resenhas

[Resenhas][slideshow]

Retrô Tudo 2020 - Livros [Melhores leituras, autores, entre outros]

 


Olá, leitores!


Chegou o momento da retrospectiva 2020 e resolvi trazer o #RetroTudo2020 , criado pela @namanita e @done.em , para resumir meu ano em várias categorias. Assim, nesse primeiro post, irei fazer uma retrospectiva de como foram as leituras. Eu gostei da forma como eles decidiram estipular as categorias e perguntas (foi bem melhor do que eu faria, já que eu estava imaginando como iria tentar resumir meu ano por aqui haha).


Minhas leituras tiveram altos e baixos. Em janeiro tive ressaca literária, porém também tive leituras maravilhosas. Após isso, veio a pandemia e a quarentena. No início de março eu já estava isolada em casa e com planos de colocar as leituras em dia. Eu tinha tantos livros para ler que me atropelei nas leituras (típico), mas ainda sim li bastante durante esse período.


De setembro para cá, minhas leituras despencaram pela falta de tempo e pelas leituras acumuladas. Meu final de ano está sendo mais tranquilo, com leituras diversas e mais leves também, porém, meu ritmo está um pouco lento. Esse ano não estipulei metas literárias e estou feliz com isso. Assim, eu não me cobro. Ainda sobre minhas leituras, em 2020 eu também saí da zona de conforto, conhecendo vários autores novos e me aventurando por gêneros que eu pouco lia, assim tendo diversas experiências literárias.


Com tudo isso, vamos ao Retrô Tudo 2020 - Livros:


O LIVRO COM MELHOR CAPA


Dos lidos, vários se destacam, mas escolhi três livros impecáveis:

Coraline;

Filhos de Sangue e Osso;

Vitorianas Macabras.


LIVRO COM PIOR CAPA


Quase sempre há algo na arte da capa que eu gosto, porém, para responder a essa categoria, escolhi Namorado Modelo por eu não curtir esse estilo de capa.


O AUTOR QUE MAIS ME SURPREENDEU


Becky Albertalli foi apenas uma das que me surpreendeu bastante esse ano. Li três de seus livros e achei super fofos. Foram leituras que me prenderam bastante. Outros autores que me surpreenderam foram Marissa Meyer, com seu livro Renegados; Lucas Rocha, com o livro Você Tem a Vida Inteira; Mackenzi Lee, com o livro incrível O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude, entre outros autores maravilhosos.


O AUTOR QUE MAIS ME DECEPCIONOU


Acho que Ransom Riggs foi o autor que mais me decepcionou por ter feito uma mudança da qual não me acostumei no quinto livro da série O Lar da Srta Peregrine Para Crianças Peculiares chamado A Convenção das Aves. Foi algo que eu não esperava e que atrapalhou minha experiência com o livro.


O MELHOR TRADUTOR


Petê Rissartti, por ter traduzido Filhos de Sangue e Osso impecavelmente. O livro tem uma quantidade enorme de novas palavras pouco conhecidas para mim, com a maioria sendo originada da cultura iorubá. O cuidado para manter tudo em harmonia e nos proporcionar a chance de ler essa maravilha, me fez admirar o tradutor.


QUOTE QUE MAIS ME MARCOU


Eu simplesmente amo marcar trechos enquanto leio, sempre acho que assim minha experiência de leitura estará mais completa, por isso foi tão difícil escolher apenas um trecho. Tive que revisar todas as minhas marcações para decidir qual colocar aqui, e por fim, acho que esse trecho do livro The Outsiders, mais me marcou:


Vou te dizer uma coisa, Ponyboy, e acho que você vau ficar surpreso. A gente tem problemas que você nem imagina. Quer saber de uma coisa? - Ela me encarou - A vida é dura para todo mundo.


O LIVRO QUE MAIS ME FEZ CHORAR


Muito simples responder essa. O livro que mais me fez chorar foram, na verdade, quatro livros, principalmente no quarto, e foram releituras. Estou falando da Saga dos Corvos. Chorei em todos os volumes enquanto relia (porque me emocionei), enquanto estava terminando (porque estava chegando ao fim), e quando terminei os livros (porque eu havia terminado e já estava com saudades). Essa releitura foi uma das melhores experiências do ano, e ainda não consegui me despedir dela.


O LIVRO QUE EU MAIS GOSTEI


Não é possível escolher apenas um, então a lista é essa:

Dance of Thieves;

Um Tom Mais Escuro de Magia;

Um Encontro de Sombras;

O Ceifador;

Cartas Para Martin;

Fantasmas do Mercado das Sombras;

Coração de Tinta;

Uma Chama Entre As Cinzas;

Renegados;

The Outsiders;

Filhos de Sangue e Osso;

Nascido do Crime;

O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude;

O Rei Perverso;

Você Tem a Vida Inteira;

A Saga dos Corvos (releitura);

Trilogia O Príncipe Cativo (releitura);


O LIVRO QUE EU MENOS GOSTEI


A Convenção das Aves, Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo e Darkdawn, foram algumas das leituras que eu menos gostei. Não foram leituras de todo ruins, porém acabei me decepcionando em alguns pontos.


Espero que tenham gostado dessa forma de retrospectiva e me digam: Quais suas melhores leituras do ano?




9 comentários:

  1. Oi!

    Que retrospectiva linda! Eu fui de curiosa ver as capas e realmente, a capa do "Namorado Modelo" é terrível...rsrrs. Não adianta, não consigo gostar de capas com fotos de pessoas nela.
    Amei a retrospectiva.

    Até!
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leyanne.
    Você roubou muito na escolha do livro que mais gostou hehe. Achei a retrospectiva muito bacana. Coraline acredito que foi uma das edições mais lindas que comprei esse ano. E Filhos de Sangue e Osso foi uma leitura maravilhosa, pena que comprei o e-book. Devia ter investido no físico hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha não tinha como escolher apenas um.

      Excluir
  3. Oi, Leyanne. Como vai? Excelente sua retrospectiva literária. Alguns livros eu li, entretanto a maioria eu não li. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei esse formato de post, dá para fazer uma ótima retrospectiva mesmo. S2 E menina, você leu bastante coisa, viu? Que bom que, mesmo com a ressaca literária do começo do ano, deu tudo certo no final e você teve boas surpresas literárias. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui recuperar bastante apesar da ressaca hahaha. Tive ótimas leituras por aqui.

      Excluir
  5. Boa tarde, Leyanne! Tudo bem?

    Você é uma resenhista?
    Estou precisando encontrar uma pessoa que faz resenhas para vir até a escola que eu trabalho para conversar com os meus alunos.

    Abraços,
    Carol

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]