resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] HQ Nimona


Olá, leitores!

Páginas: 272 | Autora: Noelle Stevenson | Editora: Intrínseca | Ano: 2016 | Gênero: Fantasia, Ficção Científica, Infanto-juvenil | Tradução: Flora Pinheiro | Classificação indicativa: +12

Nimona era uma HQ que estava na minha lista de desejados há um bom tempo. Fazia parte daquelas leituras que achamos muito interessantes, mas acabou ficando na lista de leituras até que uma vontade repentina de ler surgiu. Quando me animei novamente para ler Nimona, fiquei determinada a conhecer a história. Esse é um quadrinho de fantasia com uma garota anti-heroína como protagonista.

O protagonismo de Nimona é o que faz da leitura diferente e sensacional. Nimona tem uma presença marcante, sempre repleta de ideias típicas de vilãs. Ela inicia sua aventura propondo ser a comparsa de Coração-Negro, o maior vilão do reino e arqui-inimigo do herói Ouropélvis.

Coração-Negro aceita Nimona como ajudante, mas seu estilo vilanesco é bem diferente do que eu imaginava. Ele é um personagem mais anti-herói do que vilão, tendo princípios próprios e atitudes tanto heroicas quanto más. Sua relação com o herói Ouropélvis é antiga. Ambos já foram amigos, porém alguns acontecimentos os transformaram em inimigos declarados.

Contudo, até mesmo essa rivalidade é mais uma rixa do que algo mortal. Os inimigos tem atitudes leves um com o outro, por vezes interagindo apesar dos conflitos. Nimona entra nessa antiga disputa determinada a virar as chances a favor de Coração-Negro. As coisas desandam a partir daí.

Por estarem tão acostumados a um conflito costumeiro e antigo, Nimona tem um peso enorme nessa relação, contando com poderes invencíveis e um passado nebuloso. Anti-heróis com um passado sombrio são meu ponto fraco, e não foi difícil gostar de Nimona. Ela é prática, com ideias lógicas e personalidade marcante.


É difícil vê-la como apenas uma criança, como todos a chamam, mas creio que ela seja uma garota entrando na pré-adolescência, com toda a coragem que lhe provém. Os combates entre heróis e vilões são frequentes, com muito clichê de fantasia, mais a adição do protagonismo de Nimona. O resultado é uma história com muitas cenas de ação, diversão e revelações.

Desde o início, a natureza de Nimona é desconhecida, mas aos poucos vamos aprendendo mais sobre ela. Outros pontos explorados, são a relação de amizade entre ela e seu chefe, que no decorrer da história ganha destaque, e o passado dos arqui-inimigos Ouropélvis e Coração-Negro.

A HQ proporciona uma mistura de ficção científica, com seus experimentos, noticiários, armas e tecnologia avançada, contrastando com a fantasia marcada na trama pelos trajes, embates, seres mitológicos e uma gama de outros elementos clássicos em leituras fantásticas.

É uma trama que nos faz querer devorar a história, sendo divertida, ao mesmo tempo que sombria. Isso é um equilíbrio bom para o enredo, com um final igualmente incrível. Finalizei a obra apaixonada por Nimona e querendo mais, porém tive que me contentar com esse volume ser único.


ADQUIRA O EXEMPLAR NA AMAZON:

16 comentários:

  1. Oi Leyanne, tudo bem? Eu li várias criticas positivas a essa HQ, já faz muito tempo que está na minhas lista, eu preciso dar prioridade pra ela, parece de fato incrível!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu demorei para ler, mas finalmente dei prioridade e adorei. Espero que a leitura seja tão boa para você quanto foi para mim.

      Excluir
  2. Olá,
    Fiquei bem animada pra ler, ainda mais que dias atrás li várias pessoas elogiando - também - pelo meu twitter depois que a Disney cancelou a adaptação da BlueSky.

    Agradeço imensamente por suas "participação" no aniversário do Canto e suas belas palavras. hihi
    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei bem chateada com o cancelamento :(

      Excluir
  3. Oi, Leyanne. Como vai? Fiquei com vontade de conhecer mais sobre Nimona. Parece uma HQ incrível. Ótima resenha. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma hq incrível, super recomendo. Bjs.

      Excluir
  4. Oi Leyanne,

    Eu só vejo elogios sobre essa HQ. Desde que lançou coloquei na lista de leitura, mas ainda não peguei para ver.
    Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler ela.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava esperando o momento certo para ler e não me arrependi de ter realizado a leitura, foi sensacional!!

      Excluir
  5. Oi Leyanne,
    Essa HQ ta na minha lista de desejados faz muito tempo, tenho certeza de que vou me encantar tanto quanto você!

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a leitura seja igualmente incrível!!

      Excluir
  6. Olá, Leyanne.
    Eu lembro de ter visto essa HQ antes, mas ainda não tinha lido resenha. E já me interessei porque depois que li Vilão fiquei bastante curiosa com livros de anti-heróis.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilão parece que abriu meus horizontes para leituras com esse tema haha.

      Excluir
  7. Oi Leyanne,
    Eu conhecia a HQ porque vi a Intrínseca divulgando, mas confesso que não me atentei sobre o que seria. Gosto dessa pegada sombria, não sou muito fã de ficção científica, mas vale conhecer a obra!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ficção é sutil e super divertida, eu amei conhecer a obra!!

      Excluir
  8. Oi Leyanne, tudo bem?

    Sempre li resenhas positivas dessa HQ, mas ainda não tive oportunidade de ler. Gosto bastante de ficção científica e saber que autora conseguiu dar um toque mais leve e divertido ao estilo me deixou ainda mais curiosa para conhecer a história.

    Outro ponto que me chamou atenção é o fato de protagonista flertar com o lado "negro da força". Normalmente as narrativas sempre focam na luta de bem contra o mal e ter uma obra que trabalha os dois lados que todos nós seres humanos temos deve ter deixado tudo bem mais interessante.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  9. Eu ando amando tanto conhecer o mundo tão grande dos quadrinhos(uma hora chamo de Graphic(acho chic) outras de quadrinho e outras de Hq, mas pra mim é tudo a mesma coisa rs
    Eu já estou namorando esse quadrinho pelas ilustrações impecáveis e vou ser sincera em dizer que não vejo a hora de poder conferir!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]