resenhas

[Resenhas][slideshow]

9 animais literários marcantes


Muitas vezes quando estamos lendo um livro, o protagonista acaba perdendo seus holofotes para um personagem secundário, como um vilão, um melhor amigo e em alguns casos até mesmo um animal que está ali apenas para abrilhantar a história.

Alguns desses animais possuem consciência, dão pitacos e conversam com demais personagens. Outros apenas são simples animais sem muito aprofundamento. Sendo um ou outro, eles muitas vezes acabam chamando a atenção de quem está lendo. Muitos inclusive se tornaram bem famosos na cultura-pop.

Sou uma pessoa maluca por animais. Vê-se isso pelo fato de eu ser vegana, então imagina o quanto me apaixono por livros com animais, principalmente quando o bichinho tem papel de destaque. Acho que é inconsciente, sempre reparo até no menor dos animais das histórias. Tendo isso em mente, fiz hoje uma listinha com os 9 animais literários mais inesquecíveis para mim.

1. Winston Churchill
Livro: O Cemitério
Autor: Stephen King

 Quem leu o livro O Cemitério de Stephen King sabe bem que essa obra é uma das mais perturbadoras do autor, com toda aquela ideia dos mortos voltarem e a forma como a mente do protagonista Louis Creed vai enlouquecendo. Aqui, o gatinho de sua filha chamado Winston Churchill ou apenas Church acaba morrendo e quando é enterrado no Cemitério de Animais ele retorna porém bem assustador.

2. Cujo
Livro: Cujo
Autor: Stephen King

Coloquei esse aqui em segundo na lista porque estávamos falando de King e é impossível comentar sobre animais de suas obras sem falar de Cujo que é o protagonista de um livro de mesmo nome. Um enorme São-Bernardo que ao ser mordido por um morcego raivoso, muda completamente de comportamento, deixando de ser aquele cachorro amável para se tornar um pesadelo para a família Trenton.

3. Rabicho
Livros: Série Harry Potter
Autora: J. K. Rowling

Sim, eu sei que aqui ele não é exatamente um animal mas acho que Rabicho merece o seu lugar na lista já que por tantos anos ele viveu como um rato, sem contar que antes de descobrirmos o seu segredo, Rabicho já chamava a atenção por conta de Rony que estava sempre junto dele. 

4. Raposa
Livro: O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine Saint-Exupery

Esse livro é maravilhoso de muitas formas. De todos os personagens desse livro, a Raposa que queria ser cativada foi inesquecível para mim. Quando se fala sobre esse livro, suas frases são as mais lembradas. "Mas se tu me cativas, teremos necessidade um do outro."

5. Gato
Livro: Coraline
Autor: Neil Gaiman

A obra é mais conhecida por conta do filme porém em ambas, o Gato chama a atenção principalmente por poder falar e transitar pelos dois mundos do livro e parecer conhecer bem a "Outra Mãe". Adoro que o Gato além de ser completamente sarcástico, tem ótimas tiradas repletas de deboche e superioridade, algo bem característico dos felinos.

6. Marley
Livro: Marley & Eu
Autor: John Grogan

Quem não derramou algumas lágrimas por Marley, não é mesmo? Tanto no livro quanto no filme, o cachorro bagunceiro conquista a todos mesmo destruindo tudo ao seu redor. Tenho um pequeno destruidor aqui em casa (ele inclusive é o muso da foto no post, o Madruguinha) então esse livro me tocou demais. O pior melhor cachorro do mundo. <3

7. Aslan
Livro: As Crônicas de Nárnia
Autor: C. S. Lewis

Aslan não é apenas um leão. Poder e sabedoria parecem flutuar ao seu redor. Muitas pessoas fazem uma comparação do personagem com Jesus, mas como não sou religiosa, admito que não entendo muito dessa analogia. Porém, sendo religioso ou não, o enorme leão, apesar de imponente e de ser uma autoridade em Nárnia, consegue cativar quem lê sobre ele que além de sábio é um bom amigo.

8. Richard Parker
Livro: A Vida de Pi
Autor: Yann Martel

Não vou tocar no ponto de esse livro ser um plágio do livro Max e os Felinos do autor brasileiro Moacyr Scliar (mas ok, sei que já toquei haha). Richard Parker tem esse nome por conta de um personagem de Edgar Allan Poe. O companheiro de Pi Patel durante os dias e dias à deriva rouba toda a cena em que aparece. Sou apaixonada por tigres, meu animal favorito, então seria impossível não colocá-lo aqui. 

9. Sapo
Livro: O Labirinto do Fauno
Autor: Cornelia Funke e Guillermo del Toro

O Sapo asqueroso que mora nas raízes da árvore e que é derrotado por Ofélia, revirou o meu estômago quando li o livro. A primeira das provas que a garotinha tem que enfrentar, o Sapo foi o desafio mais nojento e acho que dessa lista, o personagem que menos gostei. Mesmo assim, o personagem marcou minha memória.

Mas e você, tem algum animal do mundo literário que você acha inesquecível? ME CONTA!

5 comentários:

  1. Oi! Eu lembrei logo do gato do Cemitério quando vi o título do post, mas há outros aí que eu também conheço.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Acho impossível não lembrar do gato de O Cemitério kkkkk e do Marley tb.
    Eu amo quando tem animais nos livros que leio, fico toda derretida.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Larissa tudo bem? Que post legal. Impossível não lembrar de todos esses animais literários. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Larissa.
    Achei a postagem bem legal. Nem lembrava disso tudo de animais marcantes nos livros hehe. Eu não derramei umas lágrimas no Marley, eu me desidratei. Tanto no livro quanto no filme.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Que postagem mais criativa! Amei! Ainda colocaria nessa lista o Gato de cheshire, com seu jeito e sorriso sarcástico. Da sua lista, o que mais amo é Aslan. Com relação ao seu questionamento, a analogia que fazem com o personagem é que o autor era um católico fervoroso e tentava passar isso através de sua escrita. Então, não apenas Aslan, mas os primeiro e último livros das Crônicas seriam também comparados a livros bíblicos (Gênesis e Apocalipse).
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob



    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]