leitura de Mamãe Está Com Câncer. A obra é em formato de uma graphic novel, com traços simples, e uma linguagem ainda mais transparente sobre uma situação delicada.

A graphic novel conta uma história sobre a mãe do autor, quando é diagnosticada com câncer e precisa ter forças para passar por isso. A notícia da doença não abala somente a paciente, mas também toda a família. É preciso ter resignação e esperanças, assim como lutar fortemente de várias maneiras.

A obra retrata a história de um modo distante e próximo. Primeiro, não sabemos os nomes dos personagens, é como se o autor preservasse o anonimato, referindo a si mesmo como "eu" ou "filho mais velho", e os demais personagens como "irmã mais nova", "mamãe" e assim sucessivamente. 

Segundo, a proximidade que temos com a família é imensa. Ao mesmo tempo que nos privando dos nomes, o autor nos deixa mais longe, toda a situação, dinâmica e cuidados detalhados na história nos dá uma impressão de que estamos acompanhando de pertinho a evolução desde o diagnóstico, até como "mamãe" está reagindo ao tratamento.


O choque inicial é imenso. É desconfortável saber que há uma chance do câncer sair vitorioso, mas ler a história nos dá a força necessária para acreditar que o final pode ser diferente. Essa é uma história real, inspiradora, cheia de companheirismo. Há divergências entre os personagens ao longo do tratamento. Eles são os cuidadores de "mamãe", então é notável que suas escolhas pesam no que irão decidir sobre o que pode ser melhor para ela.

A história mostra um quadro completo de toda a situação. "Mamãe" é afetada consideravelmente pelo seu estado atual. O livro é sensível, explicativo de uma maneira simples, e tenho certeza que pode ajudar várias pessoas a se sentirem acolhidas. A ínfima esperança que podemos ter às vezes pode ser necessária, e a leitura fez eu me sentir abraçada.

Trazendo uma diagramação simples e distinta, a graphic novel diferencia-se também nisso, ainda que continue com uma arte de capa e edição lindas. Tendo poucas páginas, pode ser uma leitura rápida, recomendável tanto para sentir esperanças, quanto para nos inspirarmos. O autor nos explica aos poucos como é ser afetado por tal doença e as complicações da mesma. Achei interessante suas analogias, e certas pitadas de humor. Um livro descontraído, com um tema importantíssimo para lermos e apreciarmos.


ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

2 comentários:

  1. Oi, Leyanne. Tudo bem? Que bom que esta obra tenha lhe deixado satisfeita. Adorei sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Histórias que falam sobre doenças geralmente me sensibilizam bastante.

    body wave wigs

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]