resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Gótico Mexicano


Olá, leitores!

Página: 288 | Autora: Silvia Moreno-Garcia | Editora: DarksideBooks | Ano: 2021 | Gênero: Ficção Gótica, Terror, Fantasia Histórica | Tradução: Marcia Heloisa, Nilsen Silva | Classificação indicativa: +16

Esse foi um livro que, assim que chegou, furou fila e imediatamente comecei a ler. Minhas expectativas estavam altas. A leitura é diferente do que estou acostumada e eu tinha em mente que era bom eu experimentar algo novo, já que havia um tempinho que não lia uma ficção gótica.

O que primeiramente me surpreendeu foi a ambientação do livro. A história se passa no México na década de 1950. A protagonista, Noemí, é uma conhecida dama com uma personalidade forte e inteligente. Ela adora festas, busca ir atrás de seus objetivos e está sempre à procura de uma boa companhia. Gostei da protagonista inicialmente, sua presença forte é um grande atributo para a trama.


Não era um lugar assim tão terrível, pensou ela, quando você saía de casa. Era a casa que desfigurava o lugar.

Noemí viaja para tentar saber o que houve de errado com sua prima Catalina, que lhe enviou uma carta bem intrigante. Como as personagens são próximas, Noemí logo aceitou seu pedido. A viagem a leva para uma cidade simples, mas com um passado oculto, e para uma casa ainda mais misteriosa.

A visão da casa em questão intensifica o aspecto gótico da história, assim como os moradores da mesma. Noemí então irá tentar descobrir o que houve com sua prima, mas o mistério irá apenas começar. Como havia muitas perguntas em volta da casa, cidade e moradores, fiquei um tempo perdida na história.

Não há muitas pistas do que houve, e as poucas que há, são dispersas. Portanto, não consegui formar muitas teorias ao longo da leitura. Talvez eu tenha colocado expectativas demais na obra, e o livro não foi algo que me surpreendeu de todo. Sim, eu gostei da ambientação, protagonista, mistério, mas fiquei tentando achar algo que me envolvesse mais na história e não encontrei.


O problema é que não há muito o que fazer com  fantasmas e assombrações. Você pode até acender uma vela para eles à noite, e eles podem gostar disso.

A questão, é que o livro é parado por muitas páginas. Apesar disso, a leitura tem uma escrita excelente. A autora desenvolve bem a personagem e usa contextos históricos da época para embasar argumentos. Houveram momentos que me deixaram desconfortáveis, assim como tornaram a leitura intensa. O livro tem cenas de canibalismo, assédio, entre outros assuntos que podem deixar o leitor desconfortável.

No livro, também há discussões sobre eugenia e racismo, algo presente na época e importante a ser discutido. A leitura acabou me cativando de algumas formas. As revelações me surpreenderam bastante por trazerem algo como biologia e alquimia, temas que formaram uma boa conexão no plot twist.

Há um romance para implementar a história, que fica sempre implícito durante a leitura, porém em segundo plano. O romance não é um ponto forte do livro, mas foi agradável ao adicionar a ele, sobretudo por desenvolver melhor os sentimentos e caráter dos personagens.

No fim, a leitura tem alguns elementos fantásticos que gostei na história e foi uma leitura rápida, e boa de modo geral. É ótimo para sair da zona de conforto e optar por algo diferente. De certa forma, é como viajar pela história e para a época.


ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

11 comentários:

  1. Oi Leyanne! Eu já havia lido uma resenha deste livro e fiquei curiosa sobre alguns aspectos, até mesmo pelo gênero que não costumo ler e quem sabe em breve eu confira a história. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne, tudo bem?
    Achei a proposta bem interessante, mas confesso que a capa me lembrou romance de época hehe. Mas sempre corremos riscos quando a expectativa fica alta demais, né?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne, tudo bem?

    Pela capa eu imaginava um romance de época com um toque mais "sombrio", mas lendo a sua resenha deu para perceber que o romance não é o foco na narrativa. Achei interessante os temas que a autora trás para a obra, mas confesso que ainda não me sinto cativada a dar uma chance a obra.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne, essa edição está linda demais! Eu ainda não comecei a ler, mas vou alinhar minhas expectativas sobre esses momentos mais parados rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Hey Leyanne,

    Esse livro ta espalhado por ai e todo mundo ou ta comprando ou, como eu, colocando na lista de desejados. E foi esse clima mais gótico e a ambientação que me chamaram a atenção. Pena que tiveram momentos mais parados na trama.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Estou bem curioso para ler esse livro, já vi resenhas positivas e negativas, mas quero ver se gosto!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. Não sei se já li alguma história assim gótica... Você sempre arrasa nas fotos, isso com certeza :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leyanne! Tudo bom?
    A promessa de horror gótico é o que mais me fisgou. Eu tô esperando uma coisa bem diferentona e bizarra mesmo, tô ansiosa pra ler. Peguei a versão em inglês numa promoção, mas a edição BR tá LINDA!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Leyanne.
    Eu li uma resenha bem negativa desse livro e desisti de colocar ele na lista de futuras compras. E sua resenha não me animou muito também não hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leyanne. Como vai? Primeiramente adorei as fotos do livro, ficaram excelentes. Sobre o livro parece-me uma obra interessante, embora provavelmente não me agrade por completo se eu vier a lê-lo, mas não descarto a possibilidade da leitura deste livro, pois fiquei bastante curioso em relação à este livro. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Vou te dizer que também criei expectativas logo que vi o título e a capa, pois eu nunca li uma ficção gótica, ainda mais mexicana... Mas me decepcionei ao saber das páginas paradas e que a história não se desenrolou como você esperava, uma pena... =/ Acho que ficaria chateada pelos mesmos motivos que você. Mesmo assim, acho que daria uma chance, só pela experiência de ler um livro que se passa num país não muito lembrado em literatura.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]