resenhas

[Resenhas][slideshow]

5 motivos para ler mais livros nacionais


Olá leitores!

Várias vezes reforço a importância de darmos valor ao que temos. A literatura nacional é tão importante como qualquer outra e venho aqui lhes dar 5 motivos para você ler mais nacionais e ver a importância disso.

VALORIZAÇÃO DA LITERATURA

Como vemos diversas vezes, a literatura é pouco apreciada por boa parte do público brasileiro e isso acontece duas vezes mais quando o assunto é a nossa própria literatura. Poderíamos ter noção de como é difícil para um escritor no nosso país, porém isso para alguns não é tão importante.

Nossa literatura precisa ser valorizada e você pode fazer isso divulgando, comprando e conhecendo mais autores nacionais.

ESTIMULO DA LEITURA

Ver que nossa literatura vem ganhando mais espaço no meio editorial estimula a leitura cada vez mais. Dentre alguns perfis literários que sigo, é comum ver essa integração na literatura nacional e estrangeira.

Como dito, isso posteriormente estimula a leitura de outras pessoas. O hábito e o fato de estarmos lendo mais livros nacionais faz com que outras pessoas também estejam interessadas.

O ESCRITOR COMO PROFISSÃO

São poucos escritores nacionais que dizem que sua profissão primária é a de um autor. Isso porque as chances, oportunidades entre outros motivos, não é simples manter uma renda com a profissão por falta de leitores.

É gratificante ver autores ganhando espaço e tendo como profissão esta. Por isso é tão importante valorizar.

DESENVOLVIMENTO DE ESCRITA

Nenhum escritor nasce sabendo escrever. Eles precisam de uma perspectiva de leitores para se adaptarem e moldarem o que escrevem ao longo da sua carreira. Se não houver retorno, não haverá progresso.

Muitas pessoas admitem que  não leem nacionais por não terem uma escrita como escritores estrangeiros tem. Mas a evolução disso requer um retorno de leitores e é aqui que precisamos apoiá-los e ajudá-los expondo seus pontos positivos e negativos.

NOSSA CULTURA INTEGRADA NA HISTÓRIA

Já vimos muitos livros ambientados em outros lugares - até mesmo nacionais - mas também é possível encontrar nossa cultura sendo usada na ambientação da história. O que víamos no colégio como uma forma de conhecermos mais sobre nossas raízes, é inevitavelmente esquecida sem nenhum lembrete disso.

É legal ver nossa história nos livros que lemos e a sensação é de estar em casa.

9 comentários:

  1. Amei todas as dicas e concordo com elas. Eu acompanhei uns escritores desde seu primeiro livro, e vi o quanto cresceram. Isso é gratificante e fiquei muito feliz por fazer parte dessa história, de certa forma... =) E acho que as pessoas não valorizam tanto, por ainda acharem que os livros de nossa literatura se resumem aos clássicos que vimos na escola. Eu mesma pensava assim, até que comecei o blog e vi que tinha muito mais que eu nem sabia...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne, tudo bem? Eu já vi blogueiro ter problema com autor nacional ao fazer uma critica em relação a escrita, mas eu, particularmente, nunca cheguei a ter. Leio sempre que posso de acordo com os gêneros que mais gosto <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Leyanne,
    Comecei a ler mais nacionais em 2014 e desde então não consegui parar.
    Confesso que várias se tornaram favoritas e grandes amigas. Sou muito grata a literatura brasileira e sou fã de carteirinha! rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leyanne como vai? Parabéns pelo post. Eu além de blogueiro sou escritor e sei muito bem como é difícil para quem escreve em nosso país. Eu já li livros espetaculares de autores e autoras nacionais superiores a dos estrangeiros, mas infelizmente quase ninguém os conhece, muito menos tenham lido os seus maravilhosos livros. Por isso é tão importante a divulgação desses talentos esquecidos e invisíveis de nossa querida literatura brasileira, mais uma vez parabéns por sua iniciativa neste post. Forte abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leyanne.
    Eu sou totalmente a favor de apoiar a literatura nacional. Mas já tive problemas com autores que vieram brigar comigo porque não dei nota máxima para o livro dele. Mas ainda acredito no potencial dos nossos autores e sempre que posso leio e divulgo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Achei um post interessantíssimo e que nos coloca apensar. Ultimamente comecei a ler mais livros nacionais mas não tinha percebido isso até ler seu post. Realmente é importantíssimo incentivarmos a que as pessoas leiam livros, principalmente aqueles de autores nacionais.
    Beijinhos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiii Leyanne

    Adorei o post, super esclarecedor, faz a gente repensar e sentir vontade de embarcar mais na literatura nacional porque tem obras realmente autores incríveis que merecem nosso reconhecimento. Infelizmente a relacão dos blogs e autores nacionais nem sempre é fácil porque tem muito autor que destrata o blogueiro/instagrammer por causa de uma resenha/ nota. Nem todos estão abertos a criticas construtivas e por essa razão muito blog/insta/youtube acaba resenhando pouquissimos livros nacionais.
    Eu pretendo ler mais nacionais neste ano, tenho uma lista de livros que quero muito conhecer porque creio que irei gostar e dar uma chance aos novos autores é sempre enriquecedor para nós como leitores.

    Amei o blog, tá lindo demais.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu post!
    Confesso que leio pouco nacional mas tenho minhas autoras favoritas e sempre estou conferindo seus trabalhos
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #SorteiodaAmizade no twitter; três livros, um ganhador

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post, sempre amo valorizar a literatura nacional. Conhecer autores que querem buscar uma carreira com a profissão de escritor(a) é maravilhoso 😍

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]