resenhas

[Resenhas][slideshow]

3 livros que simulam a relação dos humanos no mundo em colapso


Olá Leitores!

Na situação em que estamos vivendo é crucial tomarmos cuidado. O mal que está se alastrando pelo mundo tem a forma de um vírus, e vemos que as consequências são enormes. Um aspecto interessante disso é a relação dos humanos entre si em um momento de crise mundial. A humanidade tem características desde caridosas a egoístas, e em um mundo em colapso, essas características ficam ainda mais evidentes.

Os livros que vou citar, são principalmente exemplificando como os humanos e sua natureza lidam em uma situação assim. As situações descritas não são como a que estamos vivendo, mas são igualmente catastróficas e alarmantes, por isso são tão danosas ao ser humano.

CAIXA DE PÁSSAROS: 


Esse, dos livros que citarei, é um dos livros mais conhecidos e você talvez já o tenha lido ou ouvido falar dele. Nele, as pessoas que abrem os olhos são compelidas a se suicidarem. O motivo é totalmente desconhecido e pela falta de compreensão, as pessoas que querem viver precisam se trancar em algum lugar e não olhar para fora. Há rumores de que são criaturas vindas de outro planeta, ou algo assim, mas a questão não são as criaturas e sim o efeito disso nas pessoas.

Esse confinamento e o constante medo de sair e olhar para fora atinge principalmente a mente do ser humano e pode fazer os personagens cometerem atos que em outros momentos poderia ser considerado desumano. O retrato oferecido pelo livro é diferente da nossa realidade em diversos sentidos, porém é fácil imaginar que o confinamento também nos afeta de algumas maneiras. 

THE WALKING DEAD:


The Walking Dead é uma série de hqs sobre zumbis. Também há uma série de TV adaptada da hq, e também é bastante conhecida. O surgimento dos zumbis é desconhecido e há uma certa caçada que permeia toda a história. Esse é realmente um mundo pós apocalíptico onde tudo está aos pedaços e a sobrevivência é urgente.

Nele, podemos ver o instinto dominando o ser humano como forma de sobrevivência. É algo bem mais urgente do que outros livros que acompanhei, por conta do "monstro" ter um rosto para nos assombrar. 

THE LEFTOVERS (OS DEIXADOS PARA TRÁS):


Neste livro, a relação entre os humanos não se torna tão urgente, mas há sempre um clima que indica que algo horrível aconteceu. Um terço da humanidade simplesmente sumiu e não há indícios do que seria. O arrebatamento? O livro acompanha as pessoas que ficaram e como está o mundo após isso.

Algumas pessoas perderam todos os entes queridos e outros eram apenas crianças. Não há nenhum padrão nos desaparecidos e é isso que torna tudo tão estranho. Uma face interessante a ver neste livro, é o posicionamento de algumas entidades religiosas diante de um fenômeno tão parecido com eles. O abalo psicológico nas pessoas que perderam entes queridos abruptamente é algo realmente doloroso e parecido com o que estamos vivendo.


ADQUIRA OS LIVROS NA AMAZON:

7 comentários:

  1. Oi, Leyanne tudo bem? Muito interessante suas dicas. Eu não li nenhum dos livros citados por você, assisti a série The Walking Dead, mas não assisti ela completa, pois são muitas temporadas e consequentemente muitos episódios para se acompanhar. Achei os três livros interessantes e fiquei com vontade de lê-los, pois a temática lembra bastante o atual momento temeroso em que a população experiencia atualmente. Amei suas indicações. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne,
    Eu não li nenhum dos livros citados, apenas vi a adaptação de TWD e Caixa de Pássaros... É meio desesperador o quanto essas obras podem fazer sentido agora, né? Vamos ficar em casa e rezar para tudo passar rapidinho!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leyanne.
    Eu só li o primeiro e assisti TWD. Eu estava até comentando esses dias como os livros que a gente lê e fica pasmo com as ações do ser humano e agora a gente está vendo isso na vida real.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne,

    Assisti Caixa de Pássaros e curti bem a história retratada. TWD assisti aleatoriamente e preciso retomar.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu sempre amei este tipo de livro e caixa de pássaros é um dos meus favoritos, mas na situação atual eu tenho evitado histórias deste tipo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Acho que esse é o tempo ideal para ler esses livros... mas também tenho medo que acabe dando é mais munição para teorias da conspiração serem formadas... Sou doida para ler 'Caixa de pássaros', acho ele bem inteligente, mas ainda não tive oportunidade para isso.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. O filme Bird Box é muito agoniante.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]