resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Guirlanda Rubra

 

Olá leitores!

Páginas: 280 | Autor: Erick Santos Cardoso | Editora: Draco | Ano: 2020 | Gênero: Fantasia

Guirlanda Rubra foi um livro que me deu um misto de sentimentos. No primeiro momento, senti como se adentrasse em um ambiente novo e assim, sentisse uma certa estranheza por todo o novo mundo apresentado. Logo tendo passado esse momento de revelação, pude contemplar a fantasia de uma nova forma. A leitura foi um pouco difícil no início, talvez pela estranheza que mencionei, mas acabei ficando imersa nas páginas.

A história é uma fantasia que nos faz olhar para o mundo pelos olhos de Garlando, o protagonista. Ele é um rapaz que acabou de sair da faculdade e o que mais esperam dele, é que assuma as responsabilidades de sua família. Garlando sempre viveu uma vida de prazeres, mas anseia algo mais. Ele é um rapaz que carrega cicatrizes, devido a perdas e corre em busca de encontrar seu verdadeiro amor, há um tempo perdido.


Não é claro o que realmente aconteceu com seu amor a princípio. Tudo o que sabemos, é que há uma urgência de Garlando para sair da mesmice, que é trabalhar para sua família, e seguir seu coração viajando de encontro a sua amada. O personagem também enfrenta outros dilemas, como viver em um mundo onde a magia é proibida para alguns, e mesmo assim ter aprendido a manuseá-la por seu mestre.

Mas Garlando compreende o afago silencioso e promete não ter medo de quem é, pois a magia é apenas uma forma de perceber as Mães e tudo o que há no mundo.

Isso nos chama atenção por entregar ao leitor uma forma corrompida de conhecimento, que podemos também interpretar como limitada. Neste mundo, a magia, que é um conhecimento considerado acima de muitos, é vista como perigosa, e assim, é controlada por agentes do reino que se dizem merecedores daquilo. Isso decerto é uma maneira distorcida de avaliar o conhecimento, que podemos facilmente atribuir as várias formas de privações que vemos diariamente.


O livro é narrado pelos olhos de Garlando, que por mais que vejamos que seja um rapaz que há muito mistério a sua volta, também é marcado por sua incongruência em relação as suas escolhas. Ele ainda é imaturo e age por impulso em diversos momentos. Por este motivo, o livro se torna lento algumas vezes. Sofremos com o pressuposto de que suas decisões podem ser manipuláveis, e torcemos para que ele faça uma escolha inteligente.

As sombras estão dentro da gente, não importa se somos magos, despertos, adormecidos ou que demônios sejam. O corpo de um homem se esvai porque a sua mente não poderia suportar mais, de qualquer forma.

Sua jornada inicia juntamente com um prenúncio de guerra, que pode ser algo impossível de deter. Durante a jornada que acompanhamos Garlando, ele tem uma construção notável, a qual mantive uma admiração enorme quando cheguei ao fim do livro. Todo o desenvolvimento do personagem se dá a suas várias falhas, que são facilmente desenvolvidas para um personagem cuja transformação é esperada.


Sua busca pelo seu amor, é o que mais envolve o leitor. Há nele, algo tão palpável, que através das páginas, sentimos essa urgência. Conhecemos a pessoa amada através de suas falas, e detalhes mencionados. Chegamos a um momento, em que o leitor pode ficar extremamente curioso para conhecer sua amada.

A leitura é uma fantasia adulta, pois contém cenas explicitas de sexo e violência. As cenas de luta são intensas e proporcionam ao leitor uma completa viagem ao combate apresentado. O conteúdo que nos deste livro é apenas uma primeira parte do que nos espera. Com o final que me deparei, é certo que necessito do próximo livro urgentemente. A edição conta com ilustrações lindíssimas que fazem jus a cada descrição apresentada. Essas ilustrações me surpreenderam positivamente pela quantidade de detalhes, e também pela forma como conseguiu transmitir a essência de cada personagem.


Confira o projeto GUIRLANDA RUBRA no CATARSE

7 comentários:

  1. Obrigada por essa resenha incrível, não conhecíamos. ♥
    Beijos
    VOU ARRASAR BLOG

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne como vai? Eu já li alguns bons livros de fantasia e de terror da editora Draco. Este aí eu desconhecia, mas fiquei interessado em lê-lo depois de ler sua incrível resenha. As fotos ficaram excelentes, parabéns. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, caramba amo fantasias! Mas essa ai não conseguiu me conquistar ainda, acho que pode ser uma história meio lenta, principalmente sendo narrado por um personagem masculino. Mas, se ler a continuação eu quero saber, preciso saber se a história vai continuar sendo boa haha
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne, tudo bem?
    A capa e as ilustrações foram o que chamaram minha atenção de cara. Curti muito, e adoro esse estilo, especialmente relacionado a um mundo de fantasia com elementos mágicos. Ótima dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Uau! Parece ser um livro bem interessante. Não conhecia até então.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Olá Leyanne,


    Essa é a primeira resenha que eu leio desse livro, gostei demais da proposta e gosto do gênero, com certeza vai para a minha lista de desejados.


    Ótima resenha.


    Bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. A capa desse livro me chamou atenção, por me lembrar do anime Sakura Cardcaptors... rs A história é impressionante, e parece ser uma que eu realmente leria, mesmo tendo cenas bem fortes pelo caminho. O que me chamou atenção também foi saber dessa questão da mente limitada das pessoas, o medo do diferente... que pode até ser novo, mas ainda assim causa um medo danado, e acaba gerando o preconceito. E num mundo de fantasia, ficou bem interessante.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]