resenhas

[Resenhas][slideshow]

5 dicas de como organizar suas leituras


Olá, leitores!

Tenho o hábito de leitura há um tempo, mas nem sempre fui boa em organizá-las. Porém tiveram momentos em que senti necessidade de conferir algumas das minhas leituras, mas não tinha nada registrado e eu também não tinha como ver o avanço delas. Logo após, decidi começar a procurar meios de me organizar melhor, assim o sentimento de progresso ficaria ainda mais evidente. É ótimo quando podemos olhar para trás e nos orgulhar dos livros que lemos e que avançamos tanto, esse sentimento é maravilhoso. Como quando cumprimos alguma meta que era difícil para nós por diversos motivos.

Como organizar melhor as leituras funcionou para mim, outras pessoas podem gostar de acompanhar sua própria evolução e as dicas de hoje são justamente sobre isso. Nem todo mundo gosta de anotar as leituras, mas para quem demora lembrar de certas coisas, como eu, é bom começar a fazer isso.

ACOMPANHE SEU AVANÇO


Como havia dito, anotar leituras é ótimo para conferir o avanço da mesma. Acompanhar esse avanço é melhor ainda. Nem sempre a leitura flui como gostaríamos e até que tenhamos um hábito, por vezes é algo não tão prazeroso. No início, lemos poucas páginas diárias, e a evolução é mais lenta. Mas acho importante ressaltar que vale a pena adquirir o hábito de leitura através da dinâmica de começarmos aos poucos.

Uma dica para acompanhar seu desenvolvimento, é ter um paginômetro, ou seja, anotar a quantidade de páginas que você leu diariamente para que, no final do mês, você possa ter uma noção de quantas páginas foram lidas. Mesmo que sejam poucas no início, o resultado final pode ser surpreendente e isso nos instiga a continuar mais.

USE UM PLANNER


Um dos melhores modos de fazer registros de minhas leituras, foi usando um planner. No início, usei um planner comum, sem especificações de livros, páginas, etc. Foi algo que simplesmente adequei para mim e decidi registrar os pontos que mais fariam diferença para voltar depois e ler:

- Lidos do mês;
- Compras de livros;
- Registro de livros novos;
- Uma lista do que ler durante mês.

Esses tópicos me ajudaram a controlar melhor o que eu estava comprando e o que estava chegando por aqui. Às vezes compramos por impulso e de repente olhamos para um livro na estante que mal sabemos por que está ali. Anotar minhas leituras mensais também me deixou surpresa com quanta coisa eu lia, algo que não dava para ter uma noção ampla apenas de cabeça.

FAÇA SEU PRÓPRIO CADERNO DE ANOTAÇÕES


Para quem não gosta de planners, há outras opções, como fazer suas próprias anotações de maneira mais customizada de acordo com o que você acha importante anotar. Bujos são ótimos para despertar sua criatividade e tornar suas anotações mais parecidas com você. Nem todo planner ou caderno virá com as especificações de leitura que você quer, então basta anotar como preferir.

APLICATIVOS QUE PODEM AJUDAR


Além de anotações, gosto de registrar minhas leituras no skoob, uma rede social para leitores. Outra opção é o goodreads, mas não sou tão acostumada a ele quanto ao skoob, e por enquanto prefiro continuar assim. O goodreads é uma rede social mais ampla de leitores, contendo mais resenhas, notas, e até mesmo premiação de melhores livros indicados pelo site e que os leitores podem votar livremente.

Quanto ao skoob, acho mais simples de me direcionar, por ser em português, e por ter ferramentas que já tenho o costume de utilizar. Lá, você pode registrar as leituras, e o andamento da mesma, com comentários sobre a obra que ficam salvos quando queremos conferir depois. É um aplicativo fácil de mexer, e podemos acompanhar outras opiniões de um mesmo livro, assim como as leituras que outras pessoas estão fazendo.

Uma das coisas que mais gosto é o balanço geral de leituras que o skoob faz de cada um, com nossa quantidade de páginas lidas. Também dá para adicionar livros à meta de leitura e ver como está o andamento. De certa forma, é um dos aplicativos mais completos (para mim) para registrar leituras.

DESTAQUE TÓPICOS QUE FORAM IMPORTANTES


Se você tem vontade de registrar leituras que quer conferir depois, vale destacar os pontos mais importantes da obra. Geralmente esquecemos aquilo que nos chama atenção e, para alguns livros, recomendo anotar tópicos em destaque em seu caderno/planner de leituras. Assim fica mais acessível quando for conferir o volume seguinte e não lembrar de muita coisa do anterior.

5 comentários:

  1. Olá, Leyanne.
    Eu sempre tive o hábito de anotar minhas leituras em cadernos. Mas depois que descobri o Skoob eu passei tudo para ele e acho muito mais prático. Lá dá para anotar tudo, desde de desejados para não esquecer, até livros que a gente emprestou e a pessoas não "lembra" de devolver hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Sempre usei o skoob, uma vez tentei anotar na agenda mas sempre acabo esquecendo.
    Fiquei cuisosa, qual é sua conta no skoob?A minha é https://www.skoob.com.br/usuario/1495564-iza-scofield
    xoxo
    Iza
    Blog Menina fora de série <3
    https://meninaforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leyanne. Como vai? Ótimas dicas hein! O Skoob é bastante orático de usar, e embora eu não utilize todos recursos que esta plataforma oferece, ainda acho a melhor opção de organizar as leituras, embora as outras dicas também o sejam. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho super válido organizar as leituras. Antes eu não fazia isso e não tinha a noção de quantos livros eu comprava, ou lia no ano. Comecei com uma planilha no Excell, onde anotava as leituras que queria fazer no ano. Como dá para ir colocando abas, fui fazendo uma aba para cada ano, desde 2013, e vi o quanto meus gostos literários mudaram, assim como a quantidade de livros lidos. Depois comecei a usar o Skoob também, para ir anotando o histórico de leitura. Só é ruim porque alguns autores parceiros não tem os livros cadastrados por lá, então acabo ficando meio lá, meio na planilha do Excell, para saber quantos livros eu li de fato... hehe
    Tentei usar o Goodreads, acho que tenho perfil lá ainda, mas achei ele meio complicado de mexer e voltei para ficar apenas no Skoob mesmo... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das dicas!
    Eu uso o app do skoob para registrar todas as minhas leituras e no mês a mês uso o app do Trello, onde adiciono os livros lidos por mês e a capa de cada um. Fica um visual bem legal!

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]