resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] O Assassinato no Trem: As Irmãs Mitford Investigam


Olá Leitores!

Páginas: 405 | Autora: Jessica Fellowes | Editora: Record | Ano: 2020 | Gênero: Ficção Histórica, Romance | Tradução: Roberto Muggiati

O Assassinato no Trem foi um livro que, apesar de parecer trazer algo violento, foi uma leitura tranquila e deliciosa. Estou tentando ler livros mais leves, e tive medo deste livro ser pesado. O que encontrei na leitura, foi uma história onde os personagens nos cativam, apesar de todo o contexto parecer prometer outra coisa.

A história se inicia com um assassinato, que aconteceu em um trem. Uma enfermeira acabou morrendo de forma misteriosa e, somente na próxima parada, nota-se que há algo de errado com ela. Esse é o mistério central da história, porém o intuito do livro não é somente solucionar o assassinato.

Assim como a enfermeira, houve outra pessoa que embarcou no mesmo trem. A jovem Louisa, que narra a maior parte do livro, foi levada por seu tio até o trem, para um destino desconhecido. Louisa representa as mulheres pobres existentes no século XX. Elas precisavam trabalhar para sobreviver em uma época onde o trabalho era difícil até para homens, e ainda eram sujeitas a situações hediondas por conta de seu sexo, idade ou status.


O fato de Louisa estar no mesmo trem que ocorre o assassinato da enfermeira, não contribui diretamente para a resolução dos fatos. Mas este é um ponto em que a história conecta alguns personagens. Louisa tem a ajuda de um agente ferroviário para se livrar da situação que está sendo submetida. A ajuda também se estende na hora de Louisa conseguir arrumar um emprego confiável.

Ela enfim arranja o emprego, como assistente de babá, na casa da família Mitford, e logo fica amiga da filha mais velha, assim como dos demais. O livro tem um destaque enorme em Louisa e seu desenvolvimento. Contudo, também mostra a família Mitford e a possível importância que eles terão futuramente.

Tive curiosidade em pesquisar mais um pouco sobre o livro e as irmãs Mitford. Descobri que a família Mitford realmente existiu, e foi uma família aristocrata que viveu no século XX, por volta  da mesma época que o livro é narrado. As irmãs Mitford tiveram um enorme destaque na sociedade. Algumas vieram a ser escritoras, enquanto outras apoiaram o nazismo.

O livro acompanha as irmãs enquanto ainda são jovens. A mais velha, Nancy, de 16 anos e a mais nova tendo acabado de nascer. A vítima do crime que ocorreu no início da leitura, também é baseada em uma pessoa real. A história é totalmente fictícia, porém os personagens e alguns acontecimentos são reais.


Essa informação me animou bastante, e depois disso retomei a leitura com novos olhos. Este livro é apenas o primeiro de uma série que irá focar nas irmãs Mitford, porém, contendo histórias diferentes, mas sempre acompanhando as irmãs. O assassinato, assim como os problemas de Louisa, são desenvolvidos e resolvidos ainda neste livro, tendo um desfecho único.

Apesar de ser um livro que pareça trazer investigação, o destaque maior é em Louisa e em como sua história irá se desdobrar. Ela, assim como as irmãs Mitford, e os demais personagens, acabam se embrenhando na solução do assassinato. Contudo, a história tem um brilho especial não pelo assassinato resolvido, e sim por toda a rede de personagens e histórias de superação que se conectam e assim se resolvem.

Acompanhar tudo isso, e ainda ver em que época se passa, nos dá um bom exemplo de como era o tratamento para mulheres que precisavam adquirir seu sustento sozinha. É inspirador ver a independência de Louisa, e mostrar que isso foi refletido em outras mulheres que conseguiram seu espaço no mundo graças a elas mesmas.

A obra tem uma história linda, e é uma leitura agradável. Mesmo que eu não tenha favoritado o livro, por achar que ele tenha ficado lento em alguns momentos, e assim demorado para resolver algumas coisas, ainda gosto da história e fiquei feliz com o destino dos personagens.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

10 comentários:

  1. Oiii Leyanne

    Tua resenha me animoou de novo em ler esse livro, eu havia visto umas opiniões bem negativas no Goodreads, mas saber que os personagens foram reais dá uma nova perspectiva e me deixa curiosa. A trama toda parece tb ser bacana, e essa capa, eu gostei, ficou com pinta de livros da Agatha Christie que eu adoro.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne tudo bem? Me parece um excelente livro de ser desbravado. A parte que me desanima a lê-lo é que estou tentando a ler menos séries no momento. Atualmente estou preferindo livros únicos para ler, muito embora haja séries pendentes para eu finalizar. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne, tudo bem?
    Se eu pegasse o livro só pela capa e sinopse, provavelmente me decepcionaria. Conforme fui lendo sua resenha me perguntei qual era a conexão entre a morte e as irmãs, e pelo que entendi o foco está nos relacionamentos mais do que no mistério.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, mas olha, fiquei curiosa, até por trazer alguns acontecimentos reais. Quero dar uma chance a essa obra!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Olá Leyanne,

    A obra parece bem interessante e por isso vou colocar na lista de leitura.
    Não sei se leria agora, mas a dica está anotada com certeza.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Este livro está no topo da minha lista de desejados atualmente. Adoro o trabalho da autora em séries que vejo. E já ansiosa que é bem provável que esse vire uma também. kkkkkk

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Confessamos que ficamos super curiosa para ler esse livro, ainda mais com sua resenha que está incrível, parabéns.. ♥
    beijos
    VOU ARRASAR BLOG

    ResponderExcluir
  8. Olá Leyanne,

    Eu ainda não conhecia esse livro e essa é a primeira resenha que eu leio, gostei muito da premissa e fiquei muito curioso com a história, dica anotada.


    bjs.

    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. Caramba, eu não conhecia esse livro, mas foi ma grande sacada colocarem os personagens como pessoas que realmente fazem parte da História. Mesmo que o assunto abordado seja fictício, eu também olharia para ele com outros olhos, pois me sinto numa volta no tempo. =)
    Já vou adicionar ele na minha lista de desejados. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob


    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]