resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Uma Chama Entre as Cinzas [livro #1]


Olá Leitores!

Páginas: 432 | Autora: Sabaa Tahir | Editora: Verus | Ano: 2015 | Gênero: Fantasia, YA | Tradução: Jorge Ritter

Esse livro esteve na minha lista de desejos há um tempo, mas acabei deixando para depois. Os comentários a respeito dele sempre foram ótimos, e ele pareceu um livro bem completo, com um enredo bem construído. Os principais comentários sobre ele que vi, foram a respeito de desastres atrás do outro, então eu deveria me preparar para isso.

Bom, acontece que talvez eu não tenha me preparado exatamente para o que estava por vir. O livro não tem uma parte necessariamente introdutória, com apresentações costumeiras. No primeiro capítulo já tem fatalidades que me deixaram de queixo caído. A partir disso, imaginei que esse seria o impulso para o desenvolvimento da história, então talvez as fatalidades acabariam ali, por enquanto.

E mais uma vez, não foi isso que aconteceu.  Após essa apresentação turbulenta, o livro continua cheio de tragédias e não tem trégua. Esse foi um impacto que me deixou presa na leitura. Eu mal tive tempo para digerir uma, enquanto a outra já estava preparada.

A vida é feita de tantos momentos que não significam nada. Então, um dia, ocorre um único momento que define todos os segundos depois dele.

A autora criou um universo que há um Império governado pelo povo denominado Marcial. A história nos dá a entender que houve uma guerra entre ele e outros povos, então ele ganhou e assumiu o governo. Os marciais se consideram superiores, e consequentemente subjuga os outros povos que eles derrotaram, muitos foram até mesmo transformados em escravos. Um desses povos se chama Eruditas.

Aqui há dois protagonistas e narradores. Elias nasceu entre os Marciais e foi treinado como um Máscara, que é como um soldado e executor a favor do Império. Enquanto isso, Laia é uma Erudita, vive com pouco, e tinha liberdade até virar uma escrava e ser designada para a casa de uma comandante, perto de Elias.


Não importa quão engenhosas tenham sido as revoltas dos Eruditos, no fim das contas a questão é aço contra aço, e, nessa guerra, os Marciais sempre vencem.

A história dos personagens é complicada e entendo a posição de ambos. Elias é diferente das pessoas ao seu redor e questiona seus deveres, assim como a brutalidade do Império. Contudo, ele não pode mudar muita coisa, já que é o único que pensa assim. Já Laia, tenta a todo custo alcançar seus objetivos contra o Império, mesmo que se considere fraca e seja uma escrava.

Os dilemas que os personagens apresentam são críveis, e em seus lugares eu ficaria igualmente desnorteada. Ao longo do livro o caminho deles se cruzam, e suas vidas tomam rumos inesperados. Devido a grandeza e consequência de alguns acontecimentos, em certos momentos eu já não sabia se conseguiria terminar a leitura sem ceder ao desespero.

Com um Império seletivo e com um tipo de governo totalitário, o livro tem fortes críticas políticas. Há uma imagem clara de injustiça, que infelizmente só podemos observar, mas serve para tomarmos uma consciência da grandeza disso. É importante deixar os leitores avisados que neste livro temos que ser atentos a todos os personagens. Há traições que, algumas eu já esperava, enquanto outras me pegaram desprevenida.

Você vai queimar, pois é uma chama entre as cinzas. Esse é o seu destino.

O livro tem um drama enorme, mas até mesmo eu que não curto o gênero, acabei envolvida devido ao contexto dele ser empregado na fantasia. E, como disse, os dilemas dos personagens é algo que compreendi. Percebi que o crescimento de Elias e Laia será na base do sofrimento mesmo, então eu estou temendo bastante o que está por vir nos próximos volumes.

A leitura foi frenética, então finalizei a obra em pouco tempo. Contudo, o livro me deixou tão abalada em alguns momentos, que torci veementemente para que tudo desse certo, por mais que as chances fossem outras.

Algo impressionante a respeito do universo criado neste livro, é a influência da mitologia árabe como parte integrante do enredo. Seres como djiins, ifrits e ghouls, são citados, assim como um pouco da descrição do lugar onde os protagonistas estão.

ADQUIRA O EXEMPLAR NA AMAZON:

7 comentários:

  1. Tenho o costume de ler o livro pela capa, essa não foi diferente. A capa dele é magica, bem chamativa. Adorei, vou procurar na minha cidade.
    Seguindo o seu blog, pra ficar por dentro das novidades ♥
    Beijos lindona ♥
    Garotas e Look's
    Post's Novo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne como vai? Este livro tem tudo que me agrada em um livro. Irei me agradar por completo se eu o ler. Ótima resenha, e que fotos lindas menina. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/



    ResponderExcluir
  3. Menina, esse livro parece incrível! Fiquei morrendo de vontade de conferir tudinho!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne,

    Eu amo esse livro, mas a editora está demorando tanto para lançar o último, que confesso que a história está meio esquecida na minha mente e eu vou ter que reler para continuar a trilogia.
    Mas esse é um livro do gênero que vale super a pena!

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leyanne! Tudo bom?
    Eu li Uma chama entre cinzas faz um TEMPO, quando foi lançado lá fora. Ai esperei sair o 2 aqui e a Verus travou com o 3........ Esqueci tudo da história e vou precisar reler, mas nossa como eu amei! A Laia é PERFEITAH e eu morreria pela Helene.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leyanne.
    Eu quis muito ler esse livro desde que lançou. Mas na época estava numa vibe de só começar trilogias e séries que já tinham todos os livros publicados por aqui. E estou até hoje esperando lançar o terceiro para começar a ler hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto quando um livro tem bastante ação e coisas que me surpreendem... mas daí a chegar chegando, já com cenas tocantes seria um tamanho susto. Eu gostei do tema e queria conhecer mais sobre esses dois. Parecem ser bem interessantes e, uma estória de mais de 400 páginas ser lida tão rápido... é porque é boa mesmo.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]