resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] HQ Duna vol.1


Olá, leitores!

Páginas: 176 | Autor: Frank Herbert | Editora: Intrínseca | Gênero: Ficção científica, HQ | Ano: 2021 | Tradução: Ulisses Teixeira | Classificação indicativa: +14

Duna é uma obra clássica da ficção científica, lançada originalmente em 1965. A obra inspirou outras criações igualmente incríveis, como por exemplo, é possível notar uma certa semelhança entre Duna e Star Wars. A franquia possui elementos semelhantes, mas com histórias distintas. A originalidade de Duna sempre me chamou atenção, tendo um jogo político mesclado em uma trama intergaláctica.

Duna é também o nome do planeta destinado à família Atreides. Eles vivem em Caladan, um planeta vasto, repleto de água. O Duque Leto Atreides é designado pelo Imperador a comandar um feudo, ou seja, um planeta, chamado Arrakis. Por ser um lugar árido e raro em água, ele também é conhecido por Duna, o nome da obra.

As primeiras páginas da obra é repleta de jogo político, com a anunciação da mudança para Arrakis. Os preparativos não se resumem apenas a empacotar caixas, e sim a desvendar jogadas políticas por trás dessa mudança. Por outro lado, a história mostra um rival antigo do Duque Leto, o Barão Harkonnen. Ele é uma figura importante nessa questão política, e também está por trás de grandes planos para sabotar os Atreides.

Embora a HQ dê ênfase no Duque Leto, a maior figura dessa história é o filho do Duque, Paul. Ele é submetido a um teste no início, e possui um treinamento complexo em várias áreas. A importância de Paul fica clara desde o início pelo fato dele possuir uma conveniência enorme em habilidades, e por ele se encaixar em algumas predições.


A HQ é uma adaptação do livro Duna, que é uma leitura densa. Pela HQ ser dividida em diálogos e imagens, a história se torna mais fluida em comparação ao livro. Porém, a HQ também tira um pouco de informações que seriam facilmente discorridas na leitura do livro convencional.

Percebi que falas e pensamentos longos dos personagens são melhores desenvolvidos na obra original, o que dá ao leitor maiores informações e teorias sobre a história. Mas a vantagem da leitura ter sido adaptada para a HQ, é que ela encurtou isso, que também era o motivo para o livro se tornar tão denso e parado.

Com a fluidez adquirida pela HQ, a história fica mais envolvente, mas ainda sim é uma trama cheia de nuances que podem se tornar supérfluas para alguns. Reconheço que nem todos podem gostar da obra. Ela é mais voltada para a trama política e desenvolvimento de Paul, deixando de lado a magnitude do universo expandido da obra. Essa também é uma introdução que precede acontecimentos importantes da história, e foi adaptada com bastante fidelidade ao livro.

Recomendo muito para quem gosta de uma boa leitura repleta de estratégias e jogos políticos, e também para quem sempre teve vontade de conhecer a obra e ficou com medo de enfrentar o calhamaço.


ADQUIRA O EXEMPLAR NA AMAZON:

7 comentários:

  1. Olá, Leyanne

    Bacana você ter pontuado as diferenças entre o livro e a HQ. Imagino mesmo que algo se "perca" no processo, mas que bom que ainda é uma boa opção para quem quer se arriscar na história!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    É uma HQ bonita. Pena que a história (ou a maneira como é contada) não vai agradar a todos. Fico pensando: se Game Of Thrones fosse uma HQ, seria uma leitura "densa" também?

    Até!
    www.nsmoraes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Acho que o formato em HQ deve ajudar bastante quem não é tão apegado ao estilo.
    Eu leria os dois, mais pra se desafiar mesmo. Mas vou ver o filme clássico antes pra ficar por dentro da história.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne,

    Legal a proposta do Hq, ainda mais para quem não está com coragem de ler a obra.
    A trama é bem interessante, eu ainda prefiro a HQ.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leyanne. Tudo bem? Me parece uma boa HQ, embora exista as diferenças com o livro. Adorei as fotos e a resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Leyanne,
    TEM HQ???? NÃO SABIA!!!!!!!
    Jurava que era só o livro e como já ouvi muita gente falando mal da narrativa, nem me animei a ler, mas com a HQ pode ser um pouco diferente... Meu medo nem é o calhamaço em si, mas gastar horrores numa obra que não vai me agradar tanto, sabe?
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Leyanne, tudo bem?

    Adoro ficção científica e estou bem curiosa para conferir o filme. Acho normal a HQ acabar perdendo alguns detalhes na narrativa, mas sem dúvidas é uma boa opção para quem quer conhecer a história, porém tem receio de se aventurar em um livro mais denso como é o caso de Duna.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]