resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Dois Lados do Agora


Olá, leitores!


Páginas: 306 | Autora: Dhyana Martins | Editora: Independente | Ano: 2020 | Gênero: Drama, Romance | Classificação indicativa: +14


Dois Lados do Agora foi uma leitura que me desarmou e me entregou assuntos que eu pouco havia lido. O mundo da música é um dos que tenho curiosidade de conhecer, portanto este livro foi uma leitura que me mostrou mais sobre ele.


A obra tem duas narrações: por um lado fica Jim, um cantor de sucesso apaixonado por uma cantora com um passado misterioso chamada Cleo; e também há Eric, um brasileiro que se muda para Nova York com sua melhor amiga Ana para tentar fazer sucesso com sua banda.


Nas narrações de Eric, dá a entender que é um relato passado, mas não temos uma noção de quanto tempo atrás é esse relato. Nas narrações de Jim, percebemos que há alguma influência do que acontece quando Eric narra, como pequenas referências, mas no início não é tão perceptível.


Fica claro logo com o avanço da leitura que tudo isso tem alguma ligação, e só com o tempo iremos descobrir. Esses relatos iniciam com suas histórias  e eu não tinha noção do quanto iria me envolver com eles. Eric foi o que mais me chocou. Sua construção é gradual, por isso o leitor pode demorar a perceber pequenas nuances diferentes dele.


Eles não eram quatro pessoas tocando instrumentos e cantando, era um único ser reagindo de forma orgânica.


Eric é obstinado em fazer sua banda crescer, por isso seu esforço é sempre visível. Sua melhor amiga e colega de apartamento é bastante presente em suas narrações, e ela tem um papel importante para seu desenvolvimento, assim como a chave para entendermos tudo. Através de Eric, conhecemos a industria da música para uma banda logo no início. Seus desafios e anseios. Desde oportunidades, até mesmo a escolhas que podem deixar sequelas permanentes.



Já Jim está com uma carreira formada, mas ainda tem desafios. É bom ver como é sua vida de astro de sucesso e que caminhos ainda pretende escolher. Assim como Eric tem sua melhor amiga como parte importante da sua vida, Jim se vê apaixonada por Cleo, assim ela se torna uma parte bem presente quando lemos na percepção de Jim. Se há ou não conexão entre esses quatro personagens, é o que deixa o leitor ávido para descobrir.


O livro é razoavelmente curto, mas ainda sim trás tantas informações que a sensação é que vivi aquela história de forma bem profunda. Um dos sentimentos mais presentes foi de angústia, por acompanhar os personagens tomando decisões difíceis, se desconstruindo e não poder fazer nada. Mas também torci em vários momentos para tudo dar certo.


Seres humanos gostam de mostrar empatia, mas poucos, realmente pareciam tê-la de verdade. Interessante.


A viagem aqui não fica somente por conta da história. Com personagens de várias nacionalidades, temos menções ao Brasil, Nova York e Londres. Essa é uma obra nacional, mas adorei conhecer vários outros lugares e ainda ver nosso Brasil e cultura ser citada várias vezes.


Ainda temos um romance sendo construído aos poucos. Esse sim eu torci para dar certo, já que os personagens me encantaram. A estética da capa também me agradou bastante, tanto que eu adorava pausar a leitura para tentar tirar alguma coisa dela. Os desafios que enfrentamos acompanhando os personagens nem sempre pode ser fácil. A leitura contém assuntos sensíveis como distúrbio alimentar, assédio, relacionamento tóxico, entre outros assuntos.


Esse é um livro para quem adora música, mas também para qualquer um que queira conhecer um pouco sobre os bastidores. Já estou recomendando a leitura por ter me deixado extremamente presa e ansiosa para o final. Um outro ponto que me agradou, foi a sugestão de músicas ao final da leitura. Como adoro ler escutando música, logo pesquisei a playlist no spotify para ler enquanto ouvia. Para mim, senti que algumas músicas foram certeiras para certos momentos e achei bem acertivo essa conexão.


Fora a apreensão que senti, a leitura é tranquila, mas tem um ritmo mais lento no início. Para mim, ela fluiu bem melhor após eu entender que havia uma conexão ali, e tentar desvendar tudo isso. Para assinantes, o ebook também está disponível no Kindleunlimited.


ESCUTE A PLAYLIST NO SPOTIFY AQUI


ADQUIRA O LIVRO NA AMAZON:

12 comentários:

  1. Adorei poder conhecer um pouco sobre esse livro ontem.
    Nossa literatura nacional é tão rica e olha aí a prova disso. E se tem música boa e histórias que de alguma forma, se cruzam em algum momento, melhor ainda!!
    Com certeza,já quero muito conhecer a história desses personagens!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história surpreendente que carrega vários temas que cativam o leitor. Fico feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  2. Esse livro parece demais. Acho muito legal mostrar os bastidores do cenário musical. Vou conferir com certeza.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma leitura nova para mim e curti muito.

      Excluir
  3. Amei sua resenha, suas fotos ficaram tão lindas. Ainda não conhecia esse livro! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Gosto conhecer sobre os bastidores apesar de gostar muito de música mas, ver oq ue acontece atrás dos palcos me chama mais atenção porque dá uma sensação de que você pode está ali.
    Sua foto está incrível.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Mulher, desde que vi tu comentando do livro lá nos stories eu fiquei super interessada. Que bom que, apesar de curto, a história é bem desenvolvida
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leyanne.
    Acho que esse livro não é para mim. Eu sou uma pessoa completamente por fora quando o assunto é musica, raramente ouço alguma coisa, só se for tipo em novela ou filme e ainda tem vez que nem reparo hee.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Ei, eu não sou muito ligada em música, mas esse livro parece interessante, principalmente por causa da narração e essa coisa toda das histórias estarem interligadas ou não, misterioso kkk. E eu acho divertido essa coisa de música em livros, quer dizer, dois tipos de artes misturadas entre si. Beijos.


    https://resenhabookshouse.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  8. Oi Leyanne!

    Vou pegar esse livro agora pra ler lá no K.U.

    Pelo tom da sua resenha esse livro pode ter um vibe bem parecida com "Daisy Jones and The Six", que eu amei e é sobre bandas, mas é um romance histórico.

    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Leyanne! Parece uma obra interessante! Que bom que gostou da leitura. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]