resenhas

[Resenhas][slideshow]

4 livros de gêneros distintos com protagonistas bissexuais


Olá Leitores!

Livros com representatividade passaram a ser meus livros favoritos. Gosto bastante dessa inclusão que há um tempo atrás não existia. É uma maneira ótima de fazer com que o leitor tenha mais empatia e também conhecer novas histórias sobre o tema.

Infelizmente não é tão comum encontrar livros com personagens bissexuais. Assim como outros temas, este ainda é escasso. Alguns leitores que não gostam tanto de romance, mas que querem ler livros com representatividade LGBT+, ficam limitados por não conhecer obras com o tema.

Os livros que vou citar contêm protagonistas bissexuais, três deles não têm o romance como centro, e um deles há um foco maior no romance.

TRILOGIA MILLENNIUM


A trilogia possui dois personagens principais, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander. Os livros são suecos, e de ficção policial. Lisbeth é uma personagem bissexual, e há destaque nisso no livro, porém o tema central da história não é esse. As obras fazem críticas contra a homofobia, entre outros assuntos. Lisbeth não é uma personagem que está descobrindo sua sexualidade agora. Ela tem certeza de quem é transmite isso durante a leitura.

TRILOGIA AS CRÔNICAS DA QUASINOITE


Esta é uma fantasia dark, a qual acompanhamos a jornada de vingança de uma garota chamada Mia Corvere. No decorrer dos livros, há um sua sexualidade é mais explorado, assim como seu autoconhecimento. Os livros não são de romance, mas há várias experiências de Mia retratada neles. A personagem tem inseguranças sobre si e acompanhamos mais sobre isso em sua jornada.

O CASO DA MANSÃO DEBÖEN


Este é um livro de mistério e YA. Aqui há muita representatividade, e não fica exatamente claro a definição da sexualidade das personagens. Uma delas é bissexual pois passa por um processo de insegurança e descobrimento no decorrer do livro. A leitura é divertida e totalmente descontraída. Por mais que haja um romance aqui, esse não é o foco principal do livro. Para quem curte um bom mistério, ficção científica e humor, este livro é fantástico.

LEAH FORA DE SINTONIA


Leah é uma garota segura de sua sexualidade. Neste livro, o objetivo é um romance, mas as personagens também passam por um processo em que precisam se aceitar. O livro é muito amorzinho e uma escrita deliciosa. Há outros temas abordados pela autora, como racismo, gordofobia, e assuntos variados, todos tendo em comum a necessidade de serem discutidos. A escrita leve faz com que a leitura seja mais fácil para absorver o conteúdo.

12 comentários:

  1. Olá, como estão as coisas por aí?

    Das obras citadas, eu só não conhecia as duas últimas, apesar de não ter realizado a leitura das que conheço. Só ultimamente me dei conta de que não leio tantos livros com representatividade assim e me propus a ler mais obras com esse plano de fundo. Adorei as dicas!

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses são livros que gostei muito. Espero que goste das leituras <3

      Excluir
  2. Oi, Leyanne tudo bem? Livros representativos são poucos ainda em comparação com outros, no entanto já há um avanço considerável neste sentido o que é excelente. Adorei o post muito criativo, aliás criatividade é uma característica marcante em você. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne,
    Não li nenhum dos livros citados, mas quero ler "Leah, fora de sintonia", conheço a personagem de 'Com Amor, Simon' e gostei bastante dela!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leyanne.
    Já li os dois primeiros. A Lisbeth é um dos meus personagens favoritos da vida e a Mia também gosto muito, mas não gostei do par que o autor escolheu para ela. Tenho interesse em ler o ultimo, já li resenhas bem positivas dele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Leyanne, tudo bem?
    Que dicas maravilhosas! A bissexualidade muitas vezes é invisibilizada em relação às outras letras da sigla, então achei muito bacana dar voz a esses personagens. Estou lendo um livro que também tem uma personagem bi: Conectadas, da Clara Alves, caso queira espiar também.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu ainda não li nenhuma destas obras, mas Nevernight está na minha lista, com certeza. Adorei as dicas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Eu amo a trilogia Millenium mas não me recordo sobre a Lisbeth ser bi. Faz muito tempo que li e na época estava bem envolvida na história e devo ter deixado esse detalhe passar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Yo!
    Tem um tempo que eu tô procurando livros com essa abordagem, mas só encontrava com o foco no romance.
    Gostei muito das indicações, obrigada!!

    ResponderExcluir
  9. Esse é um tema bem pertinente, de fato personagens bissexuais são relativamente escassos nos romances. Dos livros que você citou, eu tenho 'Leah fora de sintonia' e 'O caso da mansão Deboën'. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  10. amiga eu amei esse post, vou até salvar aqui!! louca pra dar continuidade às crônicas de Quasinoite ��

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]