resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] A Lista de Convidados


Olá, leitores!

Páginas: 304 | Autora: Lucy Foley | Editora: Intrínseca | Ano: 2021 | Gênero: Suspense, Thriller, Mistério | Tradução: Maria Carmelita Dias | Classificação indicativa: +14

Da mesma autora de A Última Festa, A lista de Convidados foi o livro de fevereiro do Intrínsecos, o clube de leitura da Editora Intrínseca. Ainda não li a primeira publicação de Lucy Foley pela editora, de alguma forma, o livro não me chamou atenção, mas fiquei animada para ler esse.

Gosto de me arriscar a ler livros sem ler a sinopse, porém gosto de conferir resenhas. Como comecei a ler A Lista de Convidados logo que chegou, decidi realizar essa leitura no escuro mesmo, sem saber absolutamente nada sobre a história. O início do livro, para mim, foi morno. A autora não entrega muita informação e tudo que dá para saber é que haverá um casamento em uma ilha isolada, e os convidados, entre outras pessoas, narrarão a história.

Esse lugar é suficiente para fazer qualquer um acreditar em fantasmas.

Como não havia muito para formar uma opinião, meu palpite foi que haveria algo de misterioso e sombrio com a ilha. Os narradores não nos entregam muito também. O que conhecemos é apenas sobre eles mesmos e a relação que têm com os noivos.

Bom, é justamente nessa parte que o livro se desenvolve. Os  personagens são o ponto crucial para que tenhamos uma ideia do que acontecerá. O casamento organizado na ilha é obscuro, e meu palpite sobre a ilha esconder algo perdurou até o final.


Tudo na ilha soou misterioso: houveram rituais religiosos; não há habitantes; e nela já foram descobertos corpos. É muito fácil desconfiar disso tudo. O livro não dá uma imagem de um casamento feliz. Na verdade, senti uma tensão desde o início e imaginei como esse casamento poderia dar certo se o ambiente exalava mistério e os personagens são ainda mais difíceis de confiar.

Minha impressão imediata sobre os noivos do casório não foi satisfatória. Jules, a noiva, se mostrou uma mulher de garra, mas com opiniões que não me agradaram. Seu noivo, Will, foi receptivo com todos, passando uma imagem de homem perfeito, e isso me fez desconfiar dele.

Ele é tão... bem, só tem uma palavra de verdade para ele: perfeito

Os noivos e seus convidados foram uma junção bem inusitada. Ao mesmo tempo que são narradores, nem todos são confiáveis. Através de suas percepções, somos capazes de observar flashbacks que ajudam diretamente para que tenhamos uma noção de onde essa história irá parar.

Os personagens iniciam a narração no dia anterior ao casamento, mesclando com capítulos que mostram o casamento ocorrendo, logo quando algo de errado aconteceu. Como é nebuloso, fiquei boa parte do livro tentando achar o que houve e tentando direcionar minha desconfiança para o lugar certo.


E grande parte do casamento, já percebi, é feito de aparências.

O suspense me fez pensar no que poderia ter acontecido para que os narradores tivessem algo em comum. Várias teorias passaram pela minha cabeça, e ao longo do livro, há dicas o suficiente para que possamos encaixar as peças, descobrindo a resposta exata desse quebra cabeça.

O ritmo da história é lento, mas a escrita é fluida. Não é uma leitura pesada, apesar de haver gatilhos de automutilação. Aqui, a autora também trabalha em outras questões, como as relações familiares entre os personagens. Os capítulos são curtos e rápidos, e a grande quantidade de pessoas narrando não interfere na história fazendo com que o leitor se perca.

Tudo parece ter mudado nesta ilha, como se o lugar estivesse causado isso e tivéssemos vindo parar aqui por algum motivo.

A história cumpre seu objetivo entregando um suspense com plots surpreendentes, mas peca na confusão do início. A forma vaga com que a história toma forma tem seu lado bom e ruim. Ao mesmo tempo que nos deixa instigados para tentar descobrir o que acontecerá, também nos deixa perdidos sobre quem iremos desconfiar.

Para minha primeira experiência com a autora, considero que foi muito positivo. Gostei dos pontos com que ela trabalhou ao me fazer desconfiar dos narradores. Os personagens também foram bem desenvolvidos, trazendo escolhas e sentimentos reais. Quanto ao final, ele fechou a história de uma forma satisfatória, com alguns pontos em aberto, porém tendo uma resolução na questão principal.


16 comentários:

  1. Oi Leyanne!

    Eu tava sumida mas voltei!

    Essa autora gosta de uma festa, neh não?! hahahaha

    Eu gosto quando tem mais de um narrador e ainda mais quando eu não sei em qual confiar. Eu sou muito fã de thrillers, mas ultimamente não ando na vibe.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz por ter você por aqui <3. É maravilhoso quando o autor nos confunde assim haha.

      Excluir
  2. Olá
    Eu não consigo resistir e sempre leio a sinopse do livro (filme ou série) :D
    Gostei de saber que é um suspense com plots surpreendentes, gosto disso nos livros desse gênero, e já fiquei interessada em ler.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei o plot! Fico feliz em ter despertado seu interesse!

      Excluir
  3. Oi, Leyanne! Tudo bom?
    Eu gostei tanto dessa leitura! Não esperava muito da história e por isso fui surpreendida. Todo o esquema da ilha e de ela dividir os capítulos entre os participantes da festa e a situação de 'quem foi a vítima quem matou?' me fisgou muito. Foi bem uma partida de Detetive mesmo, e daria uma ótima adaptação!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me senti bem detetive também. A ideia de uma adaptação é ótima!

      Excluir
  4. Ahh esse livro esta na minha listinha, estou super curiosa para ler ele!
    amei sua resenha!!
    Beijos
    Taty
    https://conclusoesliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Devia ter jogado na mega-sena por ter acertado que esse era o livro de fevereiro. Eu quero encaixar ele na tbr de março e amei demais o brinde !!!!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já brinquei horrores com o brinde hahaa.

      Excluir
  6. Olá, Leyanne.
    Eu li esse livro na semana passada, inclusive será minha próxima resenha, e gostei muito. Estava com medo porque vi muita gente falando que era cópia do outro dela e só vi resenhas negativas dele. Mas agora quero ler ele também hehe. Só não dei nota máxima porque achei que ficaram faltando algumas coisas no final.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi muitas pessoas comentando o mesmo e adorei ser surpreendida!

      Excluir
  7. Oi Leyanne,

    Eu nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade em conhecer sua escrita.
    A trama é bem intrigante! vou colocar na lista de leitura, mas acredito que vou curtir bastante.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro tramas assim, espero que se surpreenda assim como eu.

      Excluir
  8. Oi, Leyanne. Tudo bem? O livro parece ser muito bom, ainda mais para mim que adoro suspense. Suas fotos são maravilhosas e a resenha também. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha ❤️
    O livro parece ser ótimo

    Quem não ama um pouco de caos, não é mesmo?

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]