resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] HQ Coragem


Olá, leitores!

Páginas: 224 | Autora: Raina Telgemeier | Editora: Intrínseca | Ano: 2020 | Gênero: Infanto-Juvenil, Hqs, Autobiografia | Tradução: Giu Alonso | Classificação indicativa: livre

Coragem foi uma leitura sensível que me deixou encantada. Ele trás o cotidiano de uma garota, assim como seus medos. A HQ é um relato autobiográfico da autora, então iremos acompanhar a pequena Raina bem quando ela está começando a entrar na puberdade.

O ambiente escolar e sua família são bastante presentes aqui, que geralmente é onde mais estamos nessa idade. Os acontecimentos são corriqueiros, com certas doses de humor, bem normais para crianças nessa idade. Raina aos poucos está crescendo e com isso seus medos podem estar mais próximos da superfície.

Raina começa a apresentar dores de barriga e vontade de vomitar aparentemente do nada. A princípio sua  mãe imagina que seja alguma doença, mas os sintomas persistem e voltam eventualmente. Após investigar e não dar em nada, esses sintomas evoluem para um medo persistente da palavra vômito, assim como o surgimento das dores em certos momentos.

Lauren me explicou que medos muitas vezes não fazem sentido mesmo... Mas que todos nós temos algum nível de autocontrole. Então talvez... Eu pudesse aprender a ter controle sobre os meus medos também.

Sua mãe então decide levá-la à terapia. Uma criança como Raina sofre mudanças conforme cresce e às vezes o ambiente em que vive pode ser assustador, mesmo que não pareça. Com Raina na terapia, é um dos pontos do livro que achei genial para a autora desenvolver.

Muitos problemas podem ser melhorados também com terapia, e para crianças que precisam, é importante dar esse passo. O livro serve como um informativo de que esse tratamento não é exclusivo para quem tem alguma doença clínica, e sim para qualquer um que precise de ajuda e não saiba o que está acontecendo. Lidar com coisas novas, sentir medo de mudanças, entre outros, são normais em qualquer idade e é justo procurar ajuda.


Como não me estressar? A vida era muito estressante!

Iremos acompanhar o desenvolvimento da Raina conforme a terapia avança, e como seu corpo e mente aceitam seu crescimento. A leitura é dinâmica, trazendo fatos do dia a dia de uma criança que podemos facilmente associar a algo que já nos ocorreu. Por ser um relato autobiográfico, a leitura tem um peso maior e me fez imaginar quão difícil foi esse processo, assim como a felicidade em saber que o apoio fez toda a diferença.

Os pais de Raina, assim como amigos, são presentes e essenciais para sua melhora. Raina passa por crises de pânico e ansiedade que podem ser assustadoras. Ter um amigo ou o apoio da sua família foi um ponto importante. Através dessa história podemos nos sensibilizar por situações assim e tentar detectar quando uma criança ou qualquer pessoa precise de ajuda.

A HQ é fofa, rápida e pode ser lida em qualquer idade. Ela pode ser tanto um informativo, quanto uma leitura que irá lhe abrir os olhos sobre assuntos que às vezes são damos tanto crédito. Aprender com essa leitura é inevitável, assim como se emocionar.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

13 comentários:

  1. Olá, Leyanne.
    Fiquei muito interessada em ler essa HQ. Parece ser de muita ajuda para quem está nessa faixa etária. Lembro do meu sobrinho quando ele começou o ensino médio que pegou uma dor de barriga que não sarava e era emocional por medo de não se adaptar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima hq para introduzir o leitor nesse assunto <3

      Excluir
  2. Eu quero muito ler essa HQ pois parece ser fofo e divertido, ao mesmo tempo que trata de assuntos sérios.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leyanne. Como vai? A HQ parece-me ótima não é mesmo! As fotos ficaram excelentes. Que bom que a leitura lhe agradpu. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah, que linda essa leitura! Realmente terapia faz mudanças incríveis na vida de uma pessoa. E ter uma leitura que ajude nessa divulgação é maravilhoso, pois mostra que não é nenhum bicho de sete cabeças, pelo contrário. Que bom que te foi uma boa leitura.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a abordagem desse tema na hq. Com certeza é importante trabalhar isso.

      Excluir
  5. Oi Leyanne, tudo bem?
    Adorei a dica, especialmente por trazer esse exemplo tão positivo da terapia. Se mais pessoas fizessem o mundo seria um lugar melhor.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu não conhecia a HQ, mas achei bem legal o conteúdo apresentado e acho que a galerinha mais jovem aproveitaria bem a leitura, assim como os mais velhos também. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vou indicar para qualquer idade haha. É uma hq deliciosa.

      Excluir
  7. Estou ansioso para ler tbm apesar de dar de presente para uma amiga kkk.... estou esperando a hora certa para entregar que no caso será amanhã " para ser específico meia noite" kkkk nesse exato momento são 19:47 e tbm estou ansioso pra ler essa AHQ muito obrigado espero que seja bom mesmo kkkk

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]