resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Uma Tocha na Escuridão [Livro #2]


Olá, leitores!

Páginas: 434 | Autora: Sabaa Tahir | Editora: Verus | Ano: 2017 | Gênero: Fantasia, Young Adult | Tradução: Jorge Ritter | Classificação indicativa: +14

*Esta resenha pode conter spoilers de Uma Chama Entre as Cinzas

Depois de conhecer Uma Chama Entre as Cinzas, me comprometi em continuar a ler a sequência. Porém, um lado bem medroso meu estava completamente apavorado de sofrer novamente com a leitura. Sabaa Tahir trás em seus livros acontecimentos marcantes não só para os personagens, mas também para os leitores.

Uma Tocha na Escuridão é o segundo livro da série e inicia em uma fuga frenética. A autora engata a história bem quando Elias e Laia estão fugindo pelo Império em busca de sobrevivência e para tentar resgatar o irmão de Laia, Darin.

Até então, o que se conhecia de Darin são apenas vislumbres. Ele livrou Laia de um terrível fim quando mandou que ela fugisse de um ataque de Marciais no início de Uma Chama Entre as Cinzas, tendo sido preso por eles logo em seguida. Laia ao longo da história descobriu que Darin poderia ser uma esperança para os Eruditos, seu povo, podendo fabricar aço sérrico, algo capaz de fazê-los lutar por liberdade.


A maioria das pessoas - diz Cain - não passa de lampejo  na grande escuridão do tempo. Mas você, Helene Aquila, não é uma faísca que se consome rapidamente. Você é uma tocha na escuridão... Se tiver coragem de se deixar consumir pelas chamas.

O desejo de liberdade é sempre presente nesses livros, com Laia sendo uma protagonista feminina forte em busca de uma chance de sobrevivência para seu povo. A personagem se mostra bem mais forte nesse livro, e as tragédias que passou, serviram para deixá-la ainda mais determinada. Ela é como uma força e sua garra é inspiradora.

Neste livro, Elias se mostra mais decisivo em suas escolhas. No livro anterior ele ainda era um Máscara, e apesar de compadecer do sofrimento dos Eruditos, vivia em uma corda bamba. Já era de esperar que ele escolheria certos lados, mas não fui capaz de prever sua dor e, por sua vez, a minha também.

Essa será uma leitura que irá forjar os personagens e os fará passar por coisas inimagináveis. Nem mesmo o leitor estará isento do sofrimento. A leitura trás surpresas que, para meu espanto, fui capaz de acertar. Desconfiei do personagem certo, contudo, as revelações foram além do que eu supus. Acabei o livro percebendo que o que eu sabia quando iniciei a leitura, era apenas um terço da magnitude do que ela se torna.

Gosto de ver universos se expandirem assim. Para mim, isso é algo que nunca se torna chato. A expansão da história dá um novo gás na leitura e conecta informações novas que se tornam complementos ótimos. A correria dos personagens me prendeu bastante, e tudo que eu podia pensar era o que aconteceria nos próximos capítulos.


Os capítulos são curtos e urgentes. Dessa vez, temos a visão frequente de Helene como narradora. Ela compartilha a narração com Elias e Laia, personagens da qual já estava acostumada ler capítulos. A adição de Helene como narradora me fez torcer o nariz no início pois a personagem não me cativou nenhum pouco no primeiro volume.

Foi uma surpresa imensa que, durante o avanço da leitura, eu tenha me acostumado com seus capítulos e até mesmo gostado da personagem. Essa é a prova de que a autora faz com seus leitores o que bem entender. Eu jamais iria imaginar estar torcendo por Helene.

Quando o medo tomar conta de você, use a única coisa mais poderosa e indestrutível para combatê-lo: o seu coração.

Bom, surpresas, revelações, sofrimento e reviravoltas é o que encontrei nesse volume. Senti muita falta de um mapa, ainda mais que no livro anterior. Eu adoro acompanhar a viagem dos personagens por mapas, e apesar de haver um mapa do Império retratado no livro, a edição não vem com ele. Por isso procurei por mim mesmo o mapa da história e segui a leitura dando uma espiada nele sempre.

Imagino que as revelações não irão acabar nesse livro, tendo ainda mais dois para concluir. Nem tudo aconteceu como eu esperava. O casal que eu shippava não ficou junto, mas a leitura foi superior às minhas expectativas tendo um desenvolvimento de enredo e personagens incríveis, assim como um desfecho com ótimos ganchos.



LEIA A RESENHA DE UMA CHAMA ENTRE AS CINZAS AQUI.

ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON:

7 comentários:

  1. Não conhecia este livro nem o autor! Obrigada por partilhares! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne!
    Li o primeiro livro, mas não gostei o suficiente para prosseguir com a série. Bom saber que a Laia evoluiu nesse segundo volume porque achei ela super reclamona no anterior haha. O único personagem que eu tinha gostado mesmo era o Elias! <3 gostava da Helene, mas nem tanto kkk.
    Amei sua resenha!

    Bom final de semana!
    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  3. Ei, Leyanne! Tudo jóia? Eu estou enrolando em um nível estratosférico para ler o primeiro volume dessa coleção, mas tenho fé que uma hora eu crio vergonha na cara! Esse livro parece ser cheio de emoções e ação, uma coisa que eu gosto muito são histórias que passam essa sensação de urgência, adorei! E sobre a tal da Helene é incrível como a gente vai do amor ao ódio com um personagem. (Tirando a Taryn de príncipe cruel, que eu só tenho raiva Kkkkk). Beijocas!

    Books House


    ResponderExcluir
  4. É maravilhoso quando a história se mantém maravilhosa ao longo dos volumes. Eu sempre fico chateada quando o segundo volume destrói todas as minhas expectativas de um começo matador...
    Que bom que a leitura está funcionando para você e que continue assim. ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Fui ler a primeira resenha pra acompanhar .
    Eu até gosto de livros assim , mas não é meu genero preferido
    Mas é tão bom quando a sequencia acompanha a expectativa ne?
    Bjs

    Todas as Coisas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leyanne. Como vai? Que bom que curtiu a leitura, a obra parece incrível! Sua resenha está maravilhosa. Adorei as fotos também, ficaram lindas. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leyanne.
    Comentei primeiro na resenha do terceiro livro hehe. Eu gosto muito quando temos essa surpresa boa no segundo livro de a história se expandir e a gente perceber que o primeiro livro era só a ponta do iceberg hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]