resenhas

[Resenhas][slideshow]

[RESENHA] As Crônicas da Quasinoite: Nevernight, A Sombra do Corvo [Livro #1]


Olá Leitores!

Páginas: 608| Autor: Jay Kristoff | Editora: Plataforma21| Ano: 2017| Gênero: Fantasia Dark

*Livro não indicado para menores de 16 anos por conter sexo e violência.

Fiz uma releitura de Nevernight recentemente, e com essa segunda visão sobre o livro, tirei novas conclusões e pude gostar ainda mais da história, e eu não sabia que isso ainda era possível. Nevernight, para mim, é uma das melhores fantasias dark da qual já li. O livro tem muitos pontos fortes, uma maneira única de nos prender e um enredo que não tenho do que reclamar.

A personagem principal se chama Mia Corvere, uma garota de 16 anos que não possui nada da inocência que aparenta ter. Ela não é uma beleza surreal e o autor até mesmo faz troça disso em alguns momentos. Mia está em busca de uma vingança louca e que moverá céus e terra para conseguir. Em uma república governada por homens discípulos do deus Aa, considerado o "deus real", Mia presenciou a morte do pai quando criança e seu irmão e mãe foram igualmente mortos devido um suposto golpe de estado que seu pai estava querendo conduzir.

O golpe não deu certo, Darius, pai de Mia foi pego e somente a garota conseguiu fugir. A garota só conseguiu preservar sua vida graças ao novo amigo que conseguiu fazer: um gato de sombras. Com um passado desconhecido, o gato de Mia, chamado Sr Simpático não passa de um demônio que come os medos da garota e vive na sombra dela.

Mia tem um objetivo em mente, se formar na igreja da Nossa Senhora do Bendito Assassinato, antagonista de Aa, e ser uma assassina habilidosa, apta para matar os homens mais protegidos da República, responsáveis por matar sua família.

Neste primeiro livro acompanhamos Mia e seu desenvolvimento para conseguir entrar na igreja e se formar. É notável o quanto a personagem tem garra e é dona de si mesma. Mia é uma mulher forte e corre atrás de seus objetivos, seja quais são eles.  Ao longo dessa jornada, nos afeiçoamos pela assassina por notar que nela existe mais humanidade do que imaginamos a princípio. Morte a forjou e agora ela também quer forjar mais morte.


Mia é uma sombria, e por isso tem Sr Simpático grudado em sua sombra e se alimentando de seus medos. Conhecer a si mesmo e o que ser sombrio significa também faz parte da trama e ficamos igualmente curiosos para saber mais. É algo muito desconhecido e nem mesmo o gato sabe muito bem. O primeiro livro nos dá mais perguntas do que respostas, então provavelmente saberemos mais adiante.

Sr Simpático é um gato translúcido, porém não falta sarcasmo em toda observação sua. Ele é o alívio cômico para uma história tão repleta de sangue e também nos apegamos a criatura. Ver personagens tão bem desenvolvidos anima qualquer leitor para conhecer mais sobre a obra. Vemos que há muito mais sobre Mia, vingança e sobre suas raízes do que a primeira impressão sustenta, então nos resta ficar atentos para saber mais durante as páginas.

A República que conhecemos aqui, comandada por fiéis que servem ao deus da luz Aa, é também o retrato da corrupção. É simplesmente incrível como o autor recriou um universo totalmente novo e conseguiu introduzir algo tão necessário como a deturpação da fé por meio de falsos profetas. Pessoas que se escondem atrás de um deus para mascarar seus feitos e confiar de que assim está a salvo. Isso reflete perfeitamente como era algumas igrejas séculos atrás e como as vezes somos cegos por excesso de luz.

O livro também possui notas de rodapé e eu suplico que se você for ler esse livro e não gostar de ler notas de rodapé, por favor abra uma exceção e LEIA! O narrador é cômico, irônico e faz muitas observações nas notas que irão contribuir com a trama. É uma história que nos deixa totalmente empolgados para saber mais. Uma obra de arte.

ADQUIRA SEU EXEMPLAR NA AMAZON

8 comentários:

  1. Oi, Leyanne como vai? Li este livro assim que foi lançado por aqui, pois fiquei encantado com a premissa dele, além da capa é claro que é belíssima. Ao ler sua resenha pude lembrar de Mia Corvere claramente. É uma personagem enigmática não é mesmo e o Sr simpático é um personagem encantador aos meus olhos. Acredito que você vai adorar os livros restantes, pois é uma estória sensacional e os personagens deste livro são imensamente marcantes. Amei sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leyanne,
    Esse livro que vai virar série, não é?
    Nunca li uma fantasia dark, mas tenho vontade de conferir, e você só tem elogios, isso empolga!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leyannne

    Como não gosto de fantasia, dificilmente lerei o livro. Mas gostei do nome da igreja e achei esse negócio do sr. Simpático se alimentar dos medos dela bem plot de filme de terror chinês. Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ley!
    Eu adorei a Mia, confesso, apesar de não ter me envolvido muito com a leitura desse primerio livro. Em certo momento eu achei alguns eventos bem repetitivos, mesmo que tivesse ação sempre. Pra mim o livro é longo demais sem ter tanta necessidade, mas, não é ruim. E o narrador é impagavel. Me lascava de rir com ele. Pena que o final tem sido tão criticado no terceiro livro. Nem sei se lerei o resto da trilogia justamente por isso. Não sei se vale investir meu dinheiro e meu tempo :(

    Abraços
    Emerson
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Leyanne,

    Eu adoro Nevernight e preciso ler os próximos livros que saíram por aqui.
    Bateu até uma saudade da Mia e do Sr.Simpatico rs.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oii Leyanne, tudo bem?
    Vejo muitas pessoas falando bem dessa série, mas não tenho muita pretensão de ler. Até porque comecei a ler fantasias a pouco tempo então estou buscando livros mais simples do gênero para ir me familiarizando aos poucos com o mesmo.
    Beijos, adorei a resenha.
    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leyanne.
    Eu li esse livro no mês passado e amei. Mas estou enrolando para ler o segundo já que o terceiro está custando um rim hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Sempre fui atraída pela capa desse livro e a história parece não decepcionar.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir

Dicas de Fantasia

[Fantasia][stack]

Motivos para ler

[Motivos para ler][grids]

dicas para blogs literários

[Dicas para bookstagram][btop]

Lançamentos

[Lançamento][grids]