resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Teto Para Dois


Olá, leitores!

Páginas: 400 | Autora: Beth O'Leary | Editora: Intrínseca | Ano: 2019 | Gênero: Romance | Tradução: Carolina Selvatici | Classificação indicativa: +14

Teto Para Dois foi minha escolha para ser uma das últimas leituras de 2020. Ao optar por esse livro, eu tinha um conhecimento breve sobre o que ele se tratava, portanto já tinha ideia do que esperar. Essa foi uma leitura leve para mim, justamente aquilo que eu estava procurando, um romance rápido e engraçado.

Ele trás um enredo inusitado, mas fica fácil prever o que irá acontecer. Imagina quão diferente foi para Tiffy topar com um anuncio onde querem dividir um apartamento, incluindo a cama, porém em horários diferentes. Por realmente precisar se mudar logo, Tiffy atende o anuncio de Leon e passa a morar com ele.

Pelo início possuir essa divisão de apartamentos diferentes meu cérebro já acostumado em tragédias imaginou algo próximo a um suspense acontecendo dessa situação. Mas estamos falando de um romance, ainda bem. Fica claro e um pouco subtendido que irá surgir algum romance disso tudo, mas é complicado esse romance acontecer se os personagens nunca se encontraram.

Foi agoniante passar as páginas, esperar que Leon e Tiffy se encontrassem, mas nada disso acontecer. A interação de ambos no início é toda por meio de post-its e isso se torna algo que ajuda a construir uma relação ali, deixando os personagens mais à vontade na medida que interagem e se conhecem mais por meio de post-its espalhados pela casa. Os capítulos são intercalados entre eles, mostrando cada um com seu dia a dia e dilemas próprios.

Foi uma maneira estranha de conhecer Leon, escrever todos esses bilhetes nos últimos meses, e meio que aconteceu sem que eu percebesse - em um minuto, estava rabiscando um recado rápido para ele sobre comida, no outro, era uma correspondência completa e diária.

O livro se passa em Londres e apesar de ter um romance central para focarmos, a trama tem profundidade em outros pontos. Tiffy acabou de sair de um relacionamento e não está tão bem. Com isso, aos poucos sua percepção de que seu antigo relacionamento foi abusivo em alguns aspectos, vai ficando mais visível e ela precisa se recuperar dos traumas que passou.

A recuperação de Tiffy, assim como a toxidade de seu antigo relacionamento reflete como muitos são hoje. A autora não insere cenas pesadas, mas vemos crises de pânico na trama. Foi um tópico importante a ser abordado, principalmente por instruir também o leitor de que relacionamentos destrutivos podem passar despercebidos para quem está nele, mas ainda sim precisar de ajuda.


Com Leon, acompanhamos seu trabalho como enfermeiro e sua dedicação para provar a inocência de seu irmão, preso e condenado injustamente por um crime que não cometeu. A autora mostra que às vezes a justiça pode ser falha, e em como isso pode refletir na vida de uma pessoa inocente. Os temas são necessários, porém há uma certa leveza que não os torna pesados na história.

É estranho ver como é fácil conhecer alguém pelos vestígios que a pessoa deixa para trás.

Leon e Tiffy trazem mais diversidade por terem características diferentes da maioria dos romances que lemos. Enquanto Tiffy é uma mulher alta, e nem tão magra, Leon é um personagem não branco. Além deles, vários outros personagens secundários são bastante ativos na trama, tendo desenvolvimentos ótimos e sempre com contribuições diretas para a trama principal.

Se apaixonar pelo casal principal se torna inevitável. A forma que o romance ocorre é lento, mas com ótimos momentos. Os dilemas são plausíveis e não senti enrolação no desenvolvimento. A leitura se tornou previsível para mim, mas tentei aproveitar bem a história.

Havia um tempo que eu desejava fazer essa leitura, e não me arrependi nenhum pouco. Ela foge da minha zona de conforto, mas me proporcionou momentos de risadas, tensão e alegria. A autora também escreveu A Troca, também lançado pela Intrínseca.


ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

16 comentários:

  1. Oi Leyanne, tudo bem? Eu gostei demais de Teto para dois, foi uma das melhores leituras dos últimos tempos. Achei o romance bem desenvolvido e a questão da protagonista com ex foi angustiante! Já quero ler o mais novo livro da autora!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cenas com o ex foram bem tensas e o romance é uma fofura mesmo.

      Excluir
  2. Eu tenho A Troca, mas não tenho Teto Para Dois e morro de vontade. Apesar de ler poucos romances, acredito que esse seja tão "fofinho" que a vontade é enorme e se até você, que não é muito de ler gênero, gostou, imagina eu? rs
    Espero comprar ele em breve!!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que seria uma ótima experiência de você também curte romances haha.

      Excluir
  3. Olá! Gostei muito do blog e já o segui!
    Eu tenho a troca mas esse livro deve de ser mesmo muito bom, gostei da sinopse hehehe
    Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Gostei da ideia do livro, mas por ser bem previsível acaba sendo aquela leitura que não marca. Li muitos livros assim... aqueles livros que tem uma boa história, mas você não sente a necessidade de reler ou até de lembrar da obra. Memórias de uma Gueixa foi assim pra mim.

    Ótima resenha.
    Até!
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a leitura seria bem surpreendente para quem gosta de livros assim, e como você mencionou, me senti desse jeito.

      Excluir
  5. Olá, Leyanne.
    Eu gostei bastante desse livro, mesmo ele tendo uma história um pouco clichê. Eu queria muito que eles se encontrassem logo também, me dava agonia nunca dar certo hehe. Estou com A Troca aqui e assim que der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A agonia para o encontro deles é surreal kk. Espero ler a Troca em breve.

      Excluir
  6. Oi Leyanne,
    Eu sou apaixonada por esse livro!
    Eu o li no final do ano passado e foi um dos melhores de 2019.
    Já quero ler A Troca logo logo!!!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro ano passado e foi um dos meus favoritos do ano! A Troca também é super fofo e eu acho que tu vai amar também.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero muito gostar. Já estou com ele em mãos haha.

      Excluir
  8. Ei, Leyanne, tudo jóia? Eu amei muito essa história, eu achei tudo tão leve e agradável, apesar de que a história também traz alguns temas sérios. Eu adorei a sua resenha e o relacionamento do Leon e da Tiffy é maravilhosa, e eu gostava bastante das conversas por meio de post-its! Mas que bom que a leitura de agradou! Beijo


    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei super fofo as conversas por meio dos post-its, é tudo bem clichê, mas é bem legal

      Excluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]