resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] A Noite do Tigre


Olá, leitores!

Páginas: 384 | Autora: Yangsze Choo | Editora: DarksideBooks | Ano: 2020 | Gênero: Romance, Ficção histórica, Fantasia | Tradução: Aline Naomi

A Noite do Tigre é uma obra da mesma autora de A Noiva Fantasma, também publicado pela editora DarksideBooks. Ambos estavam na minha lista de leituras, e com esse sendo meu primeiro contato com a autora, já desejo me aprofundar mais em seus trabalhos. Yangsze Choo é uma autora norte-americana, com descendência chinesa, algo bastante presente na leitura.

O livro tem uma mistura de ficção histórica com fantasia, se passando na década de 1930, na Malaia, onde hoje é chamado de Malásia. A leitura se divide em algumas perspectivas, a maioria delas sendo em terceira pessoa. Contudo, a personagem principal, Ji Lin, narra seu ponto de vista em primeira pessoa. O livro é uma fantasia bem diferente das quais tive contato até agora. A mistura de gêneros traz um contexto histórico em conjunto com elementos fortes do folclore asiático.

Ji Lin, que tem um emprego em um salão de dança, acaba de posse de um objeto inusitado: um dedo humano em um recipiente. Não há motivos para que isso aconteça, mas durante a história, o leitor fica a par de como o destino pode influenciar a história.

Com o recipiente em mãos, Ji Lin se encontra perdida sobre o que fazer. Enquanto isso, Ren, um garoto que perdeu seu mestre recentemente, busca realizar o último desejo do mestre que lhe foi atribuído. Ren e Ji Lin são personagens com tramas distintas, mas que possuem uma conexão em certos aspectos. A vida de ambos se entrelaça ao longo da história, de uma forma linda e repleta de companheirismo.

A autora me surpreendeu com a história, porém, o que mais me conquistou foram os personagens. Ji Lin é uma personagem dedicada, inteligente e forte, mas devido à época, não há oportunidades para ela por conta de seu gênero, o que a faz tomar medidas complicadas para sobreviver e ajudar sua mãe em algumas dificuldades. A protagonista foi criada em um ambiente tóxico, tendo apenas sua mãe e Shin, filho de seu padrasto, como pessoas próximas.


Shin também ganha bastante destaque na história. Ele é mais misterioso, mas seus desejos são perceptíveis desde o início. Com pautas importantes, e uma narrativa que desperta a curiosidade do leitor, a leitura não é frenética, mas cativa mesmo assim.

O tigre, como é um animal importante para a cultura asiática, também é pautado com frequência na leitura, trazendo uma importância significativa conforme chegamos perto do desfecho. A fantasia que a história apresenta também não é abrupta, e sim gradativa, mostrando sutilezas do folclore e uma grande percepção do destino.

Outro ponto em que a obra se baseia, são as virtudes do confucionismo. De certa forma, quem não conhece muito sobre esse universo e culturas, é agraciado por boas explicações bem encaixadas em contextos fáceis de serem assimilados. As virtudes do confucionismo foi um aspecto desconhecido para mim, mas fez um total sentido na construção do enredo e personagens.

As revelações, como já imaginava serem gradativas, acrescentam à trama um mistério. Mas é possível que o leitor consiga juntar as peças antes mesmo de serem reveladas. Assim, a autora também insere romance atrelado aos outros assuntos. A construção dele é impecável, da mesma forma como os personagens também são.

De todo modo, o livro me surpreendeu como eu esperava, e recebi uma trama que me fez ansiar por mais. Toda a luta dos personagens é inspiradora, me fazendo ficar grudada na leitura. O que me incomodou na obra, foram algumas atitudes de Shin, que pertinho do final assume comportamentos que eu não esperava. Em contrapartida, essas ações do personagem também enfatiza a força de outro, e consegui entender onde a autora quis chegar.

Para quem, assim como eu, gosta de leituras com novas culturas, entrelaçando romance e mistério, assim como fantasia, A Noite do Tigre é um livro maravilhoso que eu já queria conhecer, e se tornou uma leitura ainda melhor do que eu imaginava. Além da história ser incrível, a edição complementa a beleza que ela representa, com detalhes na capa e cores chamativas.



ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

7 comentários:

  1. Oi, Leyanne Como vai? Eu tenho muita vontadw de ler este livro, uma vez que, parece-me uma obra maravilhosa. Que bom que gostou da obra. Sua resenha ficou excelente, e as fotos também. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne,
    Assumo que se não fosse sua resenha, eu não leria a obra não. A edição é linda, mas nunca eu diria que é um romance com mistério. Apostaria na fantasia com terror, por ser da Darkside. rs
    Vou dar uma pesquisada nos preços da obra!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Pausa para: Uau, que linda essa edição!
    Nem conhecia o livro mas já me apaixonei.
    Adoro esse tipo de narrativa que trazem outras culturas, pois aprendemos tanto. A cultura asiática é riquíssima, e mesmo sendo um livro de ficção, com certeza conseguimos aprender muito com ele :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu não conhecia o livro e olhando para ele assim, não entraria na minha lista. No entanto, sua resenha me fez desejar conhecer a obra. Eu fiquei curiosa sobre este estranho objeto que a protagonista encontrou, me lembrou muito um dos animes que vi faz pouco tempo e curti. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Mas que capa mais linda é essa gente? Tô apaixonada aqui! S2
    Eu não conhecia essa história, mas fiquei fascinada, especialmente pelos toques históricos e filosóficos que ele traz, misturados à fantasia, o que dá um toque todo especial para o livro. Amei sua resenha. ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leyanne.
    A Noiva Fantasma foi um dos primeiros livros que comprei da editora e gostei muito do que encontrei. Por isso me interesso por esse. Eu gosto dessa mistura que a autora traz e ler sobre novas culturas é sempre muito importante. Assim que der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Leyanne, tudo bem?
    Creio ter lido só 2 obras que abordem esse aspecto cultural oriental, O Totem do Lobo e Sono. Foram experiências muito boas, então lendo sua resenha já fiquei com vontade de entrar em contato com esse outro viés cultural que é tão rico. E que livro lindo!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]