resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] A Pergunta e a Resposta [livro #2]


Olá, leitores!


Páginas: 528 | Autor: Patrick Ness | Editora: Intrínseca | Ano: 2021 | Gênero: Distopia, Ficção Científica | Tradução: Edmundo Barreiros | Classificação indicativa: +14


*Pode conter spoilers do volume anterior.
*Leia a resenha de Mundo Em Caos AQUI.

Mundo em Caos foi um livro que me conquistou de imediato. O primeiro volume foi uma mistura intensa de sentimentos e perdas, mas ainda sim esperei ansiosamente para ter o segundo volume em mãos. A Pergunta e a Resposta foi um livro que me respondeu muitas questões que eu tinha, e deixou outras ainda por resolver.


Todd e Viola foram os personagens principais responsáveis por tornar a história intensa. No volume anterior, uma perseguição desenfreada sempre estivera no encalço dos personagens, deixando-os sempre em tom de alerta. Com a apresentação de um novo mundo distópico, o primeiro volume serviu para mostrar como esse novo mundo está quebrado e as consequência da ida dos humanos para um outro planeta.


A guerra transforma homens em monstros.

O desfecho de Mundo em Caos foi o que me deixou mais abalada. Como não ocorreu nada como eu esperava, ler esta continuação nunca se tornou tão urgente. As novidades que o leitor pode encontrar nesse volume inicia-se logo na perspectiva dos personagens. Todd, antes o único narrador do livro anterior, divide o ponto de vista com Viola.


Os personagens narram de modo costumeiro, mas a adição de Viola torna a leitura bem mais abrangente. Também é notável a mudança de pensamento de ambos, já que a mente de Todd é sempre repleta de Ruídos desordenados, e com algo mais veemente.



Assim como o desespero reinou em mim enquanto lia Mundo em Caos, a leitura deste volume me trouxe surpresas, e nem todas foram boas. Vemos o Novo Mundo de um modo mais amplo, e isso nos dá respostas, porém, com isso, também surgem novas perguntas.


Se eu já gostava de Viola e Todd inicialmente, meu afeto por ambos aumentou consideravelmente diante dos impasses que ambos sofreram durante a leitura. O que pontua ainda mais como urgente, é como os personagens lidarão com a conduta do atual líder de onde estão. Eles tomam decisões difíceis e têm um excelente desenvolvimento que traz uma mudança de pensamentos pelo modo como prosseguirão.


Nós somos as escolhas que fazemos, Todd. Nem mais, nem menos.

A injustiça, misoginia sempre estão presentes, o que reforça o quão deturpado pode ser a percepção de algumas pessoas sobre o poder. Os lados mostrados na leitura apontam direções distintas, com ambas as partes tendo pontos difíceis de aceitar. De todo modo, outras questões também são exploradas com mais afinco durante a leitura. Os residentes originais do planeta colonizado pelos humanos aparecem com mais frequência, tornando-os melhor de entendermos.


O tempo em que a história se desenvolve traz uma diferença relevante nos personagens, e é difícil não ver como isso os afeta. O livro mais uma vez nos leva a refletir sobre diversas questões, dentre elas está o premente fato de como os humanos podem ter condutas abusivas quando se trata de controle. Como também uma civilização pode se reerguer em um Novo Mundo sem que certas coisas sobre elas sejam perdidas.


É uma ótima questão que podemos aplicar em um possível acontecimento futuro. Mesmo que o mundo pareça avançado, há aspectos em que os humanos retrocederam consideravelmente e a busca pelo poder se torna prioridade. Além da ação, reviravoltas e planos mirabolantes, ainda há muito o que refletir sobre a história.


De descobertas a novas perguntas, esse livro conseguiu me prender do início ao fim, e não posso deixar de pensar em todas as questões, personagens, e no desfecho iminente.



ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON:

9 comentários:

  1. Oi Leyanne, tudo bem?
    Que bacana saber que o livro não caiu na "maldição do segundo livro" rs. É ótimo quando a trama só melhora!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne! Tudo bom?
    Dei uma pulada na resenha pra escapar de possíveis spoilers, mas tenho muita vontade de ler essa história! Todo mundo fala tão bem do primeiro que só tô esperando uma oportunidade pra comprar (lê-se: a falência passar UHSAUHHSAUHSAU).

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Ainda não li esse, mas já está na minha listinha! A Intrinseca tem arrasado nessas edições, né?! Só pela foto já dá para perceber!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leyanne.
    Eu já li dois livros do autor. Em um me acabei de chorar, no outro não entendi muita coisa hehe. E infelizmente esses não chamam muito a minha atenção. Mas que bom que gostou tanto e espero que o próximo seja ainda melhor.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Eu conhecia Mundo em caos de algumas resenhas, mas não sabia que tinha continuação dele. Pelo visto ela já te fez de trouxa logo de cara, eu amo quando um livro faz isso comigo... rs Dá vontade de ler logo a continuação e conferir se foi aquilo tudo mesmo. E fico feliz que não tenha acontecido a maldição do segundo volume. ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  6. Fora a beleza física destes livros, o gênero é maravilhoso!
    Eu ainda não li nem o primeiro rs mas pretendo e em breve! Por isso, ler sobre esse segundo encheu ainda mais os olhos!!!
    Vou amar, tenho certeza!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  7. Parece muito interessante a história desses livros. Nem sabia que já tinham lançado esse segundo. Eu já conhecia o primeiro, mas ainda não li.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leyanne. Como vai? Parece um livro incrível. Particularmente os livros do autor me agradam bastante, este aí não será diferente. Ótima resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Leyanne,
    Eu gosto das edições, mas nunca me animei a ler as obras, confesso!
    O legal para quem lê agora é que não precisa esperar para a continuação, já pode emendar as duas obras!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]