resenhas

[Resenhas][slideshow]

[Dicas Para Blogs Literários] Dicas para parcerias com editoras para 2021


Olá, leitores!

Voltando com dicas para bookstagrans/blogs literários, para compartilhar algumas informações sobre parcerias com editoras que podem ajudar você nas próximas seleções. As dicas que darei são baseadas na minha experiência pessoal com seleções de parceria, portanto espero que ajude você também nesse processo.

Para quem está começando a produzir conteúdo literário agora, é normal desejar parcerias com editoras que admiramos, porém também ficamos perdidos sobre como funciona. Aqui no blog há várias dicas para quem está começando seu perfil literário agora, e vou deixar os posts disponíveis aqui embaixo para quem quiser dar uma olhada:


Se já visitaram algum desses posts, isso já me deixa bem feliz. Agora vamos às dicas:

EVITE SE INSCREVER EM QUALQUER SELEÇÃO DE PARCERIA

É comum acompanharmos várias editoras e também desejar ter parceria com a maioria. Porém não recomendo se inscrever em todas elas. Primeiro, há a possibilidade de você passar em várias ao mesmo tempo e acabar se amontoando de livros para ler. Segundo, você pode passar em alguma parceria que só tinha curiosidade e na verdade não acompanhava de verdade. Terceiro, ser selecionado em parcerias que não acompanha pode fazer com que você não tenha familiaridade com os livros daquela editora e assim acabar detestando a experiência de leitura. Quarto, se inscreva em parcerias com editoras que realmente acompanha e que já conhece o catálogo. Tenha um objetivo mesmo antes do anuncio de parceria sair e fique de olho nas redes sociais para não perder a seleção.

PARCERIA NÃO É SÓ GANHAR LIVROS DE GRAÇA

É importante demais que uma parceria seja proveitosa para ambos os lados. Preciso deixar claro que a parceria não se resume a somente ganhar livros gratuitos. De um lado, você irá se comprometer em abdicar algumas de suas leituras para ler e resenhar os livros da editora que foi selecionada, cedendo seu tempo e espaço no seu perfil literário para correr e cumprir um prazo estabelecido. Apesar de parecer vantajoso ganhar livros de graça mensalmente, as experiências de leituras são variadas, assim como as regras estabelecidas pela editora.

VEJA SUA DISPONIBILIDADE DE TEMPO

Ao optar por se inscrever em parcerias, veja como anda seu tempo e se irá conseguir conciliar essa nova parceria com suas leituras. Geralmente gostamos de ler livros aleatórios, que não exigem prazos nem resenhas, por isso é bom ver quantos livros você lê em um mês e sempre deixe algum tempo vago para leituras assim. Seu tempo não pode ficar apertado devido a pendências, afinal, a leitura precisa ser proveitosa para que você tenha uma melhor experiência.

O QUE A MAIORIA DAS EDITORAS PROCURAM

Esse é um dos tópicos que mais ficamos de olho. Sempre queremos saber quais as exigências das editoras para ver se nosso perfil também se encaixa ali. Esses critérios mudam de editora para editora, mas de uma forma geral são esses:

-Layout do perfil;
-Cuidado com fotos;
-Resenhas claras e objetivas sem ser apenas sinopse;
-Criatividade em diversificar conteúdo;
-Gêneros que você lê em comum com o catálogo da editora;
-Frequência de postagem;
-Ter várias redes sociais;
-Tempo de perfil literário;
-Engajamento.

A quantidade de seguidores é algo bem relativo. Enquanto para algumas editoras isso importa, para  outras, o que mais importa são os tópicos acima, por dizerem bem mais a respeito do seu perfil. Por mais que digam que a quantidade de seguidores não influencia, infelizmente isso conta para algumas seleções, mas tenha em mente que seu conteúdo é o que realmente interessa.

QUANTO TEMPO DURA UMA PARCERIA?

Isso geralmente estará no formulário de inscrição ou no email de apresentação destinado aos selecionados. A maioria das parcerias tem duração de um ano, mas algumas variam e podem ter duração de seis meses também. É mais comum vermos parcerias com um ano de duração e por isso reforço que você precisa dar uma olhada na sua disponibilidade de tempo durante esse período para que a parceria seja proveitosa.

AS PARCERIAS SÃO TODAS IGUAIS OU MUDAM DE EDITORA PARA EDITORA?

Isso com certeza muda. Após a seleção, o parceiro recebe emails de apresentação e detalhes de como será a parceria. Os mais comuns são parcerias de ação e parcerias fixas, onde as parcerias de ação recebem livros da escolha da editora, porém não são obrigatórios para ler. Já as parcerias fixas são livros em que o parceiro seleciona (há uma quantidade mensal de livros que podem ser pedidos), e esses livros precisam ser resenhados e entregues para que a parceria continue. Os prazos para resenhas também variam, mas geralmente o parceiro tem de 30 a 60 dias para resenhar os livros selecionados.

OBS: as informações não são precisas e cada editora varia.

10 comentários:

  1. Ei, Leyanne, tudo jóia? Eu simplesmente amei o seu post, eu comecei o blog recentemente e desde então eu tenho dúvidas com relação a parcerias. Eu achei o post super útil e ficou bem explicadinho! Vou conferir os outros com temas parecidos também. Beijo!


    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz que tenha gostado do post, quando eu iniciei o blog tinha dificuldade e por isso quis ajudar também.

      Excluir
  2. Oi!

    É uma pena que poucos fazem parceria com autores independentes (não só com livro físico, mas com e-book também).
    Mas adorei o post. Ele me lembrou que tenho que apagar as minhas redes sociais"...não uso faz tanto tempo que esqueci que ainda estavam lá.

    Até!
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente muitas pessoas correm atrás de quantidade e isso é um problema. Mas espero que tenha gostado do post.

      Excluir
  3. Olá,
    Achei a ideia da postagem maravilhosa, tão bacana encontrar blogueiros que se ajudam e não pensam só em si.
    Eu não me inscrevo mais em parcerias - só tento renovação - então desejo sorte a todos que tentarem.

    Feliz 2021!
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post. Eu tinha muitas dúvidas quando comecei e espero poder ajudar também.

      Excluir
  4. Oi Leyanne, tudo bem?
    Dicas muito sensatas! Parece glamouroso ganhar livros de graça, mas envolve muita responsabilidade e comprometimento, inclusive com prazos.
    Aproveito para desejar um feliz 2021! Que seja um ano de mais saúde e mais esperança pra nós. ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post!!! Um feliz ano novo também !!

      Excluir
  5. Olá Leyane,
    Adorei as dicas que deu. Logo que iniciei no bookstagram estava animada por parcerias, como você disse. Uns dois anos depois, percebi muitas dessas coisas que você descreveu, e sem nem passar por isso. Entendi que algumas parcerias não supririam minhas necessidades literárias, e ter uma obrigação de ler não é minha melhor opção.
    Esse é o tipo de post que todos que sonham com parcerias devem ler, para pelo menos não ser pego de surpresa.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  6. Pena que as editoras estão deixando os blogs de lado, preferindo fazer parcerias com instagrans!

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]