resenhas

[Resenhas][slideshow]

5 livros de ficção científica para quem quer iniciar a ler o gênero


Olá, leitores!

Ficção científica é um gênero que, apesar de gostar muito, me trás obstáculos pela complexidade de algumas obras. Gosto de livros do gênero que me envolvam e que me tragam uma resolução onde eu não fique perdida. Minha grande dificuldade, é entender tudo nesses livros, por isso opto por leituras mais leves do gênero.

Baseado na minha experiência, reuni alguns livros de ficção científica que achei delicioso de ler, e são maravilhosos para quem também quer começar a ler o gênero. Todos eles são leves, e tentei selecionar livros que tenham uma variedade para agradar os mais diversos leitores que queiram explorar ficção científica:

GUIA DE ALIMENTAÇÃO E CUIDADO DE UM BURACO NEGRO DE ESTIMAÇÃO

Essa é uma leitura maravilhosa para todas as idades, mas também pode ser indicada diretamente para crianças que estão entrando na pré-adolescência e prestes a conhecer mais de ciências. A protagonista é uma criança que adora astrofísica e perdeu o pai recentemente. Eles compartilhavam o amor pela astrofísica e o livro tem uma leveza e simplicidade ao mostrar como a personagem irá lidar com o luto. A autora também ensina conceitos físicos de forma mais simples, deixando o assunto ser absorvido de forma mais lúdica.
Veja a resenha AQUI.

A LONGA VIAGEM A UM PEQUENO PLANETA HOSTIL

O primeiro volume de uma série de livros com muita viagem estelar, conhecimento e diversidade. Esse é um livro com mais informações para lidar. Há uma infinidade de culturas e planetas para absorver e uma mistura entre espécies que, além de fascinar o leitor, trás críticas que podemos levar para nosso dia a dia. Cada livro da série possui uma história distinta, podendo ser lido independente de ter lido os demais.
Veja a resenha AQUI.

WARCROSS

Um livro ideal para quem adora um mundo futurístico com muita tecnologia. Além de trazer Emika, uma protagonista forte e inspiradora, tem uma forma genial de criar um mundo tecnológico sem fazer o leitor ficar perdido. O livro tem muita aventura, contendo jogos e competições, com uma boa dose de romance, assim como investigação. Ele é o primeiro volume de uma duologia já finalizada.
Veja a resenha AQUI.

MATÉRIA ESCURA

Nessa quarta indicação, trouxe uma das leituras que mais mexeram comigo. O livro é mais adulto, com um foco maior em conceitos físicos, com informações bem acessíveis. O diferencial da leitura, é a mistura entre temas mais complexos com lições pensativas. O livro, de certa forma, conversa com o leitor, trazendo reflexões acerca das nossas vidas, e tendo um enredo de tirar o fôlego. 
Veja a resenha AQUI.

À BEIRA DA ETERNIDADE

Tendo uma trama mais intrincada de assimilar, essa é uma ficção científica Young Adult, com personagens jovens, e uma história que discorre séculos a frente. O livro é rápido de ser lido, e uma ótima leitura para um público jovem. Ele nos obriga a pensar e criar teorias pela trama ser envolvente,  e ter ótimos plots.
Veja a resenha AQUI.


ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON:

9 comentários:

  1. Olá,
    Sou bem curiosa pra ler Matéria Escura e Warcross. São os que leio mais elogios!

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Eu tenho muita curiosidade em começar a ler ficção científica, mas, ao mesmo tempo, fico pensando que a leitura pode ser muito complexa. Já peguei essas dicas e vou começar experimentando esses que você indicou.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ótimas indicações suas. Ao contrário de você, eu amo scifi e saio devorando tudo, é bem minha zona de conforto... rs
    Eu colocaria nessa lista a série de A dobra no tempo, da Madeleine L'Engle, que é mais voltada para o público infanto-juvenil, mas caiu nas minhas graças, por trazer vários conceitos de física quântica, que acaba sendo lúdico até para adultos. Como é para um público mais novinho, se você pretender ler algum dia, recomendo que vá sem muita expectativa com relação ao final... rs Mas são boas histórias.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Nossa, já ouvi falar de muitos desses livros. Mas não li nenhum...rsrsrs. Falta tempo :(
    Vou salvar essa listinha em algum lugar.

    Até!
    www.nsmoraes.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leyanne

    Eu não curto muito ficção científica. Foram poucos os que eu li na vida e nenhum de fato me agradou. O último que tentei ler foi "É assim que se perde a guerra do tempo" e achei muito chatinho, além de ter ficado boiando em alguns momentos. Consumo mais o gênero em filmes, mas mesmo assim evito. Tenho "À beira da eternidade" aqui, mas nunca li.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leyanne. Como vai? Sci-fi é um dos meus gêneros literários preferidos. Eu li todos estes que você listou. Muito boa sua dica para os leitores iniciantes de ficção científica. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada por NÃO indicar os clássicos que várias listas repetem por aí!

    "Nossa, mas os clássicos..." Os clássicos não são indicados para quem vai começar a ler ficção científica. Se a pessoa começar por Duna é capaz que largue e ache que ficção científica é chata, que deve ser o que aconteceu com uma das moças que comentou mais acima. Depois que a pessoa estiver mais acostumada e versada em FC, aí ela pode pegar os clássicos.

    Outros livros que você pode gostar: Lua de Larvas, de Sally Gardner, Guerra do Velho, de John Scalzi, A torre acima do véu, da Roberta Spindler, Interferências, de Connie Willis e na Amazon tem muitos autores nacionais escrevendo FC, tipo eu! Tem muita FC sem ser os clássicos pra quem fica meio perdido das ideias.

    ResponderExcluir
  8. Oi Leyanne, tudo bem?
    Warcross é incrível, o primeiro especialmente. Mesmo não sendo superfã de ficção científica, fui arrebatada por ele. Sugiro a leitura de Desafiando as Estrelas, caso não tenha lido ainda.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Oi Ley! Eu não leio muito do gênero, mas A Beira da Eternidade eu li e gostei demais. Quero conferir Warcross que é de uma autora que amo e Matéria Escura também, pois curti muito outro do mesmo autor. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]