resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Cartas Para Martin

 

Olá leitores!


Páginas: 256 | Autora: Nic Stone | Editora: Intrínseca | Ano: 2020 | Gênero: Young Adult, Drama | Tradução: Thaís Paiva | Classificação indicativa: +12


Escrito por uma autora negra e com temas extremamente relevantes, Cartas Para Martin foi um dos livros que mais esperei para ler e quando enfim li, foi em uma rapidez incrível. Meu ritmo de leitura não está muito bom, portanto Cartas Para Martin me fez devorar a obra em pouco tempo e me surpreender com isso. O motivo foi que a história me chamou tanto atenção e me deixou tão extasiada, que eu não queria largar.


Justyce é um garoto negro e segue tranquilamente sua vida quando é abordado por policiais ao ajudar sua ex, que está embriagada, a chegar em segurança em casa. Não havia motivo algum para a abordagem, principalmente pela forma abrupta como ocorreu. Tudo não passou de uma suspeita de que Justyce estaria fazendo algo errado só pela cor de sua pele.


O que surpreendeu Justyce, foi a crueldade que sofreu e seus direitos sendo negados como se sua cor determinasse isso. O fato é tão horrível quanto real, deixando Justyce com uma marca permanente de como foi tratado. O personagem então faz um experimento em que escreve cartas para Martin Luther King Jr., onde tenta imaginar o que Martin faria em seu lugar.



[...] Mas como eles querem que os negros saibam como tratar uns aos outros se ouvimos o tempo inteiro, desde que fomos trazidos para este país, que não merecemos respeito?

No decorrer do livro, há uma mesclagem entre a história e cartas destinadas a Martin. Depois do ocorrido com a abordagem policial, Justyce, assim como o leitor, têm seus olhos abertos para novas situações onde o racismo é forte, mas pouco apontado. Várias situações como na escola ou entre amigos são frequentemente postas e lições são dadas entre elas.


Os diálogos entre os personagens são próximos de argumentos que vemos quando há afirmação de que não existe mais racismo. Essa fala ainda é frequente, mas infelizmente há sim racismo. A discriminação pela cor de uma pessoa ainda ocorre bastante e muitas vezes conversas que parecem inofensivas para quem fala, podem ter termos racistas. O que vemos, falamos e ouvimos contribui com o nosso caráter. Portanto, falar que o racismo não existe mais somente por ele não acontecer com determinadas pessoas, não encobre que isso ocorre com outras.


Essas são questões levantadas neste livro, assim como Justyce lidará com elas. As ações descritas na história são transcritas de forma leve e até pensei que seria assim durante toda a obra. Mesmo que a leitura trate de um tema mais pesado, a maior parte do livro é cheia de lições narradas dentro do cotidiano e de maneira mais simples para serem absorvidas.


[...] Ontem, quando eu estava saindo da casa do Blake, juro que ouvi uma garota falando: 'Por que os negros estão sempre com tanta raiva?' Como eu posso não ter raiva? 


Até que meu coração de leitora foi testado em determinados trechos. O baque foi tão grande que tive que fechar o livro e respirar fundo para voltar a ler. O mais duro é que situações descritas aqui são reais para algumas pessoas.


É um livro para ser apresentado para todas as idades e irá ter um ótimo impacto nas nossas vidas. É como espelhar o que lemos dentro de nossa vivência e assim, entendermos melhor o que mudar em nossas atitudes. A capa do livro está esplêndida, com várias transcrições do que Justyce escreve a Martin em suas cartas, tanto que achei bem mais bonita que a capa original.


O livro é simples de ler, a escrita maravilhosa, e uma leitura curtinha, boa para aproveitar em uma tarde e aprender bastante. Estou contando os dias para ler o próximo livro, que se chama Dear Justyce, já que esse me conquistou de diversas formas.



ADQUIRA O EXEMPLAR NA AMAZON:

21 comentários:

  1. Oi Ley, tudo bem? Puxa, eu não conheço o livro, mas achei muito boa a proposta e o fato de ser uma leitura curta, com bom tema e fácil de ler me deixou bem interessada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposta dele é bem atual e nos ensina bastante também <3

      Excluir
  2. Estive vendo um vídeo sobre esse livro esses dias e o moço disse que provavelmente este seria o melhor livro do ano!
    Penso eu, que seja o tipo de livro que dói na alma, que incomoda, que fere, que nos faz sim, colocarmos no lugar de Justyce, mas que infelizmente, todos deveriam ler.
    Num ano onde a maldade humana(tá, a bondade também) têm sido colocadas à prova todos dias, o racismo ganhou ares gigantescos e é difícil não ver um jornal e ter ao menos um caso ali, de preconceito.
    Espero de coração, comprar o livro o quanto antes!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dimensão do quanto esse livro pode transformar e moldar o caráter de alguém é o que vale muito. Infelizmente é exatamente o que disse. A maldade do ser humano ainda tá ai e livros assim nos ensinam bastante.

      Excluir
  3. Confesso que adoro leituras curtinhas e também adoro livros que falam sobre a natureza humana (seja sobre o seu lado feio ou o lado bonito). Esse livro parece muito bom. Bela resenha!

    Abracinhos!
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então recomendo demais essa leituras <3

      Excluir
  4. Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei doida para ler depois da sua resenha! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ley! Eu achei a premissa do livro ótima, me lembrou bastante O ódio que você semeia, um livro que gostei muito. Dica anotada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li esse, mas a semelhança é bem perto, pode ser uma leitura boa para quem gostou dele também.

      Excluir
  6. Oi, Leyanne como vai? O livro parece-me incrível. Fiquei com vontade de o ler. Adorei a resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei e recomendo muito! Que bom que gostou.

      Excluir
  7. Oi Leyanne,

    Não conhecia a obra, mas pelo que pude ver é um livro muito bem construído e que traz lições importantes.
    Vou colocar na lista de leitura.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito dessa construção e se você também curte, pode gostar também.

      Excluir
  8. Oiii Leyanne

    Eu quero muito ler esse livro, a abordagem dele parece ser super bem feita, e é um livro que faz a gente pensar, se revoltar até, e mexe com as emoções, isso é bacana. Tá na minha lista, espero conferir em breve.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti várias coisas enquanto lia e foi bem intenso. Espero que goste também!!

      Excluir
  9. Olá,
    Amei a proposta do livro, já tinha chamado minha atenção pela capa e foi ótimo saber mais sobre a abordagem. Eu gosto de narrativas que envolvem cartas, ainda mais reflexiva nesse nível.

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal essa dinâmica da carta e da narração normal, então curti bastante também.

      Excluir
  10. Oi Leyanne,
    Tive contato com Jackpot, também na Nic Stone que a The Gift Box Editora vai publicar por aqui e gostei muuuuuito. Já quero ler tudo o que a autora escrever, essa obra já está na minha lista!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Leyanne,

    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas sua resenha me convenceu que preciso o ler.

    Parabéns pelo conteúdo!

    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leyanne! Tudo bom?
    Nossa, essa leitura foi um monte de tapa na cara e no emocional. Tive que parar NAQUELE MOMENTO do tanto que tava soluçando; que livro importante e maravilhoso e DOLOROSO justamente por isso.
    Foi ótimo ver ele sendo publicado aqui, e tem que exaltar pra todo mundo ler!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]