resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] O Lar da Srta Peregrine Para Crianças Peculiares: A Convenção das Aves [Livro #5]


Olá leitores!

Páginas: 320 | Autor: Ransom Riggs | Editora: Intrínseca | Ano: 2020 | Gênero: Fantasia, Infanto-juvenil | Tradutores: Giu Afonso e Rayssa Galvão

*Contém spoilers dos volumes anteriores

Após um ano de espera, o quinto livro da série O Lar da Srta Peregrine Para Crianças Peculiares já está à venda. Eu gostei muito de acompanhar esses livros, e cheguei a pensar que este era o último volume. Porém com o final bombástico deste volume, já adianto que com certeza terá mais histórias vindo por aí.

Como de costume, os livros da série sempre iniciam exatamente onde o anterior finaliza. Isso deixa a história sem interrupção e sem tempo para os personagens respirarem. O resultado é um ritmo mais frenético e sem pausa.

Aqui, Jacob havia encontrado um caçador de etéreo, amigo de seu avô, e também uma garota procurada por vários peculiares. O motivo é um pouco vago, mas ela parece pertencer a uma profecia que anuncia algo relacionado ao mundo peculiar.


Jacob a encontra e segue em uma missão para salvá-la. Até o final de Mapa dos Dias, ele havia brigado com seus amigos e estava sozinho e a mercê da sorte. No início deste livro, já podemos matar a saudade dos protegidos da Srta Peregrine. Como um exemplo de amizade, os amigos de Jacob sempre deixam nosso oração quentinho por sempre serem leais.

Noor, a garota resgatada por Jacob é imediatamente integrada ao mundo peculiar. Ela provavelmente será uma personagem importante futuramente, por conta de toda a importância que o autor dá a ela. Como não faltam perigos para o mundo peculiar, há mais desafios a serem feitos nos EUA.

O mundo peculiar nos EUA é algo que não me acostumei imediatamente, assim como Noor, mas foi algo que acabei aceitando e esperando ver no que vai dar. Algo novo atribuído neste novo livro, foi a questão do governo das Ymbrynes sobre os peculiares. É como se fosse uma monarquia. Não há votação, os consensos são feitos entre elas, assim como toda decisão tomada. Isso era algo da qual já me perguntava, e os personagens discutem sobre isso aqui, dando uma abertura para uma possível mudança.


Algo que eu estava relutante em comentar, era o relacionamento de Emma e Jacob. Eles foram um casal por cinco livros e em Mapa dos Dias, depois de uma briga, o namoro acabou. No início da série era bem estranho Jacob namorar a ex do seu avô, porém depois de altos e baixos, e cinco livros, eu já tinha me acostumado 100% com a ideia.

Contudo, em A Convenção das Aves, o autor muda o interesse amoroso de Jacob. O problema não teria sido tão grande se isso não acontecesse de forma tão de repente. Com novas descobertas como seus dons, e o que pode fazer com eles, Jacob evolui bastante no decorrer dos livros. Entretanto algo sempre fixo era seu relacionamento inabalável com a Emma. Após o término, imaginei que eles iriam reatar em algum momento, ou se não fossem reatar, eles iriam ficar sozinhos.

Esse meu pensamento foi por água abaixo quando ele passa a ter um novo interesse amoroso logo após o término com a Emma. Não culpo o personagem pelo erro. Na verdade, o que ficou incoerente foi o espaço de tempo para o romance ocorrer, assim como o contexto para acontecer. Isso foi algo tão abrupto que não consegui focar totalmente na história do livro.


O que era para ser um romance para aliviar a tensão, ficou algo forçado e sem muita química. A personagem Emma, que era bem presente, assim como Jacob, ficou desfalcada por conta do novo romance dele. É como se ela tivesse sido afastada tão rapidamente que as vezes ainda demorava para se acostumar com a falta dela.

Ficou algo bem difícil de se acostumar e por consequência, acabei desanimando bastante com a história. Por fim, o final foi extremamente apreensivo e um sufoco. Foi um gancho perfeito para um próximo volume, e posso dizer que fiquei com meu coração saindo pela boca, tamanho desespero. Com isso, posso presumir que venha mais livros da série.

Dentre todos os livros deste universo, este é o mais curto, e continua tendo fotos em sépia e preto e branco que já é marca registrada da série. A fluidez da leitura continua tão bem que nem o fato de eu não ter gostado de alguns detalhes, me impediu de finalizar o livro tão rapidamente.


VEJA A RESENHA DE CIDADE DOS ETÉREOS
VEJA A RESENHA DE BIBLIOTECA DAS ALMAS
VEJA A RESENHA DE MAPA DOS DIAS

ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON:

6 comentários:

  1. Oi, Leyanne como vai? Eu li os dois primeiros livros desta série, depois me desanimei por continuá-la, pois não gostei tanto assim destes livros. Embora eu ainda pretenda terminar esta série, mas não é uma meta estipulada por mim, talvez eu finalize, talvez não. Que bom que você esteja acompanhando a série até o fim, e que este volume lhe agradou, embora com algumas ressalvas. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Acho tão linda as edições desses livros. Dá vontade de ter todos na estante. Eu vi só o filme, e fiquei morrendo de vontade de conhecer o resto da história.

    Muito doido isso da ex do avô kkkkk

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Eu só vi o filme e parei por lá mesmo. Nunca foi uma história que me chamasse tanta atenção, sendo sincera...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi Ley, eu acho um arraso essas capas, as composições e como ficam bonitas, com todos os livros da série!
    Eu infelizmente não li o primeiro livro ainda, e só tenho o primeiro volume, e sinceramente amiga, não sei se irei ler sabe. Acabei vendo o filme e quando vejo a adaptação dificilmente sigo adiante!
    Espero que o próximo volume, se houver te conquiste mais e que bom que apesar das ressalvas conseguiu finalizar a leitura!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  5. Oi Leyanne, tudo bem?
    Pena que o livro não atendeu a todas as expectativas. Mas que bom que ainda assim foi rápido e tranquilo de ler.
    Esse universo não me chama muito a atenção, então acredito que por isso não leria. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Terminei de ler o livro hoje e já vim correndo para ler resenhas e preciso dizer

    A sua foi a que mais me identifiquei, principalmente no que se diz respeito a Emma...

    Gostei muito do seu trabalho!

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]