resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Objetos Cortantes


Olá Leitores!

Páginas: 256 | Autora: Gillian Flynn | Editora: Intrínseca | Ano: 2015 | Gênero: Suspense | Tradução: Alexandre Martins

Gillian Flynn é uma autora bastante conhecida pela obra Garota Exemplar, que também ganhou uma adaptação. Assim como a obra, Objetos Cortantes possui uma tensão enorme dentro da trama. A autora me deixou desconfortável em alguns momentos, assim como me surpreendeu com sua escrita crua. Fui pega de surpresa por adentrar em uma trama densa, porém curta. As poucas páginas não impediram a obra de transmitir as sensações descritas no livro.

Objetos Cortantes é uma leitura contendo violência, gatilhos e conteúdo sexual explícito. Portanto, não recomendo para menores de 18 anos. Se preferir realizar a leitura, esteja com a mente tranquila, pois há algumas situações em que o leitor pode ficar desconfortável pela linguagem e acontecimentos.

O livro é protagonizado por Camille, que é uma jornalista. Ela trabalha em um jornal pequeno, e, para cobrir uma reportagem que pode alavancar sua carreira, seu chefe a designa para apurar alguns assassinatos em busca de informações. O lugar onde aconteceram os crimes, foi na cidade natal de Camille, que não a visita há oito anos. Esse tempo fora de sua terra natal lhe deu um choque de reconhecimento ao chegar lá, e, assim como para o leitor, é uma descoberta visitar o lugar.

Problemas sempre começam muito antes de você realmente, realmente vê-los.

Para Camille, também há a sensação de familiaridade onde cresceu, portanto, ela reconhece seus anos na cidade natal durante a visita. Este reconhecimento pode ser interpretado como algo bom, mas há um motivo para Camille ter saído da cidade onde cresceu e não voltar por oito anos.

Um dos motivos é sua mãe, que, por Camille já não gostar tanto dela, o leitor também cria antipatia pela personagem. Além disso, Camille tem segredos que não pode ser classificado como algo bom. Ao partir para arrumar material para a matéria, Camille descobre que os assassinatos podem ser algo mais sombrio e perverso do que aparentam.


A cidade Wind Gap é um lugar pequeno, onde tudo e todos se conhecem, e todas as informações podem ser passadas distorcidamente. Posso dizer que Wind Gap é o lugar mais tóxico que vamos conhecer. É fácil prever que Camille ficará totalmente envolvida no caso e isso pode resultar em consequências difíceis para ela.

Assim é Wind Gap. Todos conhecemos os segredos dos outros. E todos os usamos.

Um dos pontos que mais me intrigou desde o início, foi a relação da protagonista com sua mãe. É algo desgastante, mas pouco entendemos o motivo. Passamos o livro todo em busca de um culpado, como é natural em um livro de suspense. Entretanto, temos que entender que todos na cidade de Wind Gap são pessoas corrompidas. Parece algo grandioso incluir "todos" na minha frase, mas é exatamente isso.

É difícil digerir o comportamento apresentado pelas pessoas ali diante tantas informações que recebemos. O livro aborda temas importantíssimos colocados dentro do contexto da história. Dentre eles está o feminismo, que é muito bem representado em cenas que podemos ver nitidamente na nossa sociedade.

A bíblia diz para crescer e multiplicar, e a ciência, bem, no final das contas é para isso que as mulheres são feitas, certo? Para ter filhos. 

Gostei imensamente das críticas contra o machismo. Gillian Flynn também soube incluir o empoderamento feminino na protagonista ao criar uma personagem independente. A leitura é extremamente impactante, e contém cenas que podem incomodar o leitor. A resolução de tudo foi surpreendente por revelar algo que não cogitamos imediatamente.

Objetos Cortantes aborda uma questão que vi apenas em poucos livros, a precocidade infantil. A maneira do assunto ter sido abordado tem um conteúdo sexual enorme, portanto, reforço que não recomendo a leitura para menores.

A leitura cumpriu seu objetivo ao me deixar tensa, e me fez refletir diante de todos os assuntos importantes que mencionei. Meu primeiro contato com a escrita da autora com este livro, foi uma experiência boa, apesar do desconforto durante a leitura. O livro também foi adaptado em uma minissérie original da HBO, que já estou pensando seriamente em assistir.


ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

17 comentários:

  1. Uau! Mas é desse tipo de livro que eu gosto menina! haha livros pesados é comigo mesmo. Estou curiosa com algumas coisas, mas não consigo me interessar tanto pela história. Pelo menos a capa já me ganhou rsrs falta só eu pegar e ler.
    Acho ótimo os livro que defendem a mulher e a retratam como pessoas fortes, mas já estou me cansando disso, parece que todos os autores estão escrevendo a mesma coisas, estou quase procurando um livro onde na história tenha uma mocinha e um homem para cuidar dela.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leyanne.
    Eu li dois livros da autora que gostei bastante. Mas pelos pontos que você levantou não sei se leria esse. Talvez assista a série e se gostar eu leio.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Depois de assistir Garota Exemplar eu estou com muita curiosidade de conhecer a escrita da autora, até agora só li um conto dela, O Adulto, que me deixou super intrigada. Esse livro também está na minha lista e ainda não vi a série, pois quero fazer o contrário de Garota Exemplar, ler primeiro. Acho que livros assim precisam entrar na minha lista e assim que puder dar uma folga eu vou ler, com certeza. Adorei a resenha!
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas | A Odisseia | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oiii Leyanne

    Da Gillian li só um livro mas ja notei que é caracteristico da autora criar personagens assim, duvidosos, que são dificeis da gente analisar porque se inserem em tantos contextos. Achei a premissa desse livro bem bacana, com certeza leria.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leyanne como vai? Eu li outros livros dessa autora e gostei do que li, embora os livros de ela geralmente conter temáticas mais pesada. Este aí não li, mas acho que me agradaria caso eu vier a lê-lo. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que resenha maravilhosa. Fiquei tensa de ler e confesso que tenho um medinho de ler esse livro, acho que além de tensa me deixaria ansiosa nesse período.
    Mas, amei a sua resenha você escreveu de maneira exemplar.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi! Eu não sou fã de Garota Exemplar, mas Objetos Cortantes eu gostei demais. Achei bem tensa a história. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Leyanne, tudo bem? Eu achei linda a foto da capa da postagem, sensacional!! Parabéns! Quanto ao livro, a história me pareceu muito boa, acho que ficaria tensa também, mas por conta dos gatilhos lerei em outro momento.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Caramba, esse livro me deixou intrigada demais. Adoro suspense e apesar de ser um pouco "pesado", quero muito conferir! Não sabia que tinha virado minissérie, fiquei mais curiosa ainda!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  10. Não me bate muito vontade de ler os livros da Gillian, mas eu gosto das adaptações. Gostei muito de Garota Exemplar e a série desse livro, até onde assisti, também estava muito boa
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Oi Leyanne, tudo bem?
    Eu acabei vendo a série antes, então acho que não leria o livro por conta disso. Mas achei a história muito boa e o final surpreendeu muito, eu adorei.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Oi Leyanne,

    Eu confesso que não tenho tanto interesse em ler os livros da autora, mas o filme do outro livro e agora a minisérie me interessam bem mais.
    Vou acompanhar para ver se gosto.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ley!
    Eu pessoalmente nunca li nenhuma obra da autora, e confesso nao ter muito curiosidade porque thriller não é bem minha praia, mas fico feliz que tenha gostado. Sempre vejo otimas resenhas dela, nao vou negar.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Vale a pena assistir a série, dentro que uma adaptação pode fazer, achei bem interessante. Eu quero reler esse livro logo, eu li ele muito rápido e me tirou de uma ressaca literária. Além de que levei uns assuntos que essse livro me fez refletir para terapia.


    https://apesardocaos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Uau! Parece ser um livro bem forte. Gostei da sua resenha, super completa. Verdade, tem a série mesmo.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  16. Olá,,
    Eu gostei bastante dessa leitura, apesar de ser vem pesado, principalmente emocionalmente.
    Preciso ler mais da autora.
    A adaptação eu gostei, mas ela ameniza bastante pelo fato de envolver menores.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  17. Oi Leyanne,
    Eu gostei demais do filme Garota Exemplar, me arrependi de não ter lido antes de assistir, aí coloquei esse livro na minha lista, porém até hoje não tive uma oportunidade de adquiri-lo.
    Estou segurando para ver a adaptação para não me arrepender de novo, rs.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]