resenhas

[Resenhas][slideshow]

Por que marcar livros?


Olá, leitores!

Há um tempo atrás a simples menção de passar um marcador de texto em um livro me aterrorizava. Alguns leitores tem ou já tiveram essa mesma sensação de que está destruindo um livro ao marcá-lo permanentemente. Essa minha versão de considerar os livros imaculados durou até pouco tempo atrás, quando eu comecei a sentir a necessidade de destacar trechos que eu gostava e optar por post its convencionais.

Acabei gostando de marcar com post its, mas em pouco tempo, fui além disso. Testei usar um marcador de texto em um livro que eu não tinha tanto apego emocional e a sensação foi de que eu estava maculando algo sagrado. Parece bizarro essa comparação, já que hoje em dia não sou mais assim, mas às vezes me surpreendo em quanto mudei em relação a isso.

Não acho que todos deveriam passar a marcar livros que leem. A decisão de fazer isso com meus livros, foi algo bem pessoal, e uma necessidade exclusivamente minha. Depois de passar pela estranheza de usar marcador de texto pela primeira vez, eu acabei comprando vários para testar.

Gostei da sensação de variar as cores conforme meu humor, ou combinar o marcador com a capa do livro. Até aí, eu estava marcando tanto com post its quanto com marcadores de texto. Logo após, eu abandonei post its definitivamente e passei a marcar somente com marcadores de texto.


O porque de ainda marcar com post its mesmo já marcando com marcadores de texto foi uma tática para aliviar minha consciência. Eu ainda estava insegura sobre rabiscar em um livro, algo precioso meu. Por isso eu pensava que, caso eu detestasse marcar os livros, poderia parar e continuar apenas com post its, já que não rasurava em nada.

Para mim, hoje é algo natural marcar meus livros e faço isso porque é uma forma de deixar um pouco de mim nas páginas. Quando eu reler a obra, verei os trechos que marquei anteriormente e saberei que eles foram importantes para mim. Portanto é uma maneira de relembrar isso.

Caso outra pessoa leia um livro meu, também irá ver um pouco de mim nas páginas ao se deparar com meus grifos. Ao chegar nas minhas marcações, quem está lendo irá saber que esses são trechos importantes. Com tudo isso, acho que os livros se tornam ainda mais marcantes para mim e intrinsecamente meus.

E você, também marca livros? O que acha disso?

8 comentários:

  1. Eu não marco os meus justamente por achar eles muitos sagrados, só de pensar em marcar me da agonia. Ao mesmo tempo que tenho muita vontade, no momento os post-it são bons mas eu queria marcar -aquele- trecho/frase específica sabe?, porém o medo é maior,Espero um dia conseguir. Amei seu post!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leyanne.
    Eu já fiz muito isso de marcar, mas sempre com lápis se quisesse apagar hehe. Hoje em dia não tenho mais esse hábito. O ruim é depois na hora de escrever a resenha que quero achar o trecho e não acho hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne, tudo bem?
    Não marco livros, mas também superei boa parte do meu apego a livros imaculados. Hoje se ele esgaçam um pouquinho ou dão uma amarelada, é porque foram muito bem usados. E isso é uma ótima coisa, eles cumpriram sua função.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne! Eu marco com tags, mas não risco ou passo marca texto, não consigo fazer isso. Mas acho que cada pessoa lê de uma maneira e se você curte fazer marcações, deve seguir assim. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Leyanne,
    Adoro quando a gente faz essa comparação de hábitos que não tínhamos de jeito nenhum e hoje passamos a adorar. O único tipo de marcação que faço também é com post it, e pessoalmente adoro os de tons pastéis da Faber Castell - são os melhores pra não passar pra outra página e coisas assim.
    Adorei a discussão que vc trouxe pra cá!
    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  6. Olá Leyanne,
    Foi tão bom ver como sua mudança aconteceu. Nós leitores, as vezes temos umas manias estranhas e é legal ler depoimentos assim. Eu não marco, um pouco por me incomodar aquela marcação definitiva, mas isso nem é o principal. Gosto quando o livro tem marcas de uso, que é algo que incomoda bastante outros leitores, e seguimos com o que nos agrada.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Leyanne,

    Acho que a gente precisa mesmo tirar essa idealização no objeto livro. É só um objeto e realmente vai ser mais valioso se vc usar para marcar sua passagem por ele.

    Eu ainda estou dando baby steps, marquei meu primeiro livro com post its esses dias. Eu leio bastante coisa no Kindle o que também é um empecilho, mas quem sabe logo não estou marcando com marca texto e fazendo anotações?

    Adorei o texto e boas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  8. Comprei um livro no sebo marcado com lápis, lápis de cor e anotações. Na capa o nome do leitor com data de 1956!
    Fico pensando sobre esta pessoa, se está vivo, o que fez, o que faz. Fico emocionado toda vez que pego este livro.
    Faço minhas marcas para os próximos que virão, incluindo minha filha atualmente com 6 anos.

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]