resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Vitorianas Macabras


Olá Leitores!

Páginas: 384 | Editora: DarksideBooks | Várias autoras | Ano: 2020 | Tradução: Marcia Heloisa | Gênero: Terror

Olhando superficialmente Vitorianas Macabras, temos a impressão de que é um livro bonito e com um conteúdo bom. Esse pensamento é totalmente aceitável, porém devo alertar que este livro é bem mais completo do que uma breve olhada denuncia.

No início temos uma apresentação maravilhosa da tradutora. Eu simplesmente adoro essas apresentações dos livros da editora, são sempre cheios de conteúdo que enriquecem ainda mais a leitura. Nesta apresentação, vemos que o conteúdo do livro não será somente de contos, e sim com um conteúdo ainda mais abrangente.

"Foram duzentos anos de travessia, mas elas não estão cansadas. São mais do que vitorianas. São vitoriosas."
O motivo do livro ter o título dedicado à era vitoriana, assim como o motivo de serem mulheres vitorianas nele, é apresentado logo nas primeiras páginas. Para compreender melhor, o livro é um tributo à era vitoriana, época em que a rainha Vitória estava no reinado. Essa é uma das épocas mais marcantes da Inglaterra por ser melancólica e sombria.


O motivo de ter essas características? Confesso que eu não tinha conhecimento desta resposta até começar a ler este livro. Há uma breve biografia sobre a rainha Vitória e nesta biografia, conhecemos as razões para o período ser chamado de melancólico. A rainha Vitória era uma pessoa tão marcante que por conta de suas tristezas, afundou seu país nisso também.

As mulheres reunidas aqui, são escritoras da era vitoriana e trazem um traço impressionante sobre a época. Seus contos contém características e traços que podemos associar imediatamente aos tempos macabros da Inglaterra. Infelizmente, o trabalho de escritora para elas não era tão valorizado, mas podemos ver quanto talento havia.


Os contos não são exatamente aterrorizantes. Eles contém algo de sobrenatural e em alguns podemos interpretá-los como terror ou melancólicos, e até os dois. É fácil imaginar um Londres cinza como um fundo para as histórias, sempre imaginando como seria viver na época. O livro nos faz, inevitavelmente, querer ser transportado para essa Londres e conhecê-la.

"Por que enxergamos apenas subserviência, quando muitos vitorianos combateram a opressão política e social e provocaram mudanças profundas, na Inglaterra e no mundo? E, em uma era que nos deu tantas mulheres formidáveis, por que reverenciamos apenas os homens?"
Além dos contos, e do conteúdo extra da rainha Vitória, a obra também é completa por outro motivo. No início de cada conto, há uma foto de sua respectiva autora, assim como uma breve biografia a seu respeito. Essa apresentação é curta, mas achei essencial para visualizar melhor cada autora.


Alguns contos me surpreenderam bastante, e outros nem tanto. Como são histórias curtas, podemos gostar de alguns e outros não serem tão bons. O legal é também conhecer várias histórias e autoras da época. A maioria dos autores clássicos que conhecemos são homens, e dar prestígio às mulheres por seu mérito é o mais justo.

O livro tem 384 páginas, contudo termina bem antes do que isso. Há no final muito conteúdo ainda sobre a rainha Vitória. Desta vez, há também fotos sobre ela. Como disse, sua influência no livro é bastante presente e achei perfeitamente adequado o conteúdo extra sobre ela.


ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

6 comentários:

  1. Oi, Leyanne tudo bem? Eu particularmente adoro ler livros de contos, independente do gênero, quase sempre eu os leio. Esse livro aí ainda não li, entretanto certamente é um livro que me agradará por completo se o ler. As imagens que você mostrou do livro são maravilhosas. Ótima resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu não conhecia o livro, mas achei bem legal a premissa. Eu fiquei curiosa sobre esses contos. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne,

    Confesso que não é muito meu tipo de leitura, mas fiquei curiosa pelo tema.
    A edição parece estar bem caprichada!

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oi Leyanne,
    Confesso que tenho um sério problema com contos, eu nunca consigo me apegar e quando consigo eles acabam rápido demais, rs. Então seu sempre enrolo para lê-los, rs. Não sinto muita vontade.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Achei a ideia do livro bem interessante, acho que é uma ótima forma de conhecer essas mulheres que tiveram seu brilho ofuscado por causa dos preconceitos e tradições da época. Eu mesma acho muito interessante até ter conteúdo sobre a rainha Vitória, pois realmente essa época foi muito marcante na literatura e arquitetura.
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas | A Odisseia | Instagram

    ResponderExcluir
  6. ¡Maravilloso libro! Me encanta. No conocía tu blog, me quedo de seguidora y te invito a que te pases por el mío si te apetece.
    Un abrazo y feliz año nuevo.

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]