resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] A Saga dos Corvos: O Rei Corvo [Livro #4]


Olá Leitores!

Páginas: 378 | Autora: Maggie Stiefvater | Editora: Verus | Ano: 2016 | Gênero: Fantasia, Young Ault | Tradutor: Jorge Ritter

(Esta resenha pode conter spoilers dos volumes anteriores)

O último livro da Saga dos Corvos não me decepcionou. Foi uma leitura completamente eletrizante. O livro se passa em um período de tempo curtíssimo, onde os personagens estão na reta final entre o encontro com o rei galês Glendower. Este encontro é esperado desde o primeiro momento em que conhecemos Gansey.

Sua obsessão pelo rei também fez com a busca ramificasse para seus amigos. Juntamente com os personagens, os leitores ficam ávidos para descobrir onde está Glendower. Houveram diversas situações em que a magia se provou real, então já está fácil crer na possibilidade de Glendower acordar.


Porém, há diversos perigos durante esta jornada. Gansey e seus amigos descobriram que outras pessoas estão de olho nos elementos mágicos que possuem, assim como sua busca. Neste último volume, tudo finalmente se reúne. A busca pelo rei chega ao fim, a aproximação da morte de Gansey se torna real, os mistérios acerca de Ronan ficam mais evidentes, a influência mágica de Adam e sua identidade se revelam mais fortes, a relação de Gansey e Blue e a pergunta se haverá um beijo entre eles.

Seres humanos eram coisas muito engenhosas e complicadas.

Cada uma dessas questões estarão sendo resolvidas neste desfecho. O livro possui um caráter bem mais sombrio do que os livros anteriores teriam. Apesar de serem livros sobrenaturais, houve sempre humor e diversão entre os personagens para que o clima continuasse tranquilo. Com a aproximação de tantas coisas chegando ao fim, em O Rei Corvo não há tempo para os personagens brincarem.

Isso nos lembra de que esse é o último livro da saga e já bate aquela saudade. Em retrospectiva, podemos ver quanto os personagens evoluíram e adquiriram uma espécie de responsabilidade e companheirismo diante de sua amizade e dons mágicos.


Podemos observar também que há uma diferença de protagonismo no decorrer dos livros. A princípio a busca por Glendower era o tópico de prioridade para Gansey, e também para a história. Contudo, diante de tantas descobertas e autoconhecimento por parte dos personagens, é evidente que a história enfatiza principalmente a amizade cultivada pelo grupo.

Cada um deles mudou pela busca por Glendower, e sobretudo diante da amizade que formaram justamente por conta dessa busca. Eles não seriam os mesmos vistos sozinhos. A amizade os complementa acima de tudo.

Sonhadores devem ser classificados como armas.

O destino de Gansey foi o que mais me preocupou neste livro. A aproximação de sua morte, vista por Blue no livro um, é algo que está mais perto do que nunca. A autora tem um modo peculiar de nos deixar hesitantes e tristes quanto a esse iminente acontecimento, entretanto o destino dos personagens foi justo.


O livro nos dá uma grande lição sobre amizade e valores. Há vários ensinamentos que tirei desses livros e que posso levar para a vida. A saga tem um tema sobrenatural, mas possui inúmeros assuntos necessários anexados em vários contextos que podemos destacar por serem importantes.

São quatro maravilhosos livros com tramas e desenvolvimento espetaculares. Li e reli estes livros, me emocionei e faria tudo de novo para me aventurar nestas páginas.




ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON:

8 comentários:

  1. Olá e, primeiramente, amei o novo visual do blog, arrasou! S2 Com relação ao livro, já quero ler essa saga inteira, tomara que minha experiência seja tão boa quanto a sua. ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Estou amando o blog assim. Também super recomendo a saga <3

      Excluir
  2. Oi, Leyanne como vai? Menina esta saga é maravilhosa. Ao ler sua resenha dá uma vontade de lê-los novamente. Se eu não tivesse outras obras para ler começaria agora mesmo a lê-los de novo. Espero que muitos leirores possam o ler, pois é uma saga esplêndida. Sua resenha ficou perfeita, parabéns. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Agora me deixou com mais vontade ainda de conferir essa saga! Já sei o que vou me dar de presente de aniversário! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Olá, a capa me conquistou, que livros lindooos!
    Mas não li a resenha porque não sabia que era um série antes haha mas vou ler a resenha do primeiro livro.
    Beijos ^-^
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  5. Oi Leyanne,

    Pulei sua resenha para não ver spoilers rs.
    Mas pelo que olhei esse livro foi bom quanto os outros.
    Ainda estou ansiosa para ler.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leyanne.
    Antes de mais nada o que é aquele preço ali do terceiro livro? Chocada! Eu acho essas capas maravilhosas e leria a série só pelos elogios que sempre vejo. Não lembro de ter lido nenhuma resenha negativa deles.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Leyanne, tudo bem? Preciso dizer que adoro o layout do blog! E quanto á saga, infelizmente, não li, mas acho que deve ser uma excelente leitura para quem curte o gênero. E as capas são lindas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]