resenhas

[Resenhas][slideshow]

7 motivos para ler A Roda do Tempo

 

Olá leitores!


Essa é uma das maiores sagas de livros que tenho lido e ela também possui livros enormes, que podem ser facilmente classificados como calhamaços. Indico esses livros veementemente por serem uma fantasia com um conjunto de elementos que me fizeram ficar apaixonada por tudo. Estava nos meus planos fazer um post com 5 motivos para ler A Roda do Tempo, mas não consegui compactar apenas cinco motivos e acabei cedendo e escolhendo mais dois. Portanto, esse é um post com sete incríveis motivos para você ler essa saga de livros e espero que goste:


MULHERES FORTES EM PESO

A saga tem como protagonistas mulheres incríveis que aos poucos ganham maior destaque na trama. Seus papéis são fundamentais para o enredo e vai desde posições altas no reino, quanto donas de poderes e influências enormes, essas são chamadas Aes Sedai. Adoro livros que tenham exatamente isso e sempre destaco quando encontro esses elementos em livros de fantasia.


DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS

No livro um, conhecemos apenas personagens simples saindo de sua cidade pacata e embarcando em uma aventura que os irá moldar. O crescimento deles, assim como suas mentes, são moldadas ao longo de suas jornadas e acompanhamos isso ao longo dos livros. Em determinados momentos é possível comparar quem esses personagens eram a alguns livros atrás e notar a diferença. E o melhor de tudo, é que o leitor participa desse desenvolvimento de perto.


EVOLUÇÃO DA HISTÓRIA

Não são somente os personagens que são moldados. A história ganha um cunho bem mais sombrio e urgente após determinados acontecimentos. Esse novo modo de enxergar a história faz o leitor compreender que há uma guerra por vir e que os personagens precisam estar preparados para ela. Essa mudança de cenário não é drástica, fazendo com que tenhamos percepção disso aos poucos.


UNIVERSO EXPANSIVO

Quem não gosta de um universo com detalhes e bem estruturado? Posso descrever inúmeras características a respeito do universo de A Roda do Tempo, já que são muitos. Esse mundo que nos é apresentado é novo, possui novas culturas, povos, termos, que são estruturados em perfeita sintonia com a história. É possível se imaginar dentro dele sem nenhum problema e a meu ver, é um dos maiores universos da literatura já criado.


QUESTÕES SOCIAIS NO ENREDO

Há temas importantíssimos que são citados na obra, e alguns dos mais pertinentes são corrupção e fanatismo religioso. Podemos notar várias outras críticas presentes na história, porém os que citei me chamaram atenção por ser algo bem próximo do que vemos. As situações em que eles são empregados podem despertar sentimentos de raiva no leitor, o que é uma reação adequada devido ao tema, e foi exatamente isso que senti. Mas não deixo de destacar que é importante temas como esse serem discutidos.


PROXIMIDADE DO LANÇAMENTO DA SÉRIE

Como já foi anunciado, os direitos da saga foram adquiridos pelo serviço de Streaming da Amazon (Prime Vídeo) para uma série. Temos aí uma confirmação real de que é possível sonhar em vermos esses livros sendo adaptados. Alguns dos principais atores já foram selecionados e por enquanto temos poucas informações quanto a data de lançamento da série.


A IMPORTÂNCIA DE LER A SAGA PARA O LANÇAMENTOS DOS OUTROS VOLUMES

Como são poucos consumidores de livros de fantasia aqui no Brasil, temos um público de leitores reduzido. Até agora foram lançados seis volumes no Brasil pela editora Intrínseca, mas nem todos estão dispostos a lerem livros com tamanha quantidade de páginas e com tantos volumes. Algumas pessoas podem achar desestimulante, também por não verem tantos comentários a respeito dos livros, o que faz com que seja importante falar mais deles.

11 comentários:

  1. Ley eu vu ser bem sincero, estou BALANÇADO em ler essa serie, mas mds, é muito grande os livros e tem muito livro. Eu vou ter q lutar pra ficar em dia. Mas so vejo elogio e to muito curioso quanto a premissa em si.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem é pra tanto. É grande, mas é bom justamente por isso. E na verdade, não recomendo o livro pra agora. Estão nessa de não lançar o 7° livro já faz dois anos e olha que eles já tem a tradução. A editora [Intríseca] é horrível, sério.

      Excluir
  2. Olá, Leyanne.
    Acho que já comentei por aqui que meu sobrinho é mega fã dessa série. Mas estou dividida entre começar a ler por não ter todos os livros lançados ainda e nem previsão de lançamento. Mas todo mundo que lê ama ela hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne!De fato, livros enormes acabam por fazer a gente protelar a leitura e mesmo desistir. Acho que calhamaços só tenho encarado os do King ultimamente. Eu não havia prestado atenção nessa série ainda, mas pelos seus comentários, parece ótima.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parece interessante esse universo. Eu leria esses calhamaços da série. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu li os outros motivos por curiosidade, mas já me convenceu por saber que tem mulheres fortes e bem representadas! S2 Eu não sabia que os leitores de fantasia eram tão poucos no Brasil... O que é um apena, pois é um dos meus gêneros literários favoritos.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Círculo das Mulheres, Egwene, Nynaeve, Moiraine, Elayne, Avhienda, Faile, as Aes Sedai e as Donzelas da Lança... As mulheres são muito bem representadas mesmo. São mais realistas que os romances do bruxo Geralt de Rivia.

      Excluir
  7. Realmente são livros de volume assustador, mas de muita qualidade para que gosta do gênero, eu por exemplo. Quando li o volume 1, fiquei com as mãos e braços doidos por segurar tamanho peso, mas valeu a pena. Agora estou no volume 5 sem o mesmo problema, passei a ler a saga no e-book, e’ a solução (me perdoem aqueles que gostam de manusear as folhas de um livro, também gosto, mas ...). São maravilhosas e ricas as descrições do autor de cidades, ambientes, vestuário, etc. Esta pronto para quem planeja levar essa imensa obra para as telas de cinema/TV, e que não termine como Guerra dos Tronos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há uma série da Amazon programada. Se tiver curiosidade, dá uma pesquisada. A última notícia que tenho é que começaram as gravações no final do ano passado.

      Excluir
  8. "Até agora foram lançados seis volumes no Brasil pela editora Intrínseca, mas nem todos estão dispostos a lerem livros com tamanha quantidade de páginas e com tantos volumes."

    Achei um pouco inadmissível tal comentário, Leyanne, considerando que o 2° livro você já não encontra em lugar algum que não seja por mídia digital. Imagino que não houve uma continuação do 7° livro até agora por irresponsabilidade da Intríseca. Já faz mais de um ano que eles afirmaram estarem trabalhando no lançamento do 7° livro, e hoje em dia nem respondem mais ao seus consumidores nos comentários do site deles.

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]