resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Fantasmas do Mercado das Sombras

 


Olá Leitores!


Páginas: 473 | Autora: Cassandra Clare | Editora: Galera Record | Ano: 2020 | Gênero: Fantasia, Young Adult | Tradução: Rita Sussekind


*Contém spoilers das outras obras do universo dos Caçadores de Sombras


Este é  um livro de contos do universo dos Caçadores de Sombras e contém elementos que conectam os livros entre si. Sendo o terceiro livro de contos publicado do mesmo universo, este segue uma linha linear desde o ano 1901, começando a focar nos personagens de The Last Hours, até o ano de 2013, que serve de uma introdução para a última trilogia que será feita do universo, chamada The Wicked Powers.


Ao todo são dez contos, alguns contendo apenas trinta páginas e outros contendo quase cem páginas. Pelo fato do livro seguir uma linha linear, os primeiros contos nos dão uma introdução sobre o que esperar dos personagens de The Last Hours. Esta é uma trilogia que ainda está sendo lançada, mas é interessante (porém, não obrigatório) ler Fantasmas do Mercado das Sombras antes de iniciar esta trilogia.


O motivo é que vamos entender bem mais sobre os personagens dessa trilogia devido a participação dos personagens nos contos. Como os contos se passam antes da história de The Last Hours, serve como um prelúdio e uma forma de conhecermos mais os personagens. Estou devidamente encantada pela Anna Lighwood e por mim, teriam mais livros dela, tamanha minha admiração por essa mulher.


O livro passa por vários personagens de todos os livros da Cassandra, porém tem como protagonista um personagem especial que está presente em todos os contos. O personagem em questão é Jem Carstairs, mas que inicia o livro sendo o Irmão Zachariah, já que nos primeiros contos, passados em 1901, ele ainda é um Irmão do Silêncio.

Todos os mundos contêm outros mundos dentro de si. As pessoas ficam vagando por todos os mundos que conseguem encontrar, procurando seus lares.


Esta é uma oportunidade de nos aproximarmos mais do personagem e acompanhá-lo, como  antes não pudemos após sua transformação como um Irmão do Silêncio. Ao longo dos contos, os anos vão se passando e com eles, a mudança em Irmão Zachariah é perceptível. Até então, os efeitos da irmandade do Silêncio em Jem não era algo que a autora havia exposto, mas neste livro, fica bem mais claro esses detalhes.


Se eu já amava esse personagem, ler este livro, que de certa forma é dedicado a ele, me aproximou ainda mais dele. Mas a história também acompanha Irmão Zachariah em uma busca que já havíamos visto em Os Artifício das Trevas, que é encontrar o Herondale perdido. Essa sua busca faz com que ele também visite vários mercados das sombras, e é por este motivo que o livro se chama Fantasmas do Mercado das Sombras.


Em exatamente todos os contos, há uma relação com ele e algum mercado das sombras, seja qual for a parte do mundo. Também há, claro, outros personagens como protagonistas, assim como suas histórias a serem desenvolvidas. Mas é interessante que o livro também tenha um protagonista para todas as histórias.



Às vezes, acho que mundanos fazem mais mal uns aos outros do que qualquer demônio poderia fazer.


Até o final do livro, personagens de outros livros aparecem e o que eu estava mais ansiosa era para finalmente ler algum conto que Ty e Kit estivessem. Quando finalmente cheguei a este conto, amei ele todo e achei que foram ótimas introduções para a trilogia em que eles, assim como a Dru, serão protagonistas.


Mas como nem tudo são flores, cheguei a ficar apreensiva devido a alguns supostos vilões que aparecem. Eles provavelmente estarão nos novos livros que serão lançados deste universo, e acho que não estou ansiosa para conhecer eles haha. Mas também pude matar a saudade de diversos personagens que eu nem sabia que estava sentindo falta, e assim, nem tenho como colocar defeitos nesse livro.


Foi uma obra especial para mim, que me trouxe nostalgia e vontade de ler ainda mais livros da autora. Vi que nos livros que há por vir terão representatividade LGBTQ+ em peso, então mal posso esperar para tê-los em mãos. Este parece um livro grande, mas com a escrita deliciosa da Cassie, as páginas passam rapidamente.


6 comentários:

  1. Oi Leyanne, tudo bem? eu nunca li nada da Cassandra, eu sei, um absurdo rsrsrs mas fico feliz que tenha te deixado nostálgica e que tenha de agradado.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Livros de contos são atrativos para este que vos escreve, sendo da Cassandra Clare já preciso ler. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, mas essa obra parece mesmo bem interessante, afinal, adoro um conto.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne, tudo bem?
    Adoro as capas de todos os livros da Cassandra Clare.
    Boiei um pouco na resenha porque não acompanho a série, mas percebo o quanto ela é especial pros fãs. Pena que Shadowhunters não adaptou bem esse universo, porque tem tantos livros com potencial televisivo/cinematográfico, né?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi Leyanne,

    Que saudade do Kit, Ty e da Dru ♥
    Estou curiosa com esse livro, mas estou esperando uma promoção dele para adquirir.
    Já vi que vou gostar.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu não conheço esse livro, mas também não estou muito a par das obras da Cassandra. Mas parece ser um livro incrível, ainda mais contando a história dos personagens em ordem cronológica.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]