resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Pânico


Olá Leitores!

Páginas: 335 | Autora: Lauren Oliver | Editora: Verus | Ano: 2020 | Gênero: Thriller, Young Adult | Tradução: Monique D'Orazio

Um livro em que tenha thriller e young adult como gêneros é algo que não lembro de já ter lido. Mas então me deparei lendo Pânico, um livro que não me conquistou nas primeiras páginas, mas que depois de conhecer mais, eu já estava devorando.

Pânico, que também é o título da obra, é o nome de um jogo feito para os adolescentes que acabaram de terminar o colegial. O jogo foi criado para agitar a cidade onde vivem, já que se trata de um lugar pacato e sem muitas oportunidades.

Acontece que o jogo Pânico não é um simples jogo para se divertir. Ele é mortal e ao final dele, o ganhador pode levar uma bolada de dinheiro e mudar de vida. Essa é uma oportunidade tentadora em uma cidade onde a vida não é tão boa para alguns.

O livro é narrado alternadamente por Heather e Dogde. Eles são participantes do Pânico e tem objetivos distintos para participarem. A princípio não me afeiçoei a nenhum deles, mas na medida que os conhecia, vi o quanto o jogo, por mais mortal que fosse, seria algo importante para ambos.

No decorrer da história conhecemos outros personagens que são importantes. Desconfiei até mesmo dos protagonistas em determinados momentos, e há sempre uma tensão entre eles. O livro não nos mostra "heróis". Os personagens estão ali para vencer e nem sempre seus motivos são limpos.


Os adolescentes participantes pertencem a várias classes sociais, e a autora simula diversas situações em que eles se encontram vulneráveis e são sujeitos a circunstâncias traumatizantes. O jogo proporciona uma sensação aterrorizante, que dificulta os personagens de serem racionais.

Quem está lendo também pode se sentir assim, e foi como eu me senti. Foram várias sensações que experimentei durante a leitura, e pânico e apreensão eram as mais comuns. Me peguei pensando também sobre o jogo Pânico ser algo ilegal e não ver tantas autoridades ali naquele lugar. Tudo a respeito dele é obscuro, assim como criação, organização etc.

É brutal acompanhar as consequências do jogo, ver que ele pode se oportunidade para alguns e também a perdição. No livro podemos encontrar romance, drama e thriller. Essa mistura dá uma intensidade a trama que gostei mais do que imaginava. O livro é relativamente curto e pela urgência que encontramos nas páginas, pode ser lido rapidamente.

O conteúdo pode ser considerado pesado em alguns trechos, e até mesmo me senti desconfortável lendo mesmo sabendo fazer parte da trama. Contudo, é importante destacar esse ponto para que esse elemento da história não seja algo que lhe seja prejudicial durante a leitura.

ADQUIRA O LIVRO NA AMAZON AQUI.

14 comentários:

  1. Oi, Leyanne tudo bem? Adoro thrillers e este aí mesclado com young adult certamente me agradará. Me parece um ótimo livro de ser desbravado. Sua resenha e as fotos do livro ficaram maravilhosos. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu vi que vai ter série, vou esperar pra saber se dá vontade de ler.
    Tá bem na moda esses narrativas teen envolvendo jogos e cheias de questões assim, né

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Oi Ley!
    Eu confesso que definitivamente esse é o livro mais aleatorio que a Record mandou esse ano. Em muito a premissa infelizmente não me chama atenção. Esse lance de jogos adolescente, ai gente, não. Muito PLL pra mim e eu nao tenho paciencia nem pra serie.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne,
    Me lembra um pouco Nerve, que eu gostei... Essa mistura de thriller com YA pode funcionar, mas o engraçado é que quando o livro lançou, ele não tinha me atraído não. Sua resenha que fez isso!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu só vi mesmo os filmes com esse nome, de quando era adolescente e olhe lá... O livro que não conhecia, e pelo visto, aborda outra coisa, completamente diferente... rs
    Eu não sei se teria estômago para ler certas cenas, pois ficaria com muito medo. Mas é uma combinação interessante, devo dizer.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Thriller é um dos meus gêneros favoritos! A premissa dessa obra me deixou bem instigado para conhecê-la, apesar de haver algumas semelhanças com outras obras, parece ter uma pegada diferente das demais. Obrigado pela indicação, irei pesquisar mais sobre!

    Abraços.
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi Ley! Me lembrou muito o livro Nerve, que também tem um jogo nesse estilo. Eu gostei de Nerve e acho que vou gostar de Pânico, afinal Lauren Oliver nunca me decepciona. Quero muito ler.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Ley! Eu tô doida para ler esse livro, eu amei a trilogia Delírio da Lauren Oliver e desde que vi que tinha mais um lançamento fiquei curiosa para essa história!
    Os Delírios Literários de Lex
    Participe do Top Comentarista de Agosto!

    ResponderExcluir
  9. Oi Leyanne, tudo bem?
    Eu adorei a premissa e a mistura de elementos. Parece muito instigante e envolvente. Como apreciadora de thrillers, adorei e anotei essa dica - já tô curiosa pra saber as consequências do jogo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Menina, esse livro deve ser incrível! Sua resenha me deixou mega curiosa em conferir, gosto bastante do gênero, então preciso providenciar um exemplar pra mim. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  11. Oi Leyanne,

    Vi alguns comentários positivos e outros nem tanto do livro, mas confesso que estou curiosa pelo thriller apresentado na história.
    Vamos ver se ela me cativa.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiii Leyanne

    Eu tenho esse livor no kindle pra ler, mas estava com o pé atrás porque ja li Delirium dessa autora e não tinha gostado muito da narrativa, achei parada. Fiquei interessada em Pânico, gosto de thrillers com essa pegada mais YA. Se vc gostou do estilo, leia Um de nós está mentindo, da Karen McManus, é bem legal tb.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, Leyanne.
    Eu me interessei pelo enredo do livro, mas já li alguns livros da autora que não gostei muito. Mas como esse gênero é diferente dos que eu li dela pode ser que eu leia eles.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Da autora eu só li Fallen. Acho até estranho ela ser associada a outros livros além desse kkkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]