resenhas

[Resenhas][slideshow]

5 personagens que são um pé no saco


Ola, leitores!

Ler é algo que muitas vezes mexe com nossos sentimentos. Acabamos nos apegando a personagens assim como também odiamos outros. No meu caso mesmo, é bem comum de eu me apegar a personagens ou realmente passar a ter um certo asco de outros que me irritam durante a leitura. Acho que muitas vezes a intenção do autor é essa mesma, a de nos despertar inúmeras emoções. 

A minha lista de amores literários é enorme mas até esse momento, nunca tinha parado para pensar nos meus desafetos presentes nos livros. Tanto que quando essa ideia surgiu na minha mente, fui lembrando de um personagem atrás do outro e fiquei surpresa com isso. Trouxe então a minha pequena lista de personagens que eu não consegui me apegar. Não necessariamente os odeio mas não gosto nem um pouco deles, não me apeguei nem um pouco mesmo que em alguns casos eu tenha amado os livros em que eles estavam.

1. Madison Spencer
Livro: Condenada
Autor: Chuck Palahniuk

Não sei se é pelo fato de ser uma adolescente ou se é por ser ridiculamente mimada. Talvez uma junção de ambos. Madison é irritante demais, não tenho nem como descrever. Não sei se a intenção do autor era fazer com que a gente não gostasse muito da garota mesmo porque se foi, conseguiu com maestria. Porém, Chuck Palahniuk tem uma lista enorme de personagens que não tem muito carisma mesmo que eles pertençam a obras muito boas. Mas de todos os livros do autor que li, a personagem que menos me conquistou foi Madison, apesar de que a partir da segunda metade desse livro ela fica um pouco mais aceitável. 

2. Miranda
Livro: O Colecionador
Autor: John Fowles

Eu sei que aqui Miranda é uma vítima porém quando a narrativa passa a ser feita pela personagem, a obra fica um saco e se torna até mesmo maçante. Apesar de ela ser a vítima e nos apresentar toda a história através de outro ponto de vista, a personagem não é carismática então não conquista quem está lendo. 

3. Louis de Point du Lac
Livro: Entrevista com o Vampiro
Autora: Anne Rice

Já fiz uma resenha desse livro aqui no blog. Louis é um bom personagem porém por conta de ser extremamente melancólico, ele acaba se tornando chato, monótono e até irritante em muitos momentos do livro onde se limita a se afogar em autopiedade o tempo inteiro, o que só serviu para me estressar mais e mais durante a leitura. 

4. Henry Chinaski
Livro: Factótum
Autor: Charles Bukóvski

Esse livro é muito bom apesar de ser bem parado e de eu ter certeza de que não é para todo tipo de leitor. Porém o protagonista pode acabar irritando se você não o compreender da forma correta. Henry vive pulando de emprego em emprego, divide sua cama com muitas mulheres e no seu tempo livre, aproveita para dar ênfase ao fato de ser alcoólatra. Acho que por conta de muitas atitudes que são resultados de um comportamento autodestrutivo e sua personalidade que faz dele um personagem "anti-herói" e fora do padrão, é difícil de ter simpatia por ele. Eu gostei muito do livro mas não de Henry. 

5. Don Tillman
Livro: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simson

Li esse livro há alguns anos. Comprei por comprar e morri de estresse com o protagonista desse livro. Um cara irritante que acredita que pode controlar e organizar tudo. Por ser muito intelectual, Don acredita que há resposta para tudo em pesquisas científicas. Eu me lembro bem de que quando li o livro, lembrei muito do Sheldon de The Big Bang Theory nas primeiras temporadas (que foram as únicas que assisti) de tão irritante que ele era. Sem contar que por estar sozinho e solteiro, elabora um questionário com a intenção de encontrar uma mulher que se adequaria melhor a ele, como se isso pudesse ser escolhido através de uma lista de perguntas. 

É muito fácil de eu me apegar aos personagens dos livros que leio mas alguns casos realmente não tem salvação para mim. Me conte quais personagens de livros até bons não conseguiram conquistar sua simpatia.

20 comentários:

  1. Ei, Larissa, tudo jóia? Eu não conheço nenhum dos personagens, mas tem alguns que parecem ser dignos de desafetos kkkk. O meu ranço supremo dos personagens é Taryn, da trilogia o povo do ar. Só de falar a cabeça chega a doer, mas eu adorei o post!


    Books House

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa,

    Adorei seu post.
    Confesso que não conheço nenhum desses personagens. Mas se tem uma coisa ruim é quando gostamos da história e odiamos o personagem, já aconteceu muito comigo.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho bem chato ter que suportar o personagem quando a história é boa haha

      Excluir
  3. Oi.

    Entendo bem como é isso. Tenho um sério problema com a Dena de O Nome do Vento. Personagem chata.
    Muito legal o post. ;)

    Até!
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho meus problemas com ela por ela ignorar os sentimentos do Kvothe.

      Excluir
  4. Olá, Larissa.
    Tem livros que são difíceis de terminar por causa dos personagens que são um saco. Eu conheço três dos citados e gosto muito do Don. Talvez porque eu seja um pouco como ele hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece bastante da gente não curtir o personagem, e somente a história haha

      Excluir
  5. Oi, Larissa!
    Amei tanto a ideia desse post. Nós falamos muito de quem amamos, né? Haha
    Não conheço nenhum dos seus, mas o primeiro personagem que eu lembrei é a Nora Grey, dos livros da saga de Hush Hush. É irônico, porque eu virei Leitora depois dessa saga, mas hoje não aguento nem pensar nela de tão chata!

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro se detestava ela kkkk, faz um tempão que li. Mas eu amava o Pacth

      Excluir
  6. Oi Larissa,
    Você não gostou do Don de 'O Projeto Rosie'? Eu gostei tanto do livro!
    Bom, quem me enche o saco é a Bella em Lua Nova, da saga Crepúsculo. Foi um parto passar pelas lamúrias dela, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz um tempão que li, mas para mim a Bella era que nem uma planta haha

      Excluir
  7. Eu incrivelmente nunca li nenhum dessa lista, queria tanto reclamar de personagens junto... hahaha
    Mas "O Colecionador" está na minha lista para leituras, então depois eu volto e falo sobre a Miranda rs

    Blog Tagarelando Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu gosto do Don de O projeto Rosie, apesar das atitudes estranhas dele na maioria das vezes. Uma personagem que acho chata demais é a filha de America e Maxon da Seleção, que porre de garota. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também detestei a filha da America kkk. Nem quis ler A Coroa por conta disso.

      Excluir
  9. Eu gostei de ler O projeto Rosie, e foi há alguns anos também. Mas concordo que Don é um pé no saco, principalmente com a mania que ele tem de querer controlar o mundo. E concordo também com Louis. Quem mais abrilhantou o livro (o filme também) foram a Claudia e o Lestat. Lestat, inclusive, caiu nas minhas graças e nunca mais saiu... é paixão antiga... kkk Mas o Louis, coitado, eu tentei, mas não consegui me convencer com aquela sofrência toda dele...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui me afeiçoar ao Louis por mais que tentasse haha.

      Excluir
  10. Oi, Larissa. Como vai? Muito legal sua lista hein! É difícil algum personagem não conquistar minha simpatia, pelo menos parte de minha simpatia o personagem consegue. Contudo se tem um personagem que me conquistou pouco foi Bella em Lua Nova da saga Crepúsculo, embora ela não seja uma personagem ruim. Adorei o post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saga me conquistou devido a outros personagens. Não curtia muito a Bella.

      Excluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]