resenhas

[Resenhas][slideshow]

5 livros com anti-heróis como protagonistas

 

Olá leitores!

Veja também:

Se tem uma coisa que gosto de ler, é livros com personagens anti-heróis. Por sorte, há várias obras com esse tipo de personagem sendo lançado. Quando lemos algum livro que tenha algo assim, é interessante porque conhecemos algo mais carnal do personagem e podemos até mesmo nos ver em suas atitudes.

Personagens anti-heróis são mais propensos a cometer erros e evoluir. Também é perceptível que nem sempre suas atitudes visam o bem maior e sim algo bem mais próximo do egoísmo. Essa é uma atitude humana bastante praticada. A real intenção disso, é mostrar que somos sujeitos a erros, e nos aproximar mais da história, assim como do personagem.

Decidi citar cinco livros que já li e gosto, que tenha personagens anti-heróis. Os livros são de gêneros distintos, e espero que gostem das minhas escolhas:

VILÃO

Eu tinha, por obrigação, que citar este livro, por ser um dos livros que tem o mais icônico anti-herói da literatura. Digo isso porque no enredo, Victor Vale é considerado um "vilão" por seguir as mesmas trajetórias que um vilão clássico seguiria. Porém, isso não quer dizer que ele seja ruim ou que o que quer que esteja fazendo é considerado inumano. Suas atitudes não são heróicas, mas o motivo vai além de simplesmente um vilão. Há toda uma história e contexto por trás de suas atitudes. Assim como Victor, seu rival, que é considerado um "herói", é muito mais que isso.

RENEGADOS

O livro também tem uma separação a risca sobre heróis e vilões, e Nova Artino é considerada uma personagem que está do lado dos vilões. Suas atitudes também são consideradas a favor dos mesmos, portanto, contrárias as consideradas heróicas por parte dos "heróis" aqui representados. A história é narrada por ela, que é uma "vilã", e por Adrian, que é considerado um "herói". Essa separação e narração de ambos faz com que essa divisão seja bem mais ampla e podemos visualizar o lado dos dois. É legal, já que cabe ao leitor entender ambos os lados e não tomar um partido exatamente.

NEVERNIGHT

A protagonista desse livro não tem nada de heroína, e busca vingança em uma igreja que venera o assassinato. Ela é serva da escuridão e até mesmo tem um demônio de estimação. Você acha que essa garota tem algo heróico? Ela é uma personagem incrível que também tem um desenvolvimento enorme na história. Apesar dela ter essas características citadas, esse universo é bem mais complicado por haver divindades, fanatismo, corrupção e distorção de poder. Nada é tão simples, e Mia tem um papel enorme nisso tudo, além de não ser apenas uma heroína bobinha.

SIX OF CROWS

Kaz Brekker foi um dos primeiros personagens que me deparei com um protagonismo anti-heróico. Ele não faz nada para extinguir sua fama de vilão, mas é exatamente assim que gostamos do personagem. Ele vive em um mundo de gangues e guerras entre elas, estratégias, subornos e pensamentos rápidos. Ele comanda uma gangue e precisa pensar e agir com a mesma astúcia advinda de "vilões", e suas atitudes nem sempre são boas. Kaz é inteligente e perspicaz, e essas são apenas algumas qualidades do personagem.

O NOME DO VENTO

Aqui já não vemos exatamente um protagonista com atitudes pra lá de vilanescas. Classifico ele como um anti-herói mais pelo orgulho e atitudes voltadas para si mesmo. Mas é praticamente impossível não se apegar a ele e por sua história. Ele também tem um histórico de ladrão, mas nem por isso podemos considerá-lo uma pessoa ruim. As circunstâncias que o cercam são precárias e deixa qualquer leitor emocionado.

>>Já conhece alguns desses livros? Qual seu livro com protagonista anti-herói favorito?


11 comentários:

  1. Oi Ley! Logo que vi o nome do post pensei em Vilão ele está mesmo na lista. Eu adoro este tipo de personagem, melhor que mocinhos tolos e bonzinhos demais. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oiii Leyanne

    Dos livros citados li 3: Vilão, Six of crows e Nevernight e gostei demais dos 3 embora meu favorito ainda seja Six of Crows porque foi um livro que achei brilhante, todos os personagens estavam incriveis e a jornada de cada um, a evolução de cada um foi envolvente demais, saudades dessa dualogia.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Desses só não li O Nome do Vento.
    Eu li Vilão tem tanto tempo que bateu a vontade de reler
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Tenho que me atualizar mais nas leituras porque todos os que li com anti-heróis como protagonistas são livros de PELO MENOS vinte anos atrás kkkkk

    Abraço ♥
    Larissa - Blog: Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leyanne como vai? Anti heróis como protagonista nos livros são atrativos. Destes da sua lista eu li Six Of Crows e Nevernight. Os demais eu não li. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ley, bom, dos cinco quero ler Six of Crows, Nevernight e Vilão, todos muito bem comentados pelas resenhas que li.


    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leyanne.
    Eu adoro livros com anti-heróis. Dos citados só não li Renegados ainda, mas assim que der vou ler ele. Queria muito que o autor terminasse A Crônica do matador do Rei, a história é tão boa e preciso saber o que aconteceu hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu amo a premissa de ter um vilão como protagonista e não sabia que esses que você citou eram assim. Já estavam na minha listinha agora só faltar ler HAHAH
    Um abraço
    https://luibee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Amei esse formato de post. Isso nos faz ver que nem sempre estamos em busca de mocinhos perfeitos que são chamados de heróis. Os anti-heróis são os que mais me chamam atenção, com seus defeitos e qualidades, mas que no fim das contas, tem mais coragem de fazer o que ele acha que é justiça do que um herói todo certinho. Sou doida para ler Vilão, desde uma resenha que li aqui no seu blog.
    Dessa lista, eu ainda acrescentaria Arsène Lupin, ele é o meu anti-herói favorito do momento.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, recomendo a trilogia dos Espinhos, o protagonista está mais pra vilão do que anti herói. Os livros são muito bons.

    ResponderExcluir
  11. Leiam Jovens de Elite, eu simplesmente não percebi que a personagem era anti-heroi até acabar e todas resenhas falarem sobre isso kkkk confia na mãe.

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]