resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Bruxa Akata [Lirvo #1]


Olá Leitores!

Páginas: 319 | Autora: Nnedi Okorafor | Editora: Galera Record | Ano: 2018 | Gênero: Fantasia urbana, Infanto-juvenil | Tradução: João Sette Câmara

Ler obras que citam culturas distantes da minha é sempre um prazer. É importante que saibamos que a cultura diz muito sobre um povo e respeitá-la diz muito sobre nós. Ler livros com essa temática nos ajuda a normalizar que pode existir várias visões sobre um determinado assunto e tudo bem.

Bruxa Akata é uma leitura baseada na mitologia africana. O livro se passa na Nigéria, e é composta por personagens negros. Temos uma representatividade étnica negra enorme, e ainda acompanhamos a cultura nigeriana inserida na história. É um dos poucos livros que tive o prazer de ler em que a maioria dos personagens era composto por personagens negros.

O livro acompanha Sunny, que é uma criança nascida nos EUA, porém seus pais são nigerianos, e agora ela mora na Nigéria. Sunny é uma garota albina, que mesmo tendo a cor pálida, carrega traços herdados de seus ancestrais, e foi criada dentro da cultura deles.

Sunny é uma criança que sofre bullying na escola, mas ela enfim conhece alguns amigos que mostram magia a ela. Segundo eles, Sunny é uma pessoa-leopardo, que tem dons mágicos. Esse é um termo que não sei se faz parte da mitologia africana, ou se é totalmente ficcional.


Preconceito gera preconceito, sabe? O conhecimento nem sempre evolui para a sabedoria.

Sunny então passa a conhecer mais sobre si e essa misteriosa herança  mágica. Toda a explicação sobre magia, descendência, entre outras coisas, ficou confusa para mim, principalmente vendo tudo ocorrer pelos olhos de Sunny. Os termos sobre esse universo também são vagos e nem todos são explicados.

Talvez seja intencional essa subjetividade em descrever a magia, sua origem e etc. Mas acabei ficando curiosa com os termos que são pouco explicados. Foi um choque cultural ler a obra. Conheci várias coisas que ainda não havia visto. O vocabulário tem várias palavras nigerianas, e acabei me perdendo ao tentar acompanhar elas dentro do contexto.

Gostei muito do companheirismo e dos personagens do livro. São crianças que carregam um ar aventureiro e sempre prontos para mais. Por vezes teve situações que não gostei de atitudes de alguns deles, contudo isso se deve a idade precoce deles, e todo o contexto do livro.

A leitura faz menções ao racismo, assim como outros tipos de preconceito. Um dos melhores pontos da obra, para mim, foi toda a ambientação mágica em cima da mitologia africana. Confesso que conhecia pouco, e a proposta do livro é boa, então tirei muito proveito disso. Infelizmente me perdi em alguns pontos, e isso acabou prejudicando um entendimento melhor sobre o livro.



ADQUIRA O EXEMPLAR NA AMAZON:

7 comentários:

  1. Esse livro parece super bacana, fiquei curiosa com essa herança mágica que a Sunny traz.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne, tudo bem?
    Comecei a ler a resenha empolgadíssima, porque o livro parece enriquecedor.
    Mas dei uma desanimada conforme fui vendo que muita coisa não é bem explicada. Isso não ajuda a gente a se conectar com o universo né? :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leyanne como vai? O livro me parece de um potencial incrível, mas que não foi explorado como deveria. De todo modo eu o leria, pois gosto deste gênero, embora ultimamente não tenha lido com frequência. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne,

    Eu ouvi falar desse livro e realmente o que me interessou foi conhecer mais da mitologia africana, já que não encontramos muitos livros desse estilo.
    Com certeza vou querer ler.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leyanne.
    Eu quase li esse livro para um desafio que estou participando. Fiquei entre ele e Filhos de sangue e osso e acabei optando pelo segundo porque achei a sinopse um pouco mais interessante. Mas é um livro que ainda quero ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia esse livro, mas me interessei muito pela história, adorei a resenha.
    Bisous,
    pequenomuffin.com.br | @blogpequenomuffin

    ResponderExcluir
  7. Três estrelinhas ainda é um bom livro... rs Eu sou bem curiosa para ler esse livro, mas talvez eu me perca com as palavras diferentes também, mas ainda assim, ele está na minha lista de desejados há um tempinho.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]