resenhas

[Resenhas][slideshow]

5 livros de autores negros que você deveria incluir na sua lista de leitura



Olá, leitores!


Consumir livros de autores negros é tão importante quanto qualquer outro, porém não é tão comum quanto ler livros de autores brancos, infelizmente.  Conheci diversos autores incríveis este ano e irei indicar cinco obras de autores negros que considero uma leitura obrigatória. Elas me surpreenderam pela abordagem, entre outros motivos. Alguns dos livros que irei citar tem temas comuns entre si, mas cada um tem sua própria maneira de expressá-los, o que reforça a importância para eles irem parar na sua lista de leitura:


FILHOS DE SANGUE E OSSO



Este é o primeiro livro de uma trilogia de fantasia que resgata características reais. Ele se baseia na cultura iorubá dando vozes a deuses e toda essa mitologia rica em costumes, que nem todos foram capazes de conhecer. Esse resgate dá voz ao livro e transforma a história em algo mais vivo.


Na leitura, a magia de um povo não é mais viva e a protagonista segue em uma missão de resgatar esse dom dado pelos deuses à seu povo. Além da protagonista ser uma mulher determinada, os personagens são todos negros, agregando mais representatividade em uma obra de fantasia como poucas que até então havia lido. A obra é uma fantasia, mas fala também sobre discriminação e um sistema abusivo.

Veja a resenha AQUI.


CORES VIVAS



Em nosso mundo atual, a injustiça é um dos pontos fortes que infelizmente não conseguimos erradicar ainda. A vida do jovem Marlon é marcada pelo racismo mesclando-se a injustiça somente por conta da sua cor. Por se tratar de um tema importante, é fácil recomendar a leitura.


Marlon passa por diversas situações que um jovem negro não deveria ser sujeitado, mas infelizmente, pode ser um retrato semelhante a muitos cenários que ocorrem no dia-a-dia. A leitura tem ricas referências musicais e também da cultura pop. Também possui gírias entre alguns diálogos de determinados personagens. É um aspecto interessante e bastante comum nos dias atuais.

Veja a resenha AQUI.


NASCIDO DO CRIME




A  obra é uma biografia do comediante Trevor Noah e conta sua infância e crescimento na África do Sul, que foi onde nasceu. Seu nascimento ocorreu na época de apartheid, onde era proibido a interação entre brancos e negros, e quando feito, era considerado um crime. Trevor é mestiço e por assim dizer, foi nascido do crime.


A biografia conta sobre como era a realidade da época, a luta de sua mãe para criá-lo, e também é cheio de trechos que faz o leitor rir. A pauta do racismo é um dos assuntos mais pertinentes e importantes do relato. A leitura é fácil, sendo uma biografia, mostra a importância da leitura.

Veja a resenha AQUI.


O CEIFADOR



No mundo utópico criado por Neal Shusterman, a morte não existe mais e a Nimbo Cúmulo foi criada para ser uma governante por ser superior e tomar decisões visando o melhor para todos. Mas existem os ceifadores. Apesar da morte não ser mais um problema, as pessoas ainda precisam morrer para evitar a superpopulação.


Mas deixar a escolha de quem irá morrer nas mão de humanos é o certo? Além do assunto delicado, que é a morte, a leitura trás reflexões acerca da mesma e até onde irão as decisões do ser humano juntamente com sua crueldade. O mundo totalmente novo que conhecemos pode ser próximo por fazer o leitor questionar sobre a índole humana.

Veja a resenha AQUI.


CARTAS PARA MARTIN



Uma das leituras mais atuais, simples e rápida de se envolver. Cartas Para Martin pontua sobre o racismo na vida de um garoto e até onde ele pode ser cruel. Quanto mais leituras assim forem consumidas, a conscientização contra o racismo irá propagar para mais pessoas.


Tendo como protagonista um garoto exemplar, a leitura ainda sim mostra que o racismo existe em lugares que nem imaginamos. Exemplos das consequências dessa discriminação são revelados e o que choca, é ser tão real. É mais uma leitura para mostrar o quão urgente pensamentos assim precisam ser mudados.

Veja a resenha AQUI.



CONCLUINDO...

Há outros livros incríveis das quais já vi indicações, porém ainda não consegui ler. Autoras como Angie Thomas e Octavia Butler são indispensáveis e pretendo incluir na minha lista de leitura o mais breve possível por trazerem um conteúdo incrível. Dessas autoras, entre outros, não comentei tanto por não ter lido seus livros, mas sei que a importância dessas leituras também é imensurável.



ADQUIRA ESSES LIVROS NA AMAZON:


18 comentários:

  1. Confesso que não li nenhuma dessas obras, mas bem que desejei agora. Eeses livros parecem incríveis!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena dar uma oportunidade. Eu adorei essas leituras!

      Excluir
  2. Amei suas indicações. Estou de olho no primeiro livro desde que li tua resenha. E a trilogia de O ceifador estou lendo no momento e gostando bastante. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso ler a sequência de O Ceifador. Tenho certeza que está incrível.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ei, Leyanne, tudo bem? Eu quero muito ler o primeiro livro do post "Filhos de Sangue e Osso" ele já está na minha lista de leituras. Eu já li "O Ceifador" e adorei a história, porém eu não sabia que o autor é negro, me sinto totalmente leiga. Mas pelo menos agora estou mais informada! O post ficou muito bacana.

    Books House

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que o post te deu informações melhores sobre esses livros <3

      Excluir
  5. Olá, Leyanne.
    Dos citados eu li Filhos de Sangue e Osso, que amei e estou ansiosa pelo segundo, e O Ceifador e nem lembrava que o Neal era negro. Agora os da Angie são os que mais falam sobre racismo e é impossível ler os livros e ficar indiferente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da Angie eu preciso ler seus livros e já estão na minha lista. São leituras bem necessárias pelo que vi <3

      Excluir
  6. Oi, Leyanne. Tudo bem? Dos livros citados por você eu não li nenhum. Certamente são livros incríveis de serem desbravados. Adorei suas indicações. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas leituras são incríveis e tenho certeza de que vai gostar !!

      Excluir
  7. Oi Leyanne, tudo bem?
    Da lista eu só li Filhos de Sangue e Osso, mas quero muito ler O Ceifador.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos são incríveis. Espero que goste da leitura <3

      Excluir
  8. Oi! Dos citados li O ceifador, na verdade li vários livros deste autor e amo todos. Um grande autor, que recomendo sem dúvidas.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Ele é espetacular, sua escrita é ótima <3

      Excluir
  9. Ceifador ícone e Cartas Para Martin me aflorou a revolta nos racistas. TACA PAU NELES!!!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Olá Leyanne tudo bem?

    Gostaria de agradecer pela postagem, eu não conhecia esses autores e com certeza vou dar uma olhadinha mais de perto. Quando você é escritor é importante ver exemplos de seus pares que fizeram um bom trabalho.

    Carinhosamente
    Marcos Mariano/Pousada Nerd

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]