resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Vingança [Livro #2]

 

Olá Leitores!


Páginas: 530 | Autora: V. E. Schwab | Editora: Record | Ano: 2020 | Gênero: Ficção Científica, Young Adult | Tradução: Flavia de Lavor | Classificação indicativa: +14


*Esta resenha pode conter spoilers de Vilão.


A continuação de Vilão era um dos livros que eu estava mais ansiosa para ler ainda este ano. O motivo é que eu precisava mais de Victor, de Syd, de Mitch e de toda essa história cheia de EOs. Para relembrar, EOs são ExtraOrdinários, pessoas passaram por uma EQM (Experiência Quase Morte) e voltaram a vida com poderes.


Victor e Eli no livro anterior eram amigos que propositalmente tiveram uma EQM e também voltaram  com habilidades especiais. Depois do acontecimento várias outras coisas ocorreram e eles então viraram inimigos mortais. Neste livro, graças a Syd, Victor continua vivo e fugindo. Porém, ele tem um novo dilema que precisa ir atrás, mas Eli ainda permanece sendo um pensamento frequente.


Eli, que é caracterizado como um  herói com objetivos controversos, continua preso e é bastante presente no livro. A trama apresenta novos personagens que ganham destaque e os quais não me apeguei tanto. Graças a eles, achei que a obra ficou mais lenta e descreveu demais suas ações, e ganhando tanta importância quanto outros personagens que já temos familiaridade.



O livro poderia ser mais curto e assim teria um ritmo mais rápido, mas nem por isso a história é ruim. Confesso que passei raiva com a Syd em alguns momentos, entre outros personagens. Cinco anos se passaram e é bom ver a evolução deles. É como se o que entendemos sobre os EOs se expandisse e assim sabemos mais sobre suas experiências e limites.


Consequentemente, há ameaças bem fortes nesse livro e não se trata somente de Eli. O detetive Stell, um agente que conhece o que são EOs, também tem sua contribuição para esse livro da qual não gostei nenhum pouco. Para mim, parece que todos estão contra Victor. Ele é um personagem direto e com atitudes que prioriza sua sobrevivência, assim como as de quem está com ele.


Eu simplesmente amo as reflexões que Vilão me trouxe acerca de herói vs vilão. Em Vingança isso não é tão nítido quanto no anterior, mas os personagens ainda trazem aquelas características e ações que são atribuídas a esses termos.


Algo que a autora já havia confirmado para seus leitores é acerca da sexualidade de Victor. Ele se identifica como assexual e há um trecho em Vingança que confirma sua sexualidade. Eu achei incrível ver esse tipo de representatividade em um livro e personagem que já gostava.



Os capítulos deste volume continuam curtos e a escrita é fluida. O que me deixou um pouco confusa de acompanhar, foram os saltos de tempo em cada capítulo. No livro anterior, tínhamos duas linhas de tempo e aqui temos, no mínimo, três. Elas são alternadas, não possuem uma cronologia certa e ainda muda de acordo com a perspectiva dos personagens.


Assim que finalizei o livro, senti um grande ponto de interrogação surgindo na minha mente. O livro simplesmente não poderia finalizar assim. Foi como se uma onda de desespero estivesse vindo. O final não me decepcionou, só que havia muitas pontas soltas e eu tinha absoluta certeza de que essa era uma duologia e este, o segundo e último livro.


Por sorte, uma onda de esperança veio quando descobri que a autora ainda irá publicar um terceiro volume que será o desfecho para a história. O próximo volume pode trabalhar muito bem as pontas soltas que restaram neste livro, e isso me animou. Nesta edição de Vingança, há um conto no final sobre um personagem novo na trama que preenche lacunas sobre sua origem. É curtinho mas acabei gostando dele e dando mais sentido sobre sua história.



VEJA A RESENHA DE VILÃO AQUI.


ADQIRA OS LIVROS NA AMAZON:

15 comentários:

  1. Oi Leyanne,
    Tudo bem?

    Li Vilão esse ano e amei, mas também vi muitas pessoas confusas com o desenrolar de Vingança. Ainda não tive a oportunidade de conferir, mas já to um pouco apreensiva haha ainda bem que vai vir outro livro! Mas fico feliz que você gostou no geral.

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode curtir muito o livro. Essa foi uma experiência pessoal <3

      Excluir
  2. Oiii Leyanne

    Eu gostei bastante de Vilão quando li, achei que a Schwab soube criar personagens incriveis, e ah como eu detesto o Eli. Quero muito ler logo essa segunda parte, pena que poderia ter sido mais ágil, ainda assim parece que a trama segue bem interessante, né.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história continua bem interessante, só que com pequenos tópicos que me incomodaram. Pode ser uma leitura agradável para você.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leyanne como vai? O livro parece-me incrível. Que bom que gostou de o ler. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível a leitura e gostei de voltar pra esse universo.

      Excluir
  5. Eu já tinha ficado curiosa com o primeiro volume, agora com esse segundo, fiquei ainda mais. Bom saber que terá um terceiro!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem feliz sabendo que haverá um terceiro volume <3

      Excluir
  6. Amei a resenha. Quero ler Vilão faz um tempo mas nunca começo. Agora que vai ter um terceiro, vou ver se animo ler para tentar terminar quando o terceiro tiver para lançar.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leyanne.
    Não sabia que ia ter um terceiro livro, achei que a história fechava nesse. Eu estava pensando em comprar ele na Prime Day, mas pelo jeito não vai dar porque não baixou nada o preço. Vai ficar lá no carrinho hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Ley, eu estou lendo e gostando. de fato estou sentindo que está longo demais, mas os personagens são tão bons que não paro de ler! Não sabia do terceiro, já fiquei animada.

    Bjs, MI

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Eu estou doida para ler esse segundo livro! Vilão é uma das minhas melhores leituras de 2020 e confesso que estava meio desanimada, pois as resenhas de Vingança não estavam tão felizes com o final. Mas aí vem a bomba de que haverá um novo livro e a gente fica como??
    Feliz!!!
    Ah, Victor...meu vilão favorito!!Ou meu herói? rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  10. Oi Leyanne,

    Estou querendo muito ler esse livro, porque o primeiro eu adorei.
    Uma pena que tenha pequenas ressalvas, mas mesmo assim ainda estou curiosa para ver o que a autora aprontou nessa sequencia.
    Fico feliz em saber que terá um terceiro e último livro.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Desde que você trouxe a resenha de Vilão, eu estava bem curiosa. Agora fiquei mais ainda para conferir essa história. Mesmo sabendo das suas ressalvas, o que é perdoável, já que ainda não é o final, rsrs, é uma trama que quero muito ler.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]