resenhas

[Resenhas][slideshow]

CURIOSIDADES SOBRE AUTORES BRASILEIROS


Gostaria de dizer que eu leio muitos autores brasileiros mas infelizmente esse não é o caso. A maioria dos meus livros são de autores estrangeiros mas sempre que podia, tratava de tentar colocar na minha lista de leitura algum brasileiro. Esse ano eu tenho como meta ler cada vez mais autores nacionais e tendo isso em mente, tive a ideia desse post.

Pesquisando para essa postagem, acabei descobrindo muitas coisas bem interessantes das quais eu não fazia ideia. Espero que gostem.

CECÍLIA MEIRELES
 A autora foi a responsável por abrir a primeira biblioteca infantil aqui no país no ano de 1934, além de ter sido também a primeira mulher a ter um livro premiado pela Academia Brasileira de Letras.

GRACILIANO RAMOS
O autor tinha como costume escrever todos os seus livros à mão durante a manhã. Ele nunca escreveu o último capítulo de seu livro Memórias do Cárcere, que relata a sua experiência na prisão e só foi publicado postumamente. Sua outra obra famosa, Vidas Secas, só ganhou esse nome em cima da hora de sua publicação, já que seu nome original era O Mundo Coberto de Penas, nome do penúltimo capítulo do livro.

JORGE AMADO
Foi o autor brasileiro que mais sofreu perseguição política na história, sendo preso na década de 40, acusado de participar de um levante comunista contra Getúlio Vargas.

JOSÉ DE ALENCAR
Sua peça teatral foi vetada três dias após a estreia por ser considerada imoral, já que contava a história de uma prostituta que se regenerava por amor. Foi o primeiro escritor nacional a desenvolver o gênero literário de romance.

PAULO COELHO
Sua obra já foi traduzida para 56 idiomas e publicada em mais de 150 países. Já vendeu mais de 300 milhões de livros pelo mundo.

RACHEL DE QUEIROZ
A primeira mulher a ingressar para a Academia Brasileira de Letras. Escreveu o livro O Quinze escondida dos pais durante a sua adolescência.

OLAVO BILAC
O autor foi estava envolvido no primeiro acidente de carro do país. Como não sabia dirigir, ao fazer uma curva em "alta velocidade" (4km/h), o carro atingiu uma árvore. Apesar de não ter se ferido, o veículo teve perda total.

MOACYR SCLIAR
O livro do autor Yann Martel chamado As Aventuras de Pi e que inspirou ao filme ganhador de vários Oscars é suspeito de ser um plágio do livro de Moacyr chamado Max e os Felinos, já que a história é incrivelmente similar a presente no livro do autor brasileiro. 

O universo literário nacional tem muitas histórias curiosas, assim como também temos muitas obras maravilhosas. Espero conhecer mais livros e autores brasileiros incríveis esse ano.

8 comentários:

  1. Leyanne do céu, amei o post, algumas coisas eu já sabia, mas essa do Moacyr é novidade, agora já quero ler Max e os felinos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larissa tudo bem? Muito legal saber um pouco mais sobre os queridos autores e autoras nacionais de antigamente. Algumas curiosidades eu já sabia, outras foram novidade e aprendizado para mim. Adorei o post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Uau, não sou tão imersa no mundo dos livros, então não sabia nada disso. Amei demais o post! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Larissa.
    Eu leio bastante livros nacionais, mas os contemporâneos hehe. Achei a postagem bem interessante, não sabia de quase nada.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Eu to rindo muito dessa do Olavo Bilac coitado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Seria meu sonho a parte dois desse post? hahahahaha
    Estou conhecendo seu blog (venho do Pinterest) e adorando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz <3. Obrigada pelo carinho.

      Excluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]