resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] Os Filhos de Anansi


Olá Leitores!

Páginas: 328 | Autor: Neil Gaiman | Editora: Intrínseca | Ano: 2015 | Gênero: Fantasia, mitologia.

Os Filhos de Anansi foi uma daquelas leituras que fazemos sem expectativa alguma e mesmo assim somos surpreendidos. Dessa vez, Neil Gaiman se baseia na mitologia africana para dar voz aos personagens e construir seu enredo. Comecei a ler este livro sem nenhum conhecimento sobre a mitologia e finalizei sedenta para saber mais.

Apesar de ter mitologia africana no enredo, a história segue cheia de bifurcações para outros assuntos. Na história, Fat Charlie Nancy, que podemos interpretar como Charlie "Gordo", está prestes a se casar e sua noiva insiste para que ele chame o pai, que há muito tempo não vê, e que não tem uma relação muito boa. A insistência dela o faz procurar o pai e descobrir que nem tudo vai ser como ele tinha imaginado.

Fat Charlie começa a descobrir coisas sobre o pai e sobre si mesmo que parecem de outro mundo, como ser filho do deus Anansi. Essa herança irá lhe render uma torrente de reviravoltas na sua vida e nada será como antes. Fat Charlie é um personagem tímido, recluso e que promete ter um desenvolvimento bom. Em meio as descobertas que faz sobre sua linhagem e herança, também facilita um autoconhecimento melhor que contribui para sua evolução como personagem.

O livro possui diversos personagens secundários cujo papel de cada um é importantíssimo para o desfecho da trama. É até mesmo intrigante como todos são tão bem construídos para formarem um desfecho perfeito. O livro não possui um ritmo frenético e continua com o mesmo humor que sempre perneia as obras de Gaiman.


A subjetividade dos diálogos e respostas continuam e faz com que o leitor fique pensando o que determinadas afirmações poderiam significar. Notei até mesmo um pequeno diálogo presente nele e que também estava presente no livro Deuses Americanos, e tive a impressão de que os livros conversavam entre si.

Esse é um ótimo livro para conhecer mais sobre a mitologia africana. Mas enfatizo desde já que a obra tem apenas um fundo de mitologia, e é voltada principalmente para a linhagem do deus Anansi.
Tendo seu filho como centro, a imagem que temos é como o filho do deus irá lidar com sua linhagem nos dias de hoje e ainda preservar a cultura que ela trás.

As principais características do deus Anansi, como ser traiçoeiro são representadas aqui de forma bastante original. Podemos notar que o autor trouxe muitos elementos da mitologia e mesclou com a história, e o resultado ficou muito bom.

O final pode ser previsível, mas não significa que seja ruim. Alguns personagens nos dão pistas desde o início do que irão fazer, então é fácil ligar os pontos do desfecho. No geral Os Filhos de Anansi é uma leitura muito agradável e que nos possibilita conhecer mais sobre uma mitologia que é pouco falada. Posso afirmar que a leitura me surpreendeu bastante positivamente.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON:

2 comentários:

  1. Oi, Leyanne como vai? Amei sua resenha, pois lembrei-me do dia em que finalizei este livro, e fiquei sedento por mais. A leitura desse livro é sensacional, aliás a mitologia africana é excelente e muito pouco escrita em livros de uma maneira geral. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne,
    Meu contato com o autor foi apenas a série de tv Deuses Americanos, preciso arriscar a leitura em breve!
    Parece algo bem inteligente e interessante!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]