resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Dossiê Macabro: Táxi


Olá, leitores!

Páginas: 220 | Autores: Alysson Steimacher e outros autores | Editora: Diário Macabro | Ano: 2020 | Gênero: Terror, Suspense, Contos | Classificação indicativa: +16

Acredito que a maioria das pessoas já pegou um táxi para ser levado a algum lugar. O meio de transporte é tão corriqueiro que fica fácil imaginar várias situações acontecendo com eles. Também já ouvi diversas histórias sobre táxis e algumas nem são tão boas assim.

Essa antologia trás um tema tão comum e ainda aproveita de um vasto campo para explorar suas histórias de mistério, terror e suspense. A leitura não nos prepara para o que exatamente virá, mas de uma coisa eu posso deixar claro: é possível que você não veja um táxi da mesma maneira após finalizar essa leitura.

Os contos presentes na antologia variam entre um terror psicológico e sobrenatural, mas também há histórias de cunho mais macabro, com violência e uma visão da maldade crua do ser humano. Para um fã de histórias de terror rápidas, essa obra será um prato cheio.


Nunca sabemos quem será nosso próximo cliente, nem para onde ele irá, nem o que resolverá fazer durante a corrida.

Ao longo de vinte contos, experimentei o mais puro desespero pelos personagens e acabei imaginando: "e se tais coisas acontecessem comigo enquanto eu pego um táxi?". Esse pode ser um pensamento natural ao lermos a obra. Mesmo tendo táxis como objeto em comum entre todos os contos, as histórias não estão ligadas.

Há uma variedade de quem será o antagonista de cada conto, portanto nem sempre é o taxista. Até mesmo os próprios passageiros por vezes são os vilões, ou alguma força sobrenatural. Com essa variação, mesmo a antologia sendo focada em histórias envolvendo algo comum, não fica repetitivo.

Alguns contos me deram um medo mais real. É preciso ficar atento se você está pronto para adentrar  essa história. A leitura pode deixar o leitor desconfortável em alguns momentos por ter cenas de violência.


[...] Quando um passageiro entra em um táxi, ele é uma completa incógnita, pode ser qualquer um: psicopatas, padres, policiais, pedófilos, patricinhas e playboys, todos já andaram em um táxi um dia. [...]

A edição não me chamou atenção de início e foi somente quando avançava na leitura e dava uma olhada no sumário e na ilustração inicial, que notei que nessa ilustração havia referências de todos os contos, a maioria sendo objetos que fizeram diferença nos contos. Achei essa fonte de informações genial e quando descobri, continuei lendo e espiando a ilustração para encontrar novas referências que ligassem a novos contos.

Tive o prazer de receber a obra do autor Alysson Steimacher, que escreve o conto O Último Cliente, a última história dessa antologia. Seu conto foi perfeito para quebrar a tensão que o leitor sente nos demais. Gostei da forma descontraída como o autor mesclou informações e mexeu um pouco com o sobrenatural. Ele usou um humor mórbido que fechou a antologia deixando o leitor com uma sensação mais leve.


24 comentários:

  1. Oi Leyanne,
    Não sou muito de contos, mas leria mais os psicológicos do que os sobrenaturais.
    Esses mais místicos, não são muito pra mim, infelizmente...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia! Obrigada por partilhares! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leyanne. Como vai? Contos sobrenaturais e de suspense são ótimos! Que bom que curtiu a leitura. As fotos ficaram maravilhosas. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro livros assim! Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Olá, Leyanne.
    Aqui no caso seria os motoristas de aplicativo porque Taxi custa os olhos da cara hehe. E já morro de medo com as histórias reais desses aplicativos imagine se ler esses contos então. Como sou muito medrosa vou deixar passar a dica hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Leyanne! Eu sou meio cismada com táxis e acho que se ler a obra, a cisma vai piorar. Eu não conhecia este livro e nem a editora, vou ficar de olho em outras publicações deles. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É capaz da obra afetar ainda mais sua cisma. Eu entendo <3

      Excluir
  6. Achei essa ideia genial. Meu pai era taxista e ele de vez em quando contava umas histórias bem inusitadas de passageiros. E sim, também conheço muita gente que tem medo de pegar taxi por conta de uma situação constrangedora ou até que saiu no jornal. Não sei como me sentiria lendo essa antologia, mas fico feliz que a leitura funcionou para você.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inusitado se encaixa perfeitamente em definir essas situações haha.

      Excluir
  7. Oi, Leyanne! Tudo bom?
    Socorro eu já morro de medo de pegar táxi, uber, etc sozinha naturalmente, imagina lendo isso UHASUHASUHASUHASUHASUH não tenho psicológico pra ouvir histórias de situações que envolvam transportes do tipo :P

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo se manter longe porque realmente pode afetar o psicológico.

      Excluir
  8. Oi Leyanne, tudo bem?
    Gosto muito de livros de contos, especialmente se forem de mistério. Adorei a proposta desse e certamente leria.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Ele tem uma diversidade de contos ótimos par quem curte esse gênero.

      Excluir
  9. Nossa, parece uma antologia bem interessante. Olha, eu sempre tive pé atrás em entrar em táxi kkkkkk mas confesso que, se não fosse o título da antologia, eu acharia que tinha uma pegada meio Táxi do Gugu kkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, nem tinha associado. Táxis dão um ar de mistério logo.

      Excluir
  10. Oi!

    Preciso ler esse livro!!!
    Não é segredo que amo contos de terror (escrevo exatamente esse tipo de conto ne...rsrsrs) e estou sempre em busca de inspiração. A última vez que li algo realmente inspirador foi Poe. Agora vou puxar para a lista esse livro.
    Amei!

    Até!
    nsmoraes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poe é incrível!! Espero que goste desses aqui!

      Excluir
  11. Confesso que não sou de ler muitos contos, mas eu amei conhecer esse! Arrasou na indicação. <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a dica, fiquei super curioso para conferir
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]