resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Filhos de Sangue e Outras Histórias


Olá, leitores!

Páginas: 240 | Autora: Octávia E. Butler | Editora: Morro Branco | Ano: 2020 | Gênero: Ficção científica, contos | Tradução: Heci Regina Candiani | Classificação indicativa: +16

Havia um tempo que os livros da Octavia estavam na minha lista. Bom, eu ainda não sabia por onde começar a ler as obras da autora, mas recebi Filhos de Sangue e Outras Histórias, um livro indicado justamente para quem quer iniciar a ler Octávia E. Butler, e foi por aí que decidi começar.

Minha primeira experiência foi muito positiva, e me deparei com uma escrita cativante e simples. Meu medo era não conseguir me adaptar a ficção que a autora escreve, e assim acabar sem entender muita coisa. Tive o prazer de me conectar com seus contos, alguns curtos, outros maiores, mas que tem seu objetivo em dar ao leitor lições facilmente adaptáveis ao nosso redor.

Os contos são, em sua maioria, de ficção científica, trazendo novos planetas, existência alienígena avançada, e a vivência deles com humanos. É como se a autora discutisse possíveis eventos que poderiam acontecer, e como estariam os humanos neles. Não só a tecnologia apresentada é fascinante, mas também a maneira de discussão dos assuntos nos contos.

Quem sabe o que nós, humanos, poderíamos oferecer em troca de um espaço habitável em um mundo diferente do nosso?

Ao final desses contos, há uma nota da autora falando sobre suas inspirações para a história, e a mensagem que queria passar. As notas, para mim, foram geniais em deixar a autora mais perto do leitor, tanto no quesito de falar mais sobre a história discorrida, quanto ser a própria autora em instruir o leitor a pensar sobre a mensagem.

O livro se divide em três partes, dentro dessas partes havendo os contos. A obra conta com alguns ensaios que a princípio imaginei serem bastante íntimos, e depois descobri serem relatos autobiográficos da Octavia, o que fez sentido serem íntimos. Se as notas da autora já haviam me deixado mais pertinho dela, esses ensaios estreitaram ainda mais essa relação de autor e leitor.

Me senti verdadeiramente como se conversasse com a autora em algumas situações. Meus questionamentos foram os mesmos que encontrei em suas notas, e minhas dúvidas sobre de onde ela vinha e suas dificuldades foram respondidas em seus ensaios. Octavia é uma mulher forte, guerreira, que teve seu trabalho muitas vezes negado e foi julgada por ser mulher e negra.


É espantoso o que podemos fazer simplesmente nos recusando a desistir.

Apesar de suas dificuldades, ela exala aprendizado, que outras pessoas podem tirar proveito e se sentirem inspiradas por ela. Eu, como mera leitora, me senti regozijada em suas lições. Apesar de ter me conectado com a autora e suas mensagens através da leitura, o início de alguns contos me deixou perdida, com a sensação de estar em algo novo, mas não saber bem o quê.

Essa sensação durou apenas até que a leitura fizesse sentido, ou seja, com o avanço da leitura, mas não foi algo que impediu que eu desfrutasse do livro, creio que tenha sido normal, devido esse ser meu primeiro contato. Por fim, a variedade das histórias foi algo positivo e gostoso de ler, algumas delas com plot twists incríveis.

Com a leitura curta, rápida e repleta de aprendizado, acho que comecei bem lendo Octávia por essa obra, e acho que seria uma boa indicação para quem quer fazer o mesmo que eu.


ADQUIRA O EXEMPLAR NA AMAZON:

10 comentários:

  1. Oi Leyanne, tudo bem?
    Quero muito ler essa autora, gostaria de começar por Kindred. Mas acho livros de contos excelentes pra um primeiro contato, e achei muito legal que tenham notas dela explicando seus pensamentos.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne, tudo bem?

    Estou vendo os livros da autora ganhar um bons destaque na blogosfera, mas ainda não tiver a oportunidade de ler nada dela. Fiquei bem curiosa com a sua resenha e achei interessante ela compartilhar com seus leitores, através de notas seus pensamentos.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  3. oi, tudo bem?

    confesso que nunca tive a oportunidade de ler algo da autora, mas sempre leio resenhas bem positivas acerca de suas obras. adorei a sua resenha, a história parece ser bem instigante... ah, e as fotos ficaram maravilhosas, como sempre!

    abraços,
    jurista geek

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Não leio muito do estilo, mas gosto de contos e estou bem ansiosa para conhecer as histórias da autora - que só leio elogios. Então amei a dica.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leyanne! Tudo bom?
    Octavia Butler é minha deusa e nada me faltará. Eu quero MUITO ler essa coletânea, mas o preço tá um pouco salgado pela quantidade de páginas. Tô só esperando uma promoção pra aumentar a coleção da autora!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Ainda não li nada da autora, mas gostaria, sempre vejo bons comentários sobre sua obra. Valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. Me apaixonei pela Octavia recentemente depois de ler Kindred e agora eu quero ler até a lista de supermercado dela kkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, mas amei a capa e a temática. Adorei a indicação! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Leyanne.
    Acho que vou pegar a dica porque eu tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora. Sempre vejo elogios aos seus livros, só não sabia por onde começar hehe. Assim que der vou comprar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leyanne. Como vai? Adoro os livros da autora. Este aí eu não li, mas certamente é um a obra excelente. Que bom que gostou. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]